Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024 | Horário: 14:00
Compartilhe:

Vozes Conscientes: um tributo à cultura negra

CRECI promoveu debate e celebração da cultura negra

Inspirado pelo Dia da Consciência Negra, o Centro de Referência do Idoso (CRECI) promoveu um evento em celebração a data focado na população idosa. O "Vozes Conscientes", foi uma intervenção cultural que proporcionou reflexão, interação e valorização da diversidade cultural brasileira, destacando atitudes de consciência e respeito à contribuição da população negra na formação do nosso país. 

Com programação diversificada o evento foi planejado para inspirar os participantes. A festa contou com apresentações artísticas que celebraram a riqueza das tradições culturais afro-brasileiras, por meio de palestras, danças folclóricas, shows musicais, entre outras atividades. 
 
Um dos momentos impactantes do encontro foi a palestra do artista e produtor cultural P.Soulja. Ele conduziu um diálogo reflexivo, compartilhou suas experiências pessoais e discutiu a importância do reconhecimento e da valorização da consciência negra, com ênfase na relevância do tema para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 
 
Com danças folclóricas o grupo “Flor de Liz” resgatou as raízes africanas e indígenas do Brasil, encantando os presentes com a vivacidade e beleza das coreografias. A musicalidade se fez presente nas vozes dos cantores, Sizza e Giuliano Del Sole, que apresentaram canções da música popular brasileira (MPB), interpretando melodias que exaltam e refletem as histórias e lutas da população negra. 

Durante o evento, a idosa Marina Marciano, 66, enfatizou a força do povo negro, celebrada pelo encontro. "A resiliência e a atitude proativa são fundamentais em nossas vidas. Mesmo em tempos difíceis, precisamos manter a união e a força dentro de nós. Essa positividade pode impulsionar mudanças e criar um ambiente mais harmonioso." 

O encontro foi fechado com a performance artística "Até Quando", apresentada por Gustav Coubert e Mona Rikumbi, que abordou a luta contra o racismo, utilizando a arte como ferramenta de crítica social. 

A iniciativa "Vozes Conscientes" reafirmou o compromisso do CRECI com a promoção da inclusão e do respeito entre as diferentes gerações e etnias ao celebrar a riqueza cultural do Brasil, se estabelecendo como um pilar do fortalecimento da identidade cultural e social na nossa sociedade.

collections
Galeria de imagens