Autarquia Hospitalar Municipal
Perguntas Frequentes - Transparência
1- O que é a Autarquia Hospitalar Municipal (AHM)?
Autarquias são pessoas jurídicas de direito público, de natureza meramente administrativa, criadas por lei específica, para a realização de atividades, obras ou serviços descentralizados da entidade estatal que as criou. Funcionam e operam na forma estabelecida na lei instituidora e nos termos de seu regulamento. As autarquias podem desempenhar atividades educacionais, previdenciárias e quaisquer outras outorgadas pela entidade estatal-matriz, mas sem subordinação hierárquica, sujeitas apenas ao controle finalístico de sua administração e da conduta de seus dirigentes.
A Autarquia Hospitalar Municipal cuida dos Hospitais Municipais, Pronto Socorros e Pronto Atendimentos na cidade de São Paulo.
Clique aqui e saiba mais sobre a Legislação da AHM
2- Qual a missão e o objetivo da AHM?
Missão
Ser referência nas ações em gestão hospitalar com elevado padrão de qualidade, com tecnologia inovadora nas áreas de assistência, ensino e pesquisa em saúde.
Objetivos
I – Prover as necessidades das Unidades Hospitalares para as ações de promoção e assistência da atenção médico-hospitalar;
II – Estabelecer parcerias, convênios, acordos e ajustes com instituições públicas e privadas, preferencialmente aquelas sem fins lucrativos, obedecidas as normas de direito público, visando o desenvolvimento de suas atribuições ou a complementação de ações e serviços de saúde de sua competência;
III – Promover o desenvolvimento tecnológico e de atividades de ensino e pesquisa, incluindo a especialização técnica de profissionais da saúde;
IV – Supervisionar as ações e serviços de saúde definidos no Plano Municipal de Saúde e executados pelas unidades hospitalares;
V – Promover a integração entre as ações das unidades hospitalares com o serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência e sistema de regulação do município de São Paulo;
VI – Promover a integração entre as ações das unidades hospitalares e as ações da atenção básica do município de São Paulo por meio da referência e contra referência.
3- Quais são as unidades da AHM e quais especialidades elas atendem?
Para conhecer todas as unidades administradas diretamente pela AHM ou através de contrato de gestão, clique aqui.
No link também contém as informações de quais especialidades são atendidas e de como chegar na unidade.
4- Que tipo de atendimento é oferecido nas unidades de saúde da AHM?
As unidades da AHM são responsáveis por oferecer atendimento de maior complexidade.
Atendimentos de Urgência e Emergência (via Pronto-Socorro): consultas , internações , exames especializados e cirurgias.
Atendimentos com hora marcada (via encaminhamento da UBS): exames especializados, consultas, internações e cirurgias.
5- Qual o horário de atendimento das unidades?
O atendimento é realizado 24h por dia, 7 dias por semana
6- Como faço para ser atendido em um hospital?
O atendimento nos hospitais e unidades da AHM é feito através do Sistema Único de Saúde, ou seja, qualquer pessoa pode ser atendida.
Preferencialmente esteja portando um documento oficial com foto e o cartão da Saúde (cartão SUS). – Saiba mais sobre o cartão de saúde, clique aqui
7- Preciso pagar algo pelo atendimento?
Não, o atendimento é gratuito.
9- Como faço para elogiar, criticar ou sugerir algo para a AHM e suas unidades?
Para registrar sua solicitação na Ouvidoria da AHM você pode utilizar diferentes meios de contato, entre eles:
Para registrar sua solicitação na Ouvidoria da AHM você pode utilizar diferentes meios de contato, entre eles:
- Procurar diretamente o departamento de Ouvidoria na unidade - lista das ouvidorias locais clique aqui
- Deixar sua manifestação por escrito nas caixas de sugestões existentes em todas as unidades;
- Enviar um email para ahmouvidoria@prefeitura.sp.gov.br;
- Registrar as sua manifestação através do sistema OuvidorSUS – Clique aqui.
Quer saber mais sobre o trabalho da Ouvidoria e como ela funciona? Clique aqui.
10 - Como faço para ter acesso aos pedidos respondidos via Serviço de Informações ao Cidadão (SIC)?
Em iniciativa inovadora, a Controladoria Geral do Município de São Paulo disponibiliza o acesso à base de dados contendo todos os pedidos de acesso à informação e todas as respostas dadas pelos órgãos da administração pública direta e indireta do município desde a implantação do Sistema e-SIC (Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão), em agosto de 2012.
Para acessar a página que contêm todas as perguntas encaminhadas via e-SIC e todas as respostas oferecidas pelos órgãos, clique aqui.
11 - Como faço para localizar os serviços de saúde mais próximos do meu endereço?
O aplicativo Busca Saúde lista todos os equipamentos de saúde das seis regiões do município.
12 - Quais hospitais do município atendem às vítimas de violência sexual?
Os hospitais Municipais com Serviço de Atenção Integral às Vítimas de Violência Sexual e Aborto Previsto em Lei são:
REGIÃO SUL
H.M. DR. FERNANDO MAURO PIRES DA ROCHA - CAMPO LIMPO
ESTRADA DE ITAPECERICA, 1661 - CAMPO LIMPO
FONE: 3394-7504 / 7503 (SERAVIVI) 3394-7647 (Ambulatório do PROAVIVIS)
REGIÃO CENTRO-OESTE
H.M. PROF. MARIO DEGNI
Rua LUCAS DE LEYDE, 257 - RIO PEQUENO
FONE: 3394-9330
REGIÃO SUDESTE
H.M. DR. ARTHUR RIBEIRO SABOYA - JABAQUARA
AV. FRANCISCO DE PAULA QUINTANILHA RIBEIRO, 860 - JABAQUARA
FONE: 3394-8380 / 3394-8519 / 3394-8520
REGIÃO LESTE
H.M. TIDE SETUBAL
RUA Dr. José Guilherme Eiras, 123 - São Miguel
FONE: 3394-8876
REGIÃO NORTE
H.M.M. ESCOLA DR. MARIO DE MORAES ALTENFELDER SILVA
AV. DEPUTADO EMILIO CARLOS, 3.100 – V. NOVA CACHOEIRINHA
FONE: 3986-1000 / 3986-1285 (Recepção/PSO) - 3986-1151 (Serviço Social)