Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 12 de Maio de 2015 | Horário: 14:26
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Atendimento do SAMU pode salvar vidas. Faça sua parte

Para atender a uma população de mais de 11 milhões de habitantes, Serviço conta com 107 ambulâncias básicas, 15 unidades de terapia intensiva (UTI) móveis e 36 motolâncias

Na cidade de São Paulo, a Central de Regulação do SAMU-SP atende cerca de 5.000 ligações únicas diariamente

 

Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama



Você sabe quais são os serviços prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)? Tem ideia da importância do trabalho realizado pelas equipes do atendimento telefônico e da equipe que sai às ruas? Sabe o porquê é necessário responder corretamente a todas as perguntas realizadas quando você liga no 192?

Na cidade de São Paulo, a Central de Regulação do SAMU-SP atende cerca de 5.000 ligações únicas diariamente. São abertas 1.100 ocorrências por dia. Para atender a uma população de mais de 11 milhões de habitantes estão disponíveis 107 ambulâncias básicas, 15 unidades de terapia intensiva (UTI) móveis e 36 motolâncias – números preconizados pelo Ministério da Saúde.



 

Muitas pessoas costumam reclamar da série de perguntas realizadas pela equipe que está na Central 192. Elas integram os procedimentos necessários para que os enfermeiros e médicos reguladores identifiquem o problema e encaminhem a melhor solução.

Procedimentos do serviço

De acordo com o Marcelo Itiro Takano, coordenador da Coordenadoria do Sistema Municipal de Atenção às Urgências e Emergências (Comurge), o SAMU-SP realiza o atendimento de urgência e emergência (pré-hospitalar) em residências, locais de trabalho e vias públicas.

O socorro é feito depois de chamada gratuita ao número 192. “A ligação é atendida por técnicos que, por meio do uso de protocolo de qualificação e priorização, identificam a emergência. Imediatamente a ligação é transferida para a regulação médica. O médico regulador avalia qual é o melhor recurso para o paciente: orientação técnica ou envio de unidade móvel adequada para o atendimento no local”, disse o coordenador.


As informações solicitadas são importantes e necessárias para qualificar e priorizar adequadamente cada caso

 

Contribuição da população

O atendimento telefônico realizado pela regulação do SAMU-SP é qualificado e conduzido por técnicos capacitados, que utilizam o protocolo da International Academies of Emergency Dispatch’s. Esse procedimento contribui para a qualificação e priorização iniciais de cada caso.

As perguntas realizadas servem para auxiliar e identificar a localização do chamado, além da identificação do paciente e do agravo (trauma, perda de consciência, dor no peito etc.) e sua priorização.

Responder às perguntas com exatidão pode ajudar a salvar uma vida. As informações solicitadas são importantes e necessárias para qualificar e priorizar adequadamente cada caso, para encaminhamento de recurso mais adequado à necessidade de cada ocorrência. O mais importante é manter a calma. Responda com exatidão às perguntas realizadas e siga as orientações passadas pelos técnicos ou pelos médicos reguladores.
 

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