Casa Civil

Sexta-feira, 21 de Março de 2025 | Horário: 12:32
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo atinge 87% de execução do Programa de Metas 2021-2024 e registra valor recorde de investimentos

Relatório aponta o maior volume de recursos empenhados desde a criação do programa, na ordem de R$ 39,3 bilhões

A Prefeitura de São Paulo alcançou 87% de execução do Programa de Metas 2021-2024, consolidando uma marca histórica na gestão pública municipal. O relatório final, divulgado nesta quinta-feira (20), no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, aponta ainda o maior volume de recursos empenhados desde a criação do programa, na ordem de R$ 39,3 bilhões.

De acordo com o levantamento, três em cada quatro metas concluídas superaram os 100% de cumprimento. Das 86 metas previstas, 49 foram superadas e 16 atingidas integralmente, o que representa 75% de superação entre as metas concluídas.

Entre as áreas que mais avançaram estão Infraestrutura, Segurança Educação e Saúde.

Na Educação, o Programa São Paulo Integral teve a meta de 35% de ampliação superada, com aumento de 140% no número de estudantes atendidos, passando de 28,5 mil, em 2020, para 68,2 mil, em 2024. Nas creches, a fila zerada foi mantida durante toda a gestão.

Na Infraestrutura, a cidade recebeu o maior programa de recapeamento da história e executou 241 obras de drenagem, superando a meta de 230.

Na área da Segurança Urbana, todas as metas foram cumpridas. O efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi duplicado em 2024, com mais de dois mil agentes. O programa Smart Sampa - maior iniciativa de monitoramento por câmeras inteligentes da América Latina - superou a meta inicial de 20 mil equipamentos instalados. A previsão, nos próximos 4 anos, é dobrar esse número para 40 mil câmeras.

Outro ponto positivo na área de segurança foi a ampliação da capacidade de monitoramento para mulheres vítimas de violência, que foi ampliada em quase três vezes.

Na Saúde, a Prefeitura entregou 90 novos equipamentos públicos, mais do que o dobro da meta de 40, e realizou mais de 1,4 milhão de atendimentos nas novas unidades. As consultas com especialistas aumentaram 74%, passando de 2,7 milhões para 4,7 milhões.

Outra conquista histórica foi a informatização de 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com prontuário eletrônico. Mais de 350 unidades foram reformadas ou reequipadas, representando 118% da meta.

De olho nas metas

A gestão segue com foco em concluir as metas restantes, como a inauguração do primeiro Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Casa de Cultura Cidade Ademar, quatro estúdios criativos da Juventude (Rede Daora) e a implantação do BRT Aricanduva e Radial Leste.

Outras ações além do Plano de Metas: Durante o período, foram concluídas mais de 8 mil obras em todas as regiões da cidade, muitas delas em áreas com alta vulnerabilidade social. Programas como Domingão Tarifa Zero, Mãe Paulistana Creche, Rede Cozinha Escola e Vilas Reencontros também foram implementados e terão continuidade.

O novo Programa de Metas 2025-2028 será apresentado para consulta pública a partir de 31 de março, conforme determina a Lei Orgânica do Município, com calendário de audiências participativas integradas ao Plano Plurianual 2026-2029 e ao Orçamento Cidadão.

Acesse aqui o Relatório Final do Programa de Metas 2021-2024.

collections
Galeria de imagens