Subprefeitura Casa Verde

Ações e Programas

"Esta seção traz informações sobre os instrumentos de planejamento e acompanhamento da execuçãodas políticas públicas
A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término.
 
O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e para o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.
O Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.
 
A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.
 
Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o 19 estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.
 
A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
 
O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano. Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.
 
Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.
 
 
Orçamento 2024 (atualizado  em 07/11/2024
 
Orçado Atualizado Empenhado  Liquidado 
R$ R$ R$ R$
33.386.567,00 70.098.244,43 61.552.067,28 39.150.753,85
 
 
Orçamento 2023  
 
Orçado Atualizado  Empenhado Liquidado
R$ R$ R$ R$
 37.339.636,00 60.629.021,57  44.501.135,63  6.330.262,36
 
 
 

Orçamdento 2022  

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ R$ R$ R$
49.559.237,00   64.141.211,38   44.612.885,43

  41.726711,24 

 

Orçamento 2021**

 

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado 
R$ R$ R$ R$
   24.975.323,00    30.121.805,78    25.846.469,09

   

20.484.403,84
 

 

Orçamento 2020*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado 
R$ R$ R$ R$

     29.287.214,00

   33.802.348,99    28.916.494,52    21.550536,22

 

Orçamento 2019*

 

Orçado Atualizado  Empenhado Liquidado
R$ R$ R$ R$

     26.971.074,00

     25.693.942,69      24.146.191,43   19.359.134,27
 

 

Orçamento 2018*

Orçado Atualizado Empenhado  Liquidado
R$ R$ R$ R$
   28.177.896,00      23.171.177,16      15.453.639,91      13.086.179,05


* Informação atualizada ao final de cada ano.

 

Passagens e Diárias 

Para pesquisar as informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, acesse a página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.

As informações são disponibilizadas de forma individualizada, de acordo com as seguintes legislações: Decreto Municipal n° 53.179/2012 (tabela de diárias para viagens internacionais); Portaria Secretaria da Fazenda nº 77/19 (dispõe sobre procedimentos para realização de despesas pelo adiantamento); Portaria Secretaria da Fazenda nº 74/19 (tabela de diárias para viagens nacionais), além do Manual do Regime de Adiantamento, elaborado pela Secretaria Municipal da Fazenda. 

 

Programa de Metas
O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas através da página Programa de Metas 2021- 2024

“Não consta nenhuma meta vinculada a Subprefeitura Casa Verde/Limão/ Cachoeirinha no referido Plano de Metas [2021-2024].”

 

 

 

O Programa de Integridade e Boas Práticas consistente no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando a melhoria da gestão de recursos, a transparência, a lisura e a eficiência. Conforme o Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP) estruturados nos seguintes eixos fundamentais:

I - Comprometimento e apoio da alta administração;

II - Existência de unidade responsável no(a) órgão/entidade;

III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;

IV - Monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade. Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cgmpibp@prefeitura.sp.gov.br

Plano de integridade e Boas Práticas da Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha/Limão  02/2023 

 

 Plano de Ação da Agenda 2030 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Para consultar mais detalhes sobre o Plano de Ação da Agenda 2030 e entender como ele é implementado na cidade, acesse o documento Plano de Ação da Agenda 2030.  

 

       

 

Projeto Diálogo Aberto promovido pela Coordenadoria de Governo Aberto, em parceria com a Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha/Limão


O Diálogo Aberto é um projeto anual que tem como objetivo principal prestar contas para a população sobre diferentes ações que foram realizadas na região ao longo do período proposto. A prestação de contas acontece através da preparação e disponibilização de relatórios anuais. Acesse 

2023/2024 - RELATÓRIO DE AÇÕES E OBRAS   (PDF) 

2022 - RELATÓRIO DE AÇÕES E OBRAS  2022 (PDF)                                           

2021 - RELATÓRIO DE AÇÕES E OBRAS  2021  (Formato PDF) 

2020 RELATÓRIO DE AÇÕES E OBRAS - 1º SEMESTRE/2020 (Formato em PDF)

          RELATÓRIO DE AÇÕES E OBRAS - 2º SEMESTRE/2020 (Formato Word)