Subprefeitura Casa Verde

Ata da reunião do Conselho Participativo

Reunião realizada em 21/09/2021

 

Reunião do Conselho Participativo

CASA VERDE/LIMÃO

21/09/2021

1.     PAUTA

PONTOS VICIADOS DE LIXO E ENTULHO E MANUTENÇÃO DAS PRAÇAS E DISCUSSÃO COM SUBPREFEITO SOBRE PROBLEMAS DA REGIÃO

 

 

2.     PRESENÇAS E FALTAS

Convidado

Subprefeito

Presentes

Moreirão

Douglas N. Puodzius

Faltas Justificadas

Dra. Simone  - Problema técnico

 

3.     PERIODO

INICIO: 19:00hs FINAL: 21:40Hs

 

4.     LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA REUNIÃO ANTERIOR

 

Coordenador – Moreirão: Explicou que devido a problemas técnicos, o vídeo da reunião anterior não foi disponibilizado impossibilitando a confecção a Ata. Portanto, a leitura e aprovação da mesma seria realizada na próxima reunião, caso as medidas em curso sanassem os problemas técnicos ou permitissem acessar o video de alguma outra maneira.

 

5.     INFORMES

Sr. Moreirão: Explanou sobre as discussões que estão em curso no Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) abordando o Plano Diretor. Destacou que o órgão não está completo e por isso a sociedade civil está sendo prejudicada por estar sub-representada e, em decorrência disso, sem qualquer chance de vitoria nas votações frente ao governo, que tem maior número de representantes.

 

6.     PONTOS VICIADOS DE LIXO E ENTULHO E MANUTENÇÃO DAS PRAÇAS

Sr. Moreirão: Propõe que a Subprefeitura faça um levantamento dos Pontos viciados e tome providencias para resolver o problema. Coloca o Conselho a disposição para colaborar na solução, registrando que a colocação de minijardins nesses locais tem sido um método usado com sucesso. No caso das praças, lembrou que há poucas praças na região, mas necessitam de manutenção.

Sra. Cristina - Representante da MAJA - Associação Moradores do Jardim Antártica: Solicitou a manutenção dos equipamentos de ATIs (Aparelho de Terceira Idade) nas praças de sua área de atuação, que tem a maioria quebrado ou com problemas para utilização.

 

7.     PARTICIPAÇÃO DO SUBPREFEITO SR. GUARACY

Sr. Guaracy - Subprefeito: Respondendo a primeira rodada de colocações e questionamentos da população e dos conselheiros, registrou que a Subprefeitura da Casa Verde tem o menor orçamento entre todas as 32 Subprefeituras do município e que vive a dificuldade da falta de recursos para atender todas as necessidades da região como gostaria. Informou que esta sem contrato de serralheira, mas que recentemente conseguiu recursos e logo restabelecera a condição de a subprefeitura operar com serralheira permitindo fazer a manutenção dos ATIs até o final do ano. Do mesmo modo, até o final do ano será dobrada as equipes de poda (de duas para quatro) permitindo melhorar a manutenção das praças também nesse aspecto. Ele destacou que o aumento de recursos também possibilitou o início de reformas em praças e espaços públicos (até o final do ano pretende reformas quinze praças).  Também disse que está construindo drenos, conhecidos como jardinas de chuva, em locais de constantes alagamentos, notadamente na entrada do bairro, diminuindo os transtornos causados pelas chuvas na região. Combinou que aceita sugestões dos conselheiros e população de praças para reforma e lugares de enchentes para construção dos drenos, assim como de pontos viciados, explicando que nesse último caso o contrato estabelece pagamento por quantidade de lixo coletada sendo, portanto, de total interesse da empresa coletora conhecer esses locais. Informou que esta na iminência de assinar o contrato para limpeza de rios e córregos e dará prioridade para a região da Cachoeirinha e áreas de alagamentos

Douglas Puodzius – Conselheiro:  Reivindicou a limpeza de córrego na Rua Domingos Sapienza, Trav. da rua Índio Peri no Jd. Peri, quando foi informado que pela Sra. Cristina que a Secretaria de Habitação, através do Renova São Paulo, tem programação para atuar nessa área sendo possível a subprefeitura alinhar essa questão junto a secretaria.

Sra. Cristina - Representante da MAJA: Cobrou providencias sobre reinvindicação para colocação de buster na região Jd. Peri/Antartica

Sr. Vlademir – Subprefeitura Casa Verde: informou que esse processo atualmente se encontra em CGPatri e nas tratativas com o órgão entraram em contato com a Sabesp para visita técnica e que o processo caminha favoravelmente para a conclusão da obra. Informou que após o término dessa empreitada também será concluso o processo de regularização do local.

Sr. João – Munícipe: Mostrou preocupação com relação aos trabalhos públicos desenvolvidos de modo geral e no combate a enchentes em particular, basicamente no que se refere ao tempo para realização, a durabilidade e a permanência da intervenção. Citou exemplos de problemas que levaram muito tempo para serem resolvidos e outros que pareciam resolvidos, mas voltaram a ocorrer. Sugeriu que se faça o controle e que se estude exemplos de cases, até a nível internacional, para melhorar o nível das intervenções realizadas pela subprefeitura. Solicitou contato para poder discutir mais profundamente a questão dos jardins de chuva. Moreirão se colocou a disposição para fazer a discussão e encaminhar ao subprefeito.

Hidelbrando – Municipe: Sugeriu utilizar a policia ambiental para fiscalizar os pontos viciados. Chamou a atenção para ciclovia da Av. Inajar de Souza que esta incompleta. Citou diversos trabalhos que estão parados na região e inclusive a paralisação da vacinação de cachorros.

 

Sr. Guaracy - Subprefeito: Disse que, infelizmente, por parte da fiscalização da Subprefeitura ou da Polícia ambiental, o problema para autuar com maior efetividade, é a dificuldade do flagrante quando alguém joga lixo nos pontos viciados. Informou que começara trabalhos de manutenção e reformulação de espaços na Av. Inajar de Souza e inclusive irá refazer os Gaviões quebrados que se encontram em pontos de descarte. Confessou não ter informações suficientes sobre a ciclovia, mas que há planos em siurb para intervir na área em favor da circulação de pedestres. Colocou-se a disposição para sugestão de outros locais para intervenção.

 

Sr. Guaracy - Subprefeito: Explicou os problemas que houve na execução da obra do escadão da Rua Gervásio e informou que se comprometeu com o Ver. Toninho Vespoli em reformá-lo em breve, porque somente há pouco tempo terminou o processo de averiguação do contrato para saber se o trabalho deveria ser refeito pela empresa. Sugeriu que seria interessante alguma associação adotar o escadão para evitar depredações.

 

A partir de 01:47hs até 02:03hs problemas com áudio do vídeo Parte I, notadamente na fala do Sr. Rogério.

 

Sra. Graziela – Munícipe: Agradece pela recolha de entulho no Boi Malhado e solicita serviço de desratização na comunidade, pois há uma infestação de ratos e baratas. Lembrou que a área é propicia para a existência de escorpiões e há acumuladores que facilitam o aparecimento de pragas. Moreirão se colocou a disposição para discutir o problema mais detalhadamente.

 

Sr. Vlademir – Subprefeitura Casa Verde: Informou que terá reunião dia 28/10 com Sra. Silvia, assistente do Sr. Dario, para discutir a questão de ratos em duas localidades e incluirá o problema do Boi Malhado nessa lista. Solicitou dados dos acumuladores, pois participa de comissão voltada para tratar desse fim.

 

Sr. Cristian – Municipe: Questionou sobre os contratos de varrição para Vila Dionisio e Bela Vista, pois não tem verificado o trabalho nessas areas.

 

Sr. Guaracy - Subprefeito: Lembrou que é a Amlurb que cuida do contrato de varrição e que o trabalho é fiscalizado pela subprefeitura que não detectou o problema. Solicitou que o municipe informe sobre o local onde ocorre o problema para cobrar a secretaria. Comprometeu-se em colaborar para que o munícipe tenha acesso ao cronograma de varrição e ficou aberto para receber a reclamação e cobrar a amlurb.

Sra. Cristina - Representante da MAJA: Solicitou informações sobre a construção de muro de arrimo da Rua Francisco Machado.

Sr. Guaracy - Subprefeito: Informou que irão executar, mas há problemas de recursos que atrasam a programação, pois, priorizam os locais mais problemáticos que tem emergência e que ainda não há previsão para o muro da rua Francisco Machado, que é uma urgência.

 

Sra. Adriana Torres – Municipe: Parabenizou pelos trabalhos de circulação de pedestres que estão sendo realizados na Av. Inajar de Souza e registrou que a obra do escadão no Peri Alto foi muito mal feita e espera que seja refeita. Agradeceu pela atenção que a administração está dando para o caso.

 

Dona Nena – Munícipe: Falou sobre o escadão e que muitos na região da comunidade do Bispo usam para ir a escola Macalão.

 

A partir de 00:21:07hs até 00:24:09hs problemas com áudio do vídeo Parte II, notadamente na fala do Sr. Rogério.

 

Sr. Guaracy - Subprefeito: Informou que tem dificuldades para recolher os carros abandonados na região, pois, o local para guardá-los esta superlotado e que ele solicitou que seja realizado um leilão para desafogar o deposito e vai tentar a possibilidade de outro lugar para guarda dos carros enquanto não é feito o leilão. Desse modo, ele espera voltar a recolher os automóveis abandonados em breve. Apontou que também há o problema da segurança e que esta contratando mais uma equipe para a guardar os carros.

 

Douglas Puodzius – Conselheiro:  Lembrou que a guarda municipal foi criada exatamente para fazer esse tipo de serviço, de segurança do património publico, mas o desvio de suas funções para atividades de polícia foi feito exatamente para terceirar serviços de segurança na prefeitura.

 

Sr. Moreirão – Coordenador: Falou sobre escadão na Rua Gervársio em frente a viela cinco que teoricamente foi feito numa área privada ou não, mas alguém construiu um predinho ali e o Sr. Vlademir – Subprefeitura Casa Verde prometeu ver o caso juntamente com Moreirão.

 

Sr. Vlademir – Subprefeitura Casa Verde: Informou sobre a existência de Hospital veterinário na região e ficou de passar na próxima reunião o cronograma de vacinação de animais.

 

Sr. Guaracy - Subprefeito: Fez considerações finais reforçando os pontos da reunião e se colocando a disposição da comunidade para receber as demandas.

 

 Sr. Moreirão – Coordenador: Finalizou a reunião agradecendo a participação de todos