Secretaria Especial de Comunicação
Coopermiti opera gestão pioneira de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos
Conveniada com a Prefeitura de São Paulo desde 2009, a Coopermiti é responsável pelos resíduos em toda a grande São Paulo, mas também recebe lixo de todo o território brasileiro, efetivando assim, a triagem dos componentes recicláveis, além de destinar corretamente as partes não recicláveis.
Reciclando aproximadamente 700kg de resíduos diários, a cooperativa se configura como uma central de triagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), popularmente conhecidos como lixo eletrônico. Aparelhos de TV, rádios, peças de computador, monitores, computadores, aparelhos telefônicos e equipamentos eletroeletrônicos diversos fazem parte dos materiais que a cooperativa coleta.
Esta parceria é considerada pioneira. Não existiam no Brasil cooperativas com parceria junto ao poder público para a gestão de lixo eletrônico (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos).
A mão de obra que operacionaliza as atividades é composta por equipe técnica-profissional qualificada, o que possibilita o cumprimento das normas legais como a NBR ISO 9001 e NBR ISO 14001. Tais exigências são uma garantia de que o trabalho será realizado de maneira correta e alcançará o objetivo a que se destina.
Alex Luiz Pereira, diretor da Coopermiti, lembra que o trabalho da cooperativa diminui a extração de recursos naturais do meio ambiente. “Ao reciclar o lixo eletrônico aumentamos o ciclo de vida dos recursos já extraídos da natureza, evitando novas extrações e dando destino a resíduos que iriam contaminar o solo ou as águas."
Todo o material recebido é encaminhado para avaliação, seguido de encaminhamento para reciclagem ou reutilização dos itens, o que possibilita a geração de renda aos profissionais envolvidos na atividade. Atualmente, cerca de 15 empresas fazem parte das conveniadas para adquirir os materiais reciclados pela Coopermiti.
Outro ponto de destaque da cooperativa, é o forte trabalho social e cultural que ela realiza na sociedade ao seu entorno. Um desses pilares é um museu feito totalmente com obras de arte recicladas. Seu foco é na preservação, sensibilização e divulgação da história da tecnologia, dos valores sociais e culturais do desenvolvimento humano.
A iniciativa do museu é importante, pois mostra para a população a importância da reciclagem de materiais eletroeletrônicas, de forma fácil de se entender e divertida. Além disso, a cooperativa também possui uma Oficina de Arte, em que as obras são compostas por resíduos eletroeletrônicos.