Secretaria Municipal de Cultura

Teatro Décio de Almeida Prado







Natural de São Paulo, Décio de Almeida Prado foi crítico de teatro, ensaísta e professor. Em 1938, graduou-se em filosofia e ciências sociais na Universidade de São Paulo – USP e, em 1941, completou o curso de direito pela mesma universidade. Em 1976, assume a direção do TUSP – Teatro da USP, que ganha uma casa de espetáculos: o Auditório da Biblioteca Anne Frank (atual Teatro Décio de Almeida Prado), à Rua Cojuba,45, no Bairro do Itaim Bibi, cedido à USP pelo prazo de vinte anos, de 1976 a 1996.

Mas em 1990, o TUSP fica subordinado à Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e é transferido para outro local. O último trabalho de Décio de Almeida Prado como diretor de teatro foi para o espetáculo “O Baile dos Ladrões”, de Jean Anouilh, primeira peça apresentada no Teatro Brasileiro de Comédia, em 1948. No entanto, no ano 2000, morre vítima de um infarto.

Em 21 de agosto de 2008, o Teatro Décio de Almeida Prado é inaugurado, recebendo o instrumentista Yamandu Costa. O espaço havia passado por uma longa reforma que incluiu adequações do sistema elétrico, infra-estrutura para a cenotecnia e reforma da cabine de comando e de controle. Posteriormente, o Teatro passa por outra reforma, contando inclusive com ar condicionado, e é reinaugurado em 22 de julho de 2011, abrindo a programação com a cantora Graziela Medori, e desde então, conta com uma programação rica e diversificada.


Consulte a Programação