Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Última semana do Abril pra Dança traz ballet sobre Elis Regina e um dia inteiro com atrações de Hip-Hop

São Paulo, 22 de abril de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza a última semana de programações do Abril pra Dança, que vai desta terça (22) até a próxima (29), com muito ballet e apresentações de Hip-Hop e breaking dance em praças, teatros e centros culturais. As atrações são gratuitas.
O ballet toma os espaços culturais com dois espetáculos incríveis: “Sonhos Vividos”, no Centro Cultural Olido, da Ballet Stagium, que conta sobre a história de Elis Regina, misturando elementos do ballet e da dança contemporânea; e "“@TEMPORAIS”, no Teatro Paulo Eiró, da Cisne Negro Cia de Dança, uma apresentação que combina três obras de ballet tradicional.
De Hip-Hop, o destaque é com o coletivo São Bento Força Break, que traz, durante um dia inteiro, artistas como Street Warriors e Backspin Crew e convidados para a festa. O intuito do evento é juntar as cinco regiões de São Paulo no Largo São Bento, trazendo a cultura da dança urbana com DJs, shows e apresentações de dança, além de uma roda de conversa sobre a linguagem.
O Centro Cultural São Paulo além de continuar exibindo filmes da mostra especial “Dança é Pop!”, o equipamento cultural realiza apresentações com DJs,workshops e apresentações de diferentes tipos de dança, como o Tango e o Ballet.
A agenda completa do Abril pra Dança já está em nosso site. Acompanhe pelas redes sociais. Programação sujeita à alteração.
Lembrando: Vem aí Virada Cultural 2025. A maior virada cultural da história!
Serviço:
Abril pra Dança 2025
Dias 2 a 29 de abril
Ingressos gratuitos
Programação completa clicando aqui.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Atração: Mostra A Dança em Pop
Quando: 15 a 24 de abril com horários múltiplos
Sala/Espaço: Sala Circuito Spcine – Lima Barreto
Ingresso: Grátis - retirada de ingressos 1h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: Livre
Sinopse: A dança sempre teve um papel fundamental no cinema desde sua origem. Quando os primeiros filmes surgiram, era comum apresentações diversas como as vistas em circo ou algum espetáculo com palco. Ao longo da história, com a evolução da linguagem cinematográfica, as coreografias começaram a integrar as narrativas, que ficavam mais elaboradas e culminaram no boom dos musicais das décadas de 40 e 50. Grandes artistas se consagraram como pilares do Cinema (exemplos esses são Fred Astaire e Gene Kelly) e continuam a inspirar números musicais e coreográficos contemporâneos. Além destes filmes, onde a coreografia é o centro da narrativa, esta mostra destaca também filmes a qual a dança toma um outro papel de destaque. A mostra “A Dança é Pop!” convida o público do CCSP a relembrar filmes memoráveis que trouxeram a dança a um outro patamar cinematográfico
Verifique a programação completa no site
Atração: Tango na Adoniran
Quando: 23 de abril, das 12h às 13h30
30 de abril, das 12h às 13h30
Sala/Espaço: Sala Adoniran Barbosa
Ingresso: Grátis - com inscrição semanal via formulário*
*O preenchimento do formulário é indispensável para o acesso à programação. A entrada é permitida até 20 minutos após o início da atividade. Limite de 50 pessoas.
Classificação: 16+
Sinopse: Em 2009, o Tango foi elevado à categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e vem sendo praticado por jovens, adultos e idosos ao redor do mundo. A partir desse contexto, o Centro Cultural São Paulo apresenta a primeira edição do Workshop Tango na Adoniran, com Valéria Rodrigues
Atração: Longevidança, com Luma Preto
Quando: 24 de abril, das 10h30 às 12h30
Sala/Espaço: Sala de Ensaios 1
Ingresso: Grátis - com inscrição semanal via formulário*
*O preenchimento do formulário é indispensável para o acesso à programação. A entrada é permitida até 20 minutos após o início da atividade. Limite de 30 pessoas
Classificação: 60+
Sinopse: Pensando para o público 60+, o ciclo de intervenções artísticas “Longevidança” traz aulas de ballet clássico para idosos, com o objetivo de promover a conscientização sobre a sua importância e os benefícios da prática de dança na maturidade, como a qualidade de vida e o bem-estar.
Atração: CORPO-VERSO: coreografias das palavras
Quando: 24 de abril, das 19h às 21h
Sala/Espaço: Sala de Ensaio 2
Ingresso: Grátis - retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 16+
Sinopse: Com Laura Félix. O ciclo de oficinas “CORPO-VERSO: coreografias das palavras” propõe uma imersão em métodos criativos cênicos com ênfase na corporalidade através do ato de escrever. As dinâmicas durante os encontros apresentam possibilidades de corporificar palavras e de escriturar gestos, criando um diálogo entre texto escrito e texto falado a partir de coreografias de movimento. Essa oficina pretende propiciar criações de dinâmicas coletivas e individuais que intercambiam movimento e palavra para dar vazão a uma criação híbrida de palavra e movimento, e, que nelas as pessoas participantes possam encontrar alimento para sistematizar suas próprias dinâmicas criativas e ter mais entendimento sobre elas.
Atração: DJ Lys Ventura
Quando: 24 de abril às 18h
Sala/Espaço: Jardim Suspenso (Lado Vergueiro)
Ingresso: Grátis - retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: Livre
Sinopse: A Dj e pesquisadora musical Lys Ventura, apresenta o set "Versões Especiais", onde oferece ao público um repertório que passeia pelo universo do Hip Hop e da música brasileira, com versões curiosas e divertidas que nasceram a partir de grandes clássicos.
Atração: Ritmos em Transfiguração: O Cinema de Maya Deren
Quando: 25, 26 e 27 de abril com horários múltiplos
Sala/Espaço: Sala Circuito Spcine – Lima Barreto
Ingresso: Grátis - retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: Livre
Sinopse: Maya Deren (1917-1961) é considerada uma pioneira no campo do cinema experimental. Para a cineasta, nascida na Ucrânia e radicada nos EUA, um filme nunca é terminado, apenas abandonado. Ela é conhecida por sua militância e por pensar estratégias de produção e difusão no caso de obras que se colocam à margem da indústria. Seus filmes materializam um forte interesse pelas expressões corporais a partir da dança, mas também dos rituais místicos e religiosos – o que acaba por estabelecer ainda um diálogo entre sua arte e o campo da antropologia. No dia 25/04 a mostra é inaugurada com uma palestra realizada pela pesquisadora, curadora e produtora cultural Liciane Mamede. A palestra vai explorar a visão pioneira de Deren, unindo dança, movimento e cinema. Com a proposta de desvendar como sua arte transcende limites, criando uma nova linguagem visual que continua a inspirar gerações. Uma imersão única no universo de uma das maiores visionárias do cinema.
Verifique mais informações no site.
Atração: A Olho Nu
Quando: 26 de abril, às 20h; e 27 de abril, às 19h
Sala/Espaço: Sala Jardel Filho
Ingresso: Grátis - retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: A Sopro Cia. de Dança, companhia paulistana com mais de 20 anos de intensa produção artística, apresenta “A Olho Nu”, uma jornada coreográfica que mergulha nas profundezas da era digital, explorando os impactos multifacetados da internet na sociedade pós-contemporânea. Coreografado na metodologia Joram, criada pelo diretor e coreógrafo Roberto Amorim, o espetáculo utiliza a linguagem da dança e do teatro para retratar as nuances dessa evolução tecnológica que transformou a vida dos seres humanos.
Participantes: Bruno Chaves Lima; Carolina Allegrini; Isabela Rabadan; José Amorim; Lívia Ribeiro; Micaela Obelar Lopez; Stella Fachetti; Tatiana Portella; e Vitor Marvulle
Atração: Som do movimento
Quando: 26 de abril, às 19h; e 27 de abril, às 20h
Sala/Espaço: Espaço Cênico Ademar Guerra
Ingresso: Grátis - retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: Esse é o primeiro espetáculo solo produzido pelo dançarino e coreógrafo Frank Ejara depois de inúmeros trabalhos com sua Cia Discipulos do Ritmo num histórico de mais de 30 anos dentro da cultura hip hop. Contudo, é chegada a hora de atuar sob nova perspectiva. O espetáculo “Som do movimento” tem a intenção de levar o público a um universo imaginário, onde som e movimento se misturam e já não se sabe mais se o movimento cria o som ou se o som cria o movimento.
Atração: LUFUKY
Quando: 26 de abril, às 19h; e 27 de abril, às 18h
Sala/Espaço: Espaço Cênico Ademar Guerra
Ingresso: Grátis - retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: “LUFUKY” é um projeto solo inédito proposto pelo artista e educador Thiago Arruda como sua quinta criação autoral para o palco. Instigado pela origem desta terminologia (Lufuky) e da possibilidade de alargamento conceitual e poético a partir dessa definição, Negraxa propõe um espetáculo que investiga, elabora e cria conexões entre o ancestral e o contemporâneo, a partir de estéticas dançantes negras e fugindo de uma narrativa que apenas apresente as técnicas e códigos deste repertório. A obra Lufuky busca desenvolver relações corporais inscritas no corpo do artista, trazendo uma poética autoral dançada e falada.
PRAÇA DAS ARTES
Atração: BCSP – Visita guiada: uma experiência imersiva
29/4 (ter), das 9h às 11h
Onde: Av. São João, 281 – Centro, São Paulo/SP, 01035-970 ou R. Conselheiro Crispiniano, 378 – República, 01037-000 ou R. Formosa, 467 – Anhangabaú, 01049-000
Ingresso: Grátis. Cada dia receberá até 30 participantes, conforme ordem de inscrição.
Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnw-PXXapHV4tGLyLEk4qUridMnSuU9v5PZKezrFsc03-MLQ/viewform?usp=sharing
Sinopse: O Balé da Cidade de São Paulo convida o público para uma experiência que oferece um mergulho no cotidiano da companhia e em seu espaço de criação. Os/as visitantes poderão conhecer a história do edifício que abriga a Praça das Artes e conhecer os ambientes de trabalho e criação da companhia. A visita se estende com a oportunidade de assistir a um ensaio e participar de uma conversa com o elenco. A proposta é abrir o espaço a diferentes públicos, ampliando o diálogo sobre danças, histórias e os modos de criação que atravessam o trabalho da companhia.
TEATRO PAULO EIRÓ
Atração: @TEMPORAIS, Cisne Negro Cia de Dança (neoclássico e contemporâneo, dança adulto)
Quando:
25/4 (sex), 21h
26/4 (sáb), 21h
27/4 (dom), 19h
Onde: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo/SP, 04733-100
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: “@TEMPORAIS” é um programa composto por duas obras: “Instar” (2023), uma criação do renomado coreógrafo israelense Elie Lazer, e “Revoada” (2007), do aclamado coreógrafo romeno Gigi Caciuleanu. Ambas as obras prometem encantar o público com suas propostas inovadoras e impactantes. “Instar” desafia as convenções do ballet tradicional ao introduzir movimentos mais flexionados e expressivos, refletindo sobre as ansiedades e os medos do primeiro encontro. Por sua vez, “Revoada” celebra a transformação, simbolizando a transição da imobilidade à vitalidade através da fusão de peças musicais de Stravinsky, com o Cisne de Fogo como protagonista. Ambas as obras prometem cativar o público com suas abordagens contemporâneas e profundas, reafirmando o compromisso da Cisne Negro Cia. de Dança em elevar a arte da dança no Brasil.
PÁTIO SÃO BENTO
Atração: Coletivo – São Bento Força Break – Street Warriors e Backspin Crew e convidados
Onde: Pátio São Bento - Largo São Bento, 109 – Centro Histórico de São Paulo
Quando: 26 de abril, a partir das 13h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O Hip Hop está em festa! E para celebrar o Dia internacional da Dança, o Largo São Bento – que é um espaço tradicional, considerado e sacramentado como berço da Cultura Hip Hop, que fortaleceu os laços históricos e ainda oportuniza o público mais jovem a experienciar o FunkSoul, Breaking, Popping, Locking, entre outras vertentes do Breaking Dance, mudando o cotidiano de muitos jovens dos anos 1980, seguindo até os tempos atuais – convida para a programação que une as cinco regiões da cidade de São Paulo.
Programação:
13h – Bate-papo
História do Hip Hop e a conexão Metrô São Bento em São Paulo
Palestrantes: Rooneyoyo, Guilherme Botelho, Alam Beat, B. Girl Cris, Minu, Jeff Sua Atitude e Marcelinho Back Spin
Mediação: Rose MC e Drica Back Spin
14h30 – Abertura: João Break - Cypher DJ
14h45 – Cypher DJ com Casper Back Spin / DJ Douglas
15h30 – Backspin Crew – Dança
16h00 – Street Warrior’s Crew – Dança
16h30 – Cypher DJ – DJ Dri / DJ Zulu / Jeff DJ
18h00 – Magnum C4 / PMC / Estilo Selvagem / Vítima Fatal / Fantastic Force
18h30 – MC Jack
18h45 – Soul Sisters
19h00 – Soul Brothers
Exposição: Dyboy Back Spin e Minu Fantastic Force
CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA
Atração: Dalí, Daqui ou de Lá, Cia Druw (dança contemporânea infantil)
Quando:
26/4 (sáb), 15h
27/4 (dom), 15h
Onde: Av. Renata, 163 – Vila Formosa, São Paulo/SP, 03377-000
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Daqui vem o olho, dali vem a imagem, de lá vem o sonho com uma mensagem. Daqui, dali, de cá, de lá. Ou seria o contrário dentro do mundo imaginário? Da onde vem o sonho e a imaginação? É um mundo de dentro, um mundo fora. Para mergulhar profundamente no mundo da imaginação é preciso adormecer, sonhar, como se nunca houvesse o acordar. O tempo e o espaço não existem na imaginação. Você pode imaginar o que quiser, onde quiser e como quiser. A imaginação é uma mágica. “Dalí, Daqui ou de Lá?” é um espetáculo infanto-juvenil da Cia Druw de Dança Contemporânea que busca inspiração nos procedimentos do movimento surrealista como sobreposição de objetos desconexos, imagens poéticas, o humor, o sonho e a imaginação para criação de uma composição lúdica e imaginativa, viajando por elementos das obras de pintores como Magritte, Salvador Dalí e Frida Kahlo.
CENTRO CULTURAL OLIDO
Atração: Sonhos vividos, Ballet Stagium (dança contemporânea adulto)
Quando:
26/4 (sáb), 17h
27/4 (dom), 17h
Onde: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo/SP, 01035-000
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O espetáculo traça um percurso poético que reflete as relações da história recente do país. Criado por Décio Otero e com direção teatral de Marika Gidali, a montagem do espetáculo percorreu um longo caminho até se materializar em uma linguagem coreográfica única. A obra é fortemente inspirada pela trajetória de Elis Regina, cuja voz e presença marcaram uma época e se tornaram símbolos de resistência, autenticidade e expressão no cenário musical brasileiro. A força de sua voz e a intensidade de suas interpretações serviram de norte para a montagem coreográfica deste espetáculo, que busca refletir, por meio da dança, a complexidade da sociedade brasileira.
TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
Atração: Gran Circo Andaluz, Casa Aura Flamenca (flamenco e circo)
Quando:
26/4 (sáb), às 20h
27/4 (dom), às 18h
Onde: R. Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo/SP, 03721-010
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: "Gran Circo AndaLUZ" apresenta toda a magia dos circos de antigamente por meio da beleza e potência da arte flamenca. Desde a chegada da trupe itinerante, os ensaios, o dia a dia até a grande estreia, o espetáculo traz os bastidores da arte circense que vai sendo contada por meio do cante, da guitarra, da percussão e do baile flamenco. Entre equilibrista, mágico e bailarina, o público é transportado para uma viagem de nostalgia e muita emoção, onde a força do flamenco com a tradição do circo se unem, levando para o palco/tablado o maior espetáculo da Terra!
THEATRO MUNICIPAL
Atração: Mané boneco, Zumb.boys (dança urbana/infantil)
Quando: 29/4 (qua), 12h
Onde: Escadarias do Theatro Municipal de São Paulo: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo/SP, 01037-010
Sinopse: Inspirado no boneco brasileiro “Mané Gostoso”, feito de madeira, com pernas e braços facilmente articulados, através de cordões, “Mané Boneco” é uma intervenção de dança que dialoga com a beleza e a simplicidade do brincar. É uma obra infantil virtuosa que passeia sobre a memória afetiva, construindo espaços de aproximação valorizando o instante vivido, estabelecendo pistas de fácil reconhecimento para que o público aos poucos se sinta confortável em fazer parte do jogo compartilhando momentos, brincadeiras e histórias partilhadas por meio do movimento.
Escrito por Camila Quaresma | Revisado por: Enzo Sapio e Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk