Secretaria Municipal de Cultura
“Azul” e “Dinossauros do Brasil” trazem tramas infanto-juvenis de graça na Mostra 2024 em Cena
São Paulo, 13 de dezembro de 2024 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, leva mais espetáculos teatrais com temáticas voltadas a crianças e adolescentes, pertencentes à quinta edição da Mostra 2024 em Cena, ao decorrer desta semana. Em especial, as peças “Azul” e “Dinossauros do Brasil” compõem o catálogo e chegam nos dias 14 e 15 de dezembro, ambos às 16h nos dois dias - o primeiro estreia no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana, enquanto a última peça ocorre no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro.
Vencedora do 18º Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro) na categoria ‘Melhor Peça’ na categoria Infantil e tendo rodado em temporada no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, “Azul” é uma produção teatral da Cia Artesanal, companhia especializada em produção teatral infanto-juvenil há quase três décadas, com suas produções mesclando diversas sub-linguagens do teatro, como o teatro de bonecos, teatro de máscaras e sombras. Na história, acompanhamos a vida de uma menina de quatro anos, chamada Violeta, que lida com seus diferentes - e novos - sentimentos após saber que terá um irmão. Oscilando entre ciúme e aceitação, a garotinha vai ter que entender a mudança que a chegada de um novo membro à família causa na estrutura familiar e compreender esse universo, buscando maneiras de interagir com o irmão.
Além da riqueza que norteia esse debate sobre o papel da família como principal formador socioeducativo e emocional e a complexidade, muitas vezes inevitável, de entendermos as origens e o processamento dos nossos sentimentos, a peça “Azul” traz à tona a inclusão autista, trazendo o irmão de Violeta como uma pessoa dentro do espectro. Para os produtores, o uso de bonecos, máscaras, trilha sonora e outros recursos mais chamativos e lúdicos proporciona uma leveza e uma maneira positiva de abordar o assunto, respeitando igualmente a diversidade e a humanização das diferenças, sem romantização.
“A peça é como um abraço. Num ritmo próprio, nos embala em sonhos, nos acalma, nos afasta do caos cotidiano para mostrar a importância que o tempo vivido com qualidade é essencial para nossas existências. E mesmo lidando, ainda que de forma indireta, com o autismo, “Azul” nos mostra que é possível; basta percebermos que assim é a vida: repleta de momentos difíceis, mas também de momentos mágicos, que valem cada segundo”, disse o produtor da Cia Artesanal, Henrique Gonçalves.
Vale destacar que a Cia teve uma Consultoria para Acessibilidade e Inclusão com a própria atriz Cris Muñoz, também autista e com doutorado e formação acadêmica em arte e inclusão. Os atores têm experiência com aulas para crianças do espectro autista trouxe momentos de conversas e troca de experiências
“‘Azul’” é, antes de mais nada, uma história sobre o tempo e não sobre o autismo. Mas um tempo amigo, que nos ensina, que nos cura e que nos embala”, finaliza Henrique.
Foto oficial da peça “Azul”, da Cia Artesanal. (Foto: Divulgação)
Já “Dinossauros do Brasil”, da Cia Pia Fraus, companhia de teatro que já rodou 25 países e completa 40 anos de existência, conta sobre os dinossauros que antes desbravaram a região que formaria o nosso país. Baseado no livro “Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil”, lançado em 2022 pela Edusp (Editora da USP) como estudo feito pelo professor do Instituto de Geociências da USP Luiz Eduardo Anelli. O espetáculo também teve consultoria especial de Eduardo, também misturando o teatro de bonecos, máscaras, danças, circo e artes plásticas com a narrativa.
Em 13 cenas independentes, “Dinossauros do Brasil” não somente aborda os extintos dinossauros cujos fósseis foram encontrados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, mas também pelas transformações geológicas e mudanças que o Planeta Terra passou até a formação definitiva do território brasileiro. Isso é tratado através da contação de histórias e por meio de uma trilha sonora detalhada pensada por Ricardo Prado, trazendo ao debate a história do Brasil e da Cultura Popular, seja pelo Forró, pelo Chorinho ou Xaxado.
Para Vanessa Silva, produtora da Cia Pia Fraus, a peça possui um tema muito rico, que vai de encontro com os interesses de crianças e adultos, despertando curiosidade e interesse e agregando valor pela história do país e do mundo: “o espetáculo ‘Dinossauros do Brasil’ tem grande importância atualmente, porque vem com a missão de popularizar um pouco desta pré-história, só que no Brasil; afinal, existiam muitas espécies em nosso país, mas essa é uma informação ainda muito pouco difundida. Se o público busca um espetáculo, leve, divertido, educativo e com muita brasilidade, certamente não deve perder as apresentações”, explica Vanessa.
Foto oficial da peça “Dinossauros do Brasil”, da Cia Artesanal. (Foto: Divulgação)
“Azul” e “Dinossauros do Brasil” são espetáculos gratuitos, com os ingressos disponibilizados somente na bilheteria física dos seus respectivos teatros, com 1 hora de antecedência antes da exibição da peça. Os ingressos são por ordem de chegada, sujeito a lotação.
Ficha Técnica das peças
Azul
Dias 14 e 15 de dezembro - 16h00
Teatro infanto-juvenil
Artesanal Cia. de Teatro
70 min
Livre
Teatro Alfredo Mesquita
Sinopse: Violeta, de 4 anos, está ansiosa com a chegada de seu irmãozinho Azul.
No início ela fica frustrada com o fato dele ser ainda um bebê, que exige a atenção constante dos pais. O tempo passa e ele demonstra ser diferente das outras crianças, com um comportamento mais introvertido, dificuldade em desenvolver a fala e hiperfoco em alguns objetos. Violeta encontra na música suas respostas.
Direção: Carlos Henrique Goncalves Pinto | Texto e dramaturgia: Andrea Batitucci e Gustavo Bicalho | Elenco: Alexandre Scaldini, Brenda Villatoro, Bruno de Oliveira, Carol Gomes, Marise Nogueira e Tatá Oliveira
Dinossauros do Brasil
Dias 14 e 15 de dezembro - 16h00
Teatro infanto-juvenil
Cia Pia Fraus
60 min
Livre
Teatro Paulo Eiró
SInopse: O novo espetáculo da Pia Fraus comemora 40 anos de sua própria história. Em 13 cenas independentes, “o surgimento de nossos dinossauros até os dias atuais”! Amazonsaurus, Irritaitor Challengi, Ubirajara Jubatus, Ibirania Parva, Megaraptora, Staurikossaurus, Saturnalia Tupiniquim e Sacissauro são alguns dos Dinossauros encontrados no Brasil que são abordados durante o espetáculo.
Direção: Beto Andreetta | Dramaturgia: Beto Andreetta | Elenco: Vanessa Silva, David Caldas, Diogo de Carvalho, Mariana Neves e Bruna Alves
Mais sobre o Mostra 2024 em Cena
A Mostra 2024 em Cena tem o objetivo de mostrar peças de teatro que representam o cenário teatral paulistano de 2024. Entre os selecionados, estão peças diversas entre temas sociais pertinentes e contemporâneos sempre em debates, bem como suas categorias - entre adulto, infantil e infanto-juvenil; musicais, comédias e dramas; e sua diversidade estética. As peças gratuitas em exibição foram agraciadas ou indicadas em grandes prêmios do ramo, como o Prêmio APTR, Prêmio Bibi Ferreira e o Prêmio Shell.
“Assistir uma média de mais de 200 espetáculos ao ano é um esforço hercúleo, pois não envolve só o prazer da fruição, mas este desgaste gerado que, por outro lado, possibilita o encontro de uma diversidade inquestionável”, explica o curador da mostra, Júlio César Dória, que cita a palavra “desafio” como denominação que se relaciona com a Mostra 2024 em Cena. De acordo com ele, os artistas são a base dessa mostra, enfrentando obstáculos diários para criarem e desenvolverem seus trabalhos.
Por: Enzo Sapio
Serviço
Mostra 2024 em Cena
08/12 a 15/12
Teatro Alfredo Mesquita - Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana - CEP 02012-010
Teatro Arthur Azevedo - Avenida Paes de Barros, 955 - Mooca - CEP 03115-020
Teatro Cacilda Becker - Rua Tito, 295 - Lapa - CEP: 05051-000
Teatro Paulo Eiró - Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Alto da Boa Vista, Santo Amaro - CEP: 04733-000
Valor: Gratuito - retirada com 1h de antecedência nas bilheterias dos teatros.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
MOSTRA 2024 EM CENA
13/12
Teatro Alfredo Mesquita
Donatello
21h00
Teatro Adulto
Direção Victoria Ariante
90 min
Livre
Sinopse: Neste espetáculo com músicas originais de Elton Towersey, Amendoim não é o nome do protagonista e narrador da história, mas foi assim que seu avô passou a chamá-lo depois de ter a sua primeira crise de Alzheimer. Tomar sorvete com o avô sempre foi a atividade preferida de Amendoim desde que se conhece por gente, mas o que fazer agora que a vida parece ter ganhado um outro sabor? É então que ele observa: o avô se esqueceu do seu nome, mas não do seu sabor de sorvete preferido, e a partir disso decide começar a transformar todas as memórias da vida em sabores de sorvete.
Direção: Victoria Ariante | Texto: Vitor Rocha | Música: Felipe Sushi | Elenco: Vitor Rocha
Teatro Paulo Eiró
O Vazio na Mala
21h00
Teatro Adulto
Direção Kiko Marques
90 min
14+
Sinopse: Baseado em fatos reais, mergulha nas profundas marcas deixadas pelo Holocausto e suas repercussões nas gerações subsequentes. A trama explora o impacto do silêncio e dos traumas nas relações familiares, revelando como o passado molda o presente e como o afeto pode ser uma poderosa ferramenta de cura. "O Vazio na Mala" é uma jornada emocional que explora a força da memória, do tempo e da resiliência humana.
Direção: Kiko Marques | Texto: Nanna de Castro | Elenco: Dinah Feldman, Noemi Marinho, Fábio Herford e Marcelo Várzea
14/12
Teatro Alfredo Mesquita
Azul
16h00
Teatro infanto-juvenil
Artesanal Cia. de Teatro
70 min
Livre
Sinopse: Violeta, de 4 anos, está ansiosa com a chegada de seu irmãozinho Azul.
No início ela fica frustrada com o fato dele ser ainda um bebê, que exige a atenção constante dos pais. O tempo passa e ele demonstra ser diferente das outras crianças, com um comportamento mais introvertido, dificuldade em desenvolver a fala e hiperfoco em alguns objetos. Violeta encontra na música suas respostas.
Direção: Carlos Henrique Goncalves Pinto | Texto e dramaturgia: Andrea Batitucci e Gustavo Bicalho | Elenco: Alexandre Scaldini, Brenda Villatoro, Bruno de Oliveira, Carol Gomes, Marise Nogueira e Tatá Oliveira
Donatello
21h00
Teatro Adulto
Direção Victoria Ariante
90 min
Livre
Sinopse: Neste espetáculo com músicas originais de Elton Towersey, Amendoim não é o nome do protagonista e narrador da história, mas foi assim que seu avô passou a chamá-lo depois de ter a sua primeira crise de Alzheimer. Tomar sorvete com o avô sempre foi a atividade preferida de Amendoim desde que se conhece por gente, mas o que fazer agora que a vida parece ter ganhado um outro sabor? É então que ele observa: o avô se esqueceu do seu nome, mas não do seu sabor de sorvete preferido, e a partir disso decide começar a transformar todas as memórias da vida em sabores de sorvete.
Direção: Victoria Ariante | Texto: Vitor Rocha | Música: Felipe Sushi | Elenco: Vitor Rocha
Teatro Paulo Eiró
Dinossauros do Brasil
16h00
Teatro infanto-juvenil
Cia Pia Fraus
60 min
Livre
Sinopse: O novo espetáculo da Pia Fraus comemora 40 anos de sua própria história. Em 13 cenas independentes, “o surgimento de nossos dinossauros até os dias atuais”! Amazonsaurus, Irritaitor Challengi, Ubirajara Jubatus, Ibirania Parva, Megaraptora, Staurikossaurus, Saturnalia Tupiniquim e Sacissauro são alguns dos Dinossauros encontrados no Brasil que são abordados durante o espetáculo.
Direção: Beto Andreetta | Dramaturgia: Beto Andreetta | Elenco: Vanessa Silva, David Caldas, Diogo de Carvalho, Mariana Neves e Bruna Alves
O Vazio na Mala
21h00
Teatro Adulto
Direção Kiko Marques
90 min
14+
Sinopse: Baseado em fatos reais, mergulha nas profundas marcas deixadas pelo Holocausto e suas repercussões nas gerações subsequentes. A trama explora o impacto do silêncio e dos traumas nas relações familiares, revelando como o passado molda o presente e como o afeto pode ser uma poderosa ferramenta de cura. "O Vazio na Mala" é uma jornada emocional que explora a força da memória, do tempo e da resiliência humana.
Direção: Kiko Marques | Texto: Nanna de Castro | Elenco: Dinah Feldman, Noemi Marinho, Fábio Herford e Marcelo Várzea
Teatro Cacilda Becker
Para Mariela
Grupo Sobrevento
18h00
Teatro Adulto
60 min
Livre
Sinopse: O espetáculo comemora os 38 anos do Grupo Sobrevento com uma reflexão sobre os sonhos de uma vida simples e a complexidade da imigração. Baseada em histórias de crianças imigrantes bolivianas da comunidade local, a peça utiliza linguagem simples e objetos cotidianos para criar uma narrativa poética e envolvente.
Direção: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas | Dramaturgia: Sandra Vargas | Elenco: Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Maurício Santana, Agnaldo Souza, Liana Yuri e Daniel Viana.
Para Mariela
Grupo Sobrevento
21h00
Teatro Adulto
60 min
Livre
Sinopse: O espetáculo comemora os 38 anos do Grupo Sobrevento com uma reflexão sobre os sonhos de uma vida simples e a complexidade da imigração. Baseada em histórias de crianças imigrantes bolivianas da comunidade local, a peça utiliza linguagem simples e objetos cotidianos para criar uma narrativa poética e envolvente.
Direção: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas | Dramaturgia: Sandra Vargas | Elenco: Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Maurício Santana, Agnaldo Souza, Liana Yuri e Daniel Viana.
Teatro Arthur Azevedo
Joana e o Príncipe Silencioso
16h00
Teatro infanto-juvenil
Grupo As Meninas do Conto
60 min
Livre
Sinopse: O Espetáculo é um jogo de histórias dentro de histórias. Duas Andarilhas conta a aventura de Joana, uma jovem de um reino distante que aceita o grande desafio de tirar o Príncipe de seu profundo silêncio, algo que nenhuma pessoa daquele lugar conseguiu. Para ajudar, recebe de sua avó saberes em forma de histórias. Então, enche sua mala com lembranças, contos e fantasias e parte decidida a fazer o Príncipe falar, e libertar o reino daquela profunda tristeza.
Direção: Eric Nowinski | Texto: Simone Grande e Paulo Rogério Lopes | Elenco: Simone Grande e Helena Castro
Para Meu Amigo Branco
18h00
Teatro Adulto
Direção Rodrigo França
90 min
14+
Sinopse: Um caso de racismo na escola. Pais e professores discutem o absurdo vivido pela menina Zuri, de 8 anos, chamada de “negra fedorenta” por um colega branco da escola. “Se uma sociedade é racista, suas instituições também são. E a escola é um espaço onde as máscaras não se sustentam por muito tempo. Assim, não foi difícil pensar nessa história. O livro do Manoel Soares é um manual antirracista, e eu, que sou professor há mais de 20 anos, já ouvi muitos absurdos de educadores e dos responsáveis pelos alunos nas reuniões”, explica o diretor Rodrigo França.
Direção: Rodrigo França | Texto: Rodrigo França e Mery Delmond | Elenco: Marcelo Dias, Reinaldo Jr, Alex Nader, Stella Maria Rodrigues e Mery Delmond
Para Meu Amigo Branco
21h00
Teatro Adulto
Direção Rodrigo França
90 min
14+
Sinopse: Um caso de racismo na escola. Pais e professores discutem o absurdo vivido pela menina Zuri, de 8 anos, chamada de “negra fedorenta” por um colega branco da escola. “Se uma sociedade é racista, suas instituições também são. E a escola é um espaço onde as máscaras não se sustentam por muito tempo. Assim, não foi difícil pensar nessa história. O livro do Manoel Soares é um manual antirracista, e eu, que sou professor há mais de 20 anos, já ouvi muitos absurdos de educadores e dos responsáveis pelos alunos nas reuniões”, explica o diretor Rodrigo França.
Direção: Rodrigo França | Texto: Rodrigo França e Mery Delmond | Elenco: Marcelo Dias, Reinaldo Jr, Alex Nader, Stella Maria Rodrigues e Mery Delmond
15/12
Teatro Alfredo Mesquita
Azul
16h00
Teatro infanto-juvenil
Artesanal Cia. de Teatro
70 min
Livre
Sinopse: Violeta, de 4 anos, está ansiosa com a chegada de seu irmãozinho Azul.
No início ela fica frustrada com o fato dele ser ainda um bebê, que exige a atenção constante dos pais. O tempo passa e ele demonstra ser diferente das outras crianças, com um comportamento mais introvertido, dificuldade em desenvolver a fala e hiperfoco em alguns objetos. Violeta encontra na música suas respostas.
Direção: Carlos Henrique Goncalves Pinto | Texto e dramaturgia: Andrea Batitucci e Gustavo Bicalho | Elenco: Alexandre Scaldini, Brenda Villatoro, Bruno de Oliveira, Carol Gomes, Marise Nogueira e Tatá Oliveira
Donatello
19h00
Teatro Adulto
Direção Victoria Ariante
90 min
Livre
Sinopse: Neste espetáculo com músicas originais de Elton Towersey, Amendoim não é o nome do protagonista e narrador da história, mas foi assim que seu avô passou a chamá-lo depois de ter a sua primeira crise de Alzheimer. Tomar sorvete com o avô sempre foi a atividade preferida de Amendoim desde que se conhece por gente, mas o que fazer agora que a vida parece ter ganhado um outro sabor? É então que ele observa: o avô se esqueceu do seu nome, mas não do seu sabor de sorvete preferido, e a partir disso decide começar a transformar todas as memórias da vida em sabores de sorvete.
Direção: Victoria Ariante | Texto: Vitor Rocha | Música: Felipe Sushi | Elenco: Vitor Rocha
Teatro Paulo Eiró
Dinossauros do Brasil
16h00
Teatro infanto-juvenil
Cia Pia Fraus
60 min
Livre
SInopse: O novo espetáculo da Pia Fraus comemora 40 anos de sua própria história. Em 13 cenas independentes, “o surgimento de nossos dinossauros até os dias atuais”! Amazonsaurus, Irritaitor Challengi, Ubirajara Jubatus, Ibirania Parva, Megaraptora, Staurikossaurus, Saturnalia Tupiniquim e Sacissauro são alguns dos Dinossauros encontrados no Brasil que são abordados durante o espetáculo.
Direção: Beto Andreetta | Dramaturgia: Beto Andreetta | Elenco: Vanessa Silva, David Caldas, Diogo de Carvalho, Mariana Neves e Bruna Alves
O Vazio na Mala
19h00
Teatro Adulto
Direção Kiko Marques
90 min
14+
Sinopse: Baseado em fatos reais, mergulha nas profundas marcas deixadas pelo Holocausto e suas repercussões nas gerações subsequentes. A trama explora o impacto do silêncio e dos traumas nas relações familiares, revelando como o passado molda o presente e como o afeto pode ser uma poderosa ferramenta de cura. "O Vazio na Mala" é uma jornada emocional que explora a força da memória, do tempo e da resiliência humana.
Direção: Kiko Marques | Texto: Nanna de Castro | Elenco: Dinah Feldman, Noemi Marinho, Fábio Herford e Marcelo Várzea
Teatro Arthur Azevedo
Joana e o Príncipe Silencioso
11h00
Teatro infanto-juvenil
Grupo As Meninas do Conto
60 min
Livre
Sinopse: O Espetáculo é um jogo de histórias dentro de histórias. Duas Andarilhas conta a aventura de Joana, uma jovem de um reino distante que aceita o grande desafio de tirar o Príncipe de seu profundo silêncio, algo que nenhuma pessoa daquele lugar conseguiu. Para ajudar, recebe de sua avó saberes em forma de histórias. Então, enche sua mala com lembranças, contos e fantasias e parte decidida a fazer o Príncipe falar, e libertar o reino daquela profunda tristeza.
Direção: Eric Nowinski | Texto: Simone Grande e Paulo Rogério Lopes | Elenco: Simone Grande e Helena Castro
Joana e o Príncipe Silencioso
16h00
Teatro infanto-juvenil
Grupo As Meninas do Conto
60 min
Livre
Sinopse: O Espetáculo é um jogo de histórias dentro de histórias. Duas Andarilhas conta a aventura de Joana, uma jovem de um reino distante que aceita o grande desafio de tirar o Príncipe de seu profundo silêncio, algo que nenhuma pessoa daquele lugar conseguiu. Para ajudar, recebe de sua avó saberes em forma de histórias. Então, enche sua mala com lembranças, contos e fantasias e parte decidida a fazer o Príncipe falar, e libertar o reino daquela profunda tristeza.
Direção: Eric Nowinski | Texto: Simone Grande e Paulo Rogério Lopes | Elenco: Simone Grande e Helena Castro
Para Meu Amigo Branco
19h00
Teatro Adulto
Direção Rodrigo França
90 min
14+
Sinopse: Um caso de racismo na escola. Pais e professores discutem o absurdo vivido pela menina Zuri, de 8 anos, chamada de “negra fedorenta” por um colega branco da escola. “Se uma sociedade é racista, suas instituições também são. E a escola é um espaço onde as máscaras não se sustentam por muito tempo. Assim, não foi difícil pensar nessa história. O livro do Manoel Soares é um manual antirracista, e eu, que sou professor há mais de 20 anos, já ouvi muitos absurdos de educadores e dos responsáveis pelos alunos nas reuniões”, explica o diretor Rodrigo França.
Direção: Rodrigo França | Texto: Rodrigo França e Mery Delmond | Elenco: Marcelo Dias, Reinaldo Jr, Alex Nader, Stella Maria Rodrigues e Mery Delmond
Teatro Cacilda Becker
Para Mariela
Grupo Sobrevento
19h00
Teatro Adulto
60 min
Livre
Sinopse: O espetáculo comemora os 38 anos do Grupo Sobrevento com uma reflexão sobre os sonhos de uma vida simples e a complexidade da imigração. Baseada em histórias de crianças imigrantes bolivianas da comunidade local, a peça utiliza linguagem simples e objetos cotidianos para criar uma narrativa poética e envolvente.
Direção: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas | Dramaturgia: Sandra Vargas | Elenco: Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Maurício Santana, Agnaldo Souza, Liana Yuri e Daniel Viana.