Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 13 de Março de 2025 | Horário: 18:55
Compartilhe:

“CENTRÔ!” leva música, circo, dança e literatura ao Largo do Café durante todo o mês de março

Centro Histórico de SP vira palco a céu aberto com programação cultural gratuita

São Paulo, 13 de março de 2025 -  A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, leva 10 programações culturais gratuitas nas ruas do Largo do Café, no Centro Histórico de São Paulo, a partir desta sexta (14) e sábado (15) ao longo de todo mês de março, com apresentações de música e intervenção artística relacionada à literatura/poesia, circo e dança. As atividades culturais fazem parte da iniciativa “CENTRÔ!”, projeto que visa levar semanalmente mais democratização e acesso à cultura à população, tornando praças, varandas e calçadas em palcos de descobertas artísticas e manifestações de arte, ao mesmo tempo em que estimula os artistas locais e toda a economia criativa da cidade.

São sete apresentações de música e três intervenções artísticas que vão acontecer no Largo do Café, com o selo do projeto “CENTRÔ!”. As performances musicais incluem os gêneros do forró e do chorinho, blues, hip-hop, samba, moda caipira, música instrumental e festas comandadas por DJs. As intervenções artísticas envolvem a união de literatura, poesia, roda de dança e números circenses; e música instrumental com interação do público.

Para esta sexta-feira (14), as apresentações “Sanfonada” e “Fizz Jazz” estão programadas para às 12h e às 13, respectivamente. “Sanfonada” leva a cultura nordestina para o logradouro com muita vibração do forró, xaxado e da música pé de serra; enquanto “Fizz Jazz” pretende transportar o público para o século XX, tocando singles e músicas clássicas deste período, desde os blues às origens do Rock’n Roll.

O primeiro sábado do “CENTRÔ!” no Largo do Café vem em peso, com quatro opções de atividades culturais que vão ocupar as ruas, antes cercada por barões de café e comerciantes, por arte e entretenimento durante todo o período da tarde - das 12h às 17h. Iniciando os trabalhos, às 12h, o “Poesia nas Alturas” homenageia e eleva a cultura popular brasileira por meio de recital de versos e melodias e números de pernaltas percorrendo o espaço. Às 13h, Robson Capela canta sambas conhecidos da música e suas composições autorais; seguindo posteriormente para “As Mina Risca” às 15h e “Discopédia” às 17h, ambas com apresentações de DJ que enfatizam os vinis e os discos, com repertórios musicais puxados para o soul, funk, rap, jazz, disco e soul.

Outras quatro apresentações estão programadas para os dias 21 e 28 de março, pelo início da tarde, cujas sinopses e mais informações já podem ser checadas abaixo.

A programação está sujeita a alterações. Confira a agenda completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa nas redes sociais e no site.

 

Sobre o CENTRÔ!

Inaugurando nesta sexta-feira (14) e sábado (15), o “CENTRÔ!” já tem programação confirmada até o dia 5 de abril. Largo do Café, Av. Vieira de Carvalho (altura do nº31), a Praça do Patriarca e a Praça Antonio Prado são logradouros públicos que recebem as primeiras atividades culturais do novo projeto.

O projeto, que levará programação cultural gratuita semanalmente às ruas e praças do Centro de São Paulo, vai ocorrer regularmente e visa celebrar a arte de rua, impulsionando o desenvolvimento técnico e profissional de artistas locais e levando mais democratização do acesso à cultura por meio de intervenções itinerantes em pontos icônicos do centro histórico, nas varandas e calçadas. Assim, tais lugares ganham um novo significado, transformando-os em palcos públicos.

Com foco nos artistas de rua, as ações levarão teatro, circo, música e diversas linguagens para a dinâmica das ruas, oferecendo novas experiências aos munícipes. As intervenções acontecem às sextas e sábados, em diferentes horários, transformando o centro histórico em um circuito de descobertas artísticas.

 

Serviço:
CENTRÔ!
Intervenção Artística

Dias 14 e 15 de março
Horários: 12h, 13h, 15h e 17h
Local:
Largo do Café -  Centro Histórico de São Paulo (CEP: 01010-001)


DIA 14/03

Sinopses:

Sanfonada 
Música, Livre

O cortejo Sanfonada, realizado pela Cia Chegança, celebra a força e a tradição da música nordestina, trazendo para as ruas e palcos a energia vibrante do forró, do xaxado e da música pé de serra. Com uma formação composta por quatro sanfoneiros, o grupo une a cadência da zabumba, a sonoridade marcante do triângulo e a melodia envolvente das rabecas, proporcionando ao público uma experiência única de imersão na cultura popular nordestina.
14/03, 12h - Largo do Café

Fizz Jazz
Música, Livre

A Fizz Jazz é uma swing band ao estilo de New Orleans do início do século XX. Os shows da Fizz Jazz passam por toda a primeira metade do Século XX através de temas clássicos, dos blues às origens do Rock’n Roll, em que a banda conta histórias e curiosidades de maneira descontraída.
14/03, 13h - Largo da Café, Centro


DIA 15/03

Sinopses:

Poesia nas Alturas
Intervenção, Livre

“Poesia nas Alturas” é uma intervenção artística que une música, poesia e a grandiosidade dos pernaltas em um espetáculo inspirado na cultura popular brasileira. Os artistas, elevados pelo encanto dos saltos, percorrem espaços urbanos e festivais levando versos e melodias que celebram o imaginário popular, os cantos de raiz e a oralidade como patrimônio imaterial.
15/3, 12h - Largo do Café, Centro

Robson Capela
Música, Livre

Robson Capela apresenta sambas autorais, compostos em sua trajetória sambística, onde permite um passeio as origens, parcerias, passagens e temas cotidianos no formato de samba tradicional com obras gravadas por grandes personalidades e bandas: Leci Brandão, Demônios da Garoa, Clube do Balanço , Banda Sandália de Prata , Deolindo, Carlão Maneiro, entre outros... 
15/3, 13h - Largo do Café, Centro

As Mina Risca
Música, Livre

Atuando desde 2020, o coletivo é composto por DJs experientes e renomadas da cena Hip Hop, com apresentações que enfatizam os Toca Discos como principal instrumento musical. Nos bailes, elas se revezam nos toca-discos, apresentando repertórios musicais variados e relevantes com técnica e feeling afiados, costurando diversas vertentes da música negra como rap, r&b, soul, funk, disco, afrobeat, disco, house e por aí vai.
15/3, 15h - Largo do Café, Centro

Discopédia
Música, 12 anos

A Discopédia é uma festa que busca contar histórias através do vinil e apresentar ao público sonoridades do mundo. É uma mistura de rap, soul, funk 70, jazz e muitos outros grooves! Tudo foi pensado pelos DJs Dandan e Marco, que tocam com Criolo, e também por DJ Nyack, integrante da banda do Emicida.
15/3, 17h - Largo do Café, Centro
 

Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues

collections
Galeria de imagens