Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 16 de Abril de 2025 | Horário: 13:11
Compartilhe:

Abril Literário: programação especial dedicada à literatura roda 21 equipamentos culturais

Contações de história, feira literária, saraus, encontro com escritores e mais atividades fazem parte da programação especial, que começa nesta semana
Foto da Biblioteca Mário de Andrade. (Foto: Divulgação/Gustavo Gonçalves)

São Paulo, 16 de abril de 2025 –  A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em virtude do Dia Mundial do Livro e do Direito ao Autor - comemorado no dia 24 de abril - e do Dia Nacional do Livro Infantil - celebrado no dia 18 - traz aos munícipes uma programação especial dedicada à literatura em 21 equipamentos culturais ao longo do mês. Além das bibliotecas de bairro do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB), a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA), o Teatro Flávio Império, o Centro Cultural São Paulo e as Casas de Cultura Campo Limpo e Manoel Mendonça também se juntam nas comemorações. Todas as programações são gratuitas.

A BMA recebe cinco atrações: um encontro com escritores, em parceria com a Universidade do Livro/UNESP, no dia 22 de abril, das 19h às 20h30; o tradicional Clube de Leitura Tereza de Benguela, que acontece regularmente na Seção Circulante, dedicado a obra de Conceição Evaristo, nos dias 23 e 24 de abril; os lançamentos dos livros “Tessituras e Estratégias: Memórias Negras Organizadas”, de Maitê Freitas, também no dia 24 de abril, e “Psicanálise e Literatura: Surrealismos”, revista baseada nas discussões do projeto intitulado “Literatura e Psicanálise”, realizado em agosto do ano passado, que será lançado no dia 25 abril; e, por fim, uma feira literária de troca de livros, que vai voltar a acontecer mensalmente na Biblioteca Mário de Andrade aos últimos sábados do mês - na ação qualquer pessoa pode trocar um livro por outro, de qualquer gênero, exceto livros didáticos e técnicos.

Encontros com escritores também vão percorrer dez bibliotecas municipais do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB). Giba Pedroza, escritor e contador de história, comanda o papo com a vencedora do Prêmio Jabuti de ‘Ilustração’ e ‘Livro Juvenil’ Lúcia Hiratsuka, entre os dias 3 e 11 de abril, em quatro bibliotecas, e também convida a escritora, poeta e narradora de histórias Penélope Martins para uma conversa sobre sua infância e relação com os livros. O projeto, chamado de “A Biblioteca da minha infância”, roda as bibliotecas Hans Christian Andersen, José Mauro Vasconcelos e Álvares de Azevedo nos dias 16, 17 e 30 de abril, respectivamente, estreando com a Penélope na última terça-feira (15) na Thales Castanho de Andrade.

 

Festa Literária na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Foto da sala voltada à primeira infância da Biblioteca Monteiro Lobato. (Foto: Divulgação)
 

Para fechar os destaques das bibliotecas no Abril Literário, comemorando o Dia Nacional dos Livros Infantis - data comemorativa celebrada em razão ao aniversário do escritor Monteiro Lobato, patrono do equipamento - e o aniversário de inauguração da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, uma Festa Literária com 15 atrações espera todos os públicos com muita mediação de conversas, saraus e contações de histórias nos dias 24 a 26 de abril, em múltiplos horários.

A Biblioteca da minha infância” volta com Giba Pedrozo como mediador, convidando o escritor Pedro Bandeira, o especialista em literatura infantil Llan Brenman e a ilustradora e escritora Eva Furnari a um papo especial às 10h30, nos dias 24, 25 e 26 de abril, respectivamente.

Também nos três dias de evento, com horários fixos às 12h40, a festa conta com um Cortejo de Cultura Popular do Cordel Cantante; logo em seguida, às 14h30, o sarau literário “SarauZim”, da Casa Poética, propõe uma intervenção com brincadeiras de poemas, músicas, cantigas e apresentações, buscando valorizar o improviso, a interação, a troca artística e afetiva dos participantes. Enquanto às 16h, a intervenção musical “Pé de Brasil”, da Trupe Trupé, oferece arte “com inteligência e respeito à infância”, como coletivo tem orgulho de afirmar, com um espetáculo cheio de música, mas também de dança, bonecos e brincadeiras, ao som de ritmos como Frevo, Forró, Maracatu e Marchinha.

Finalizando a programação especial da Festa Literária na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, constam ainda as programações “Brincar, Cantar e Contar”, atividade cultural de contação de história idealizada pela palestrante mestra em Educação e formada em Psicologia e Pedagogia, Ivani Magalhães, no dia 24 de abril às 13h30; e a contação “A Hora do Canto e do Conto” nos dias 25 e 26 de abril às 13h30, com Gislaini Caitano, membro fundadora da Cia Cantos e Contos Contadora de histórias. Professora de musicalização para bebês e infantil

 

Programações nos Centros Culturais

O Teatro Flávio Império e o Centro Cultural São Paulo entram nas comemorações do Abril Literário, com saraus e contações de histórias para o público. No primeiro, a atração “Geleia do Improviso”, que mistura dança e sarau assim como outras atividades multilinguagens, chega no dia 19 de abril, às 10h, na Oca - Parque Daniel Mendes, comandada por Natalie Yukie.

Já no CCSP, a contação de história “Era uma Vez… com Quem Escreveu!” traz os próprios escritores de livros infantis a lerem suas histórias para crianças na Sala de Leitura Infantil do centro cultural. No dia 19 e 20 de abril, às 15h, Luciano Pontes protagoniza a atração especial pensada para o Dia Nacional do Livro Infantil. O “Sarau no Kintal” sai da Brasilândia e ocupa o espaço do Centro Cultural no dia 23 de abril às 20h, na Praça das Bibliotecas. O tradicional sarau que já acontece na periferia da zona norte da cidade há mais de uma década e meia tem como objetivo formar público leitor e cultural das pessoas na periferia, ao mesmo tempo que valoriza o trabalho desempenhado por poetas, músicos e artistas periféricos.

Iniciando no dia 23 de abril e com sessões previstas até dezembro, o “Transarau Convida” convida todos os adultos, na Praça das Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo, a debaterem como de que forma a memória pode ser um instrumento de transformação social e como a educação popular pode servir como ferramenta de emancipação política. Wend Oianiyi e Fernandes Rocha dos Santos mediam a atividade, programada para todas as penúltimas quartas do mês, às 19h

 

Casas de Cultura

Para a próxima semana, no dia 22 e 26 de abril, a Casa de Cultura Campo Limpo, com sua atração “Patricia Ashanti - Tecendo Histórias de Canto e Encanto”, e a Casa de Cultura Manoel Mendonça - Santo Amaro, por meio de sua atividade “Slam Pretagonista”, finalizam as comemorações especiais de atividades literárias para aproveitar gratuitamente o Abril Literário.

No Campo Limpo, Patricia Ashanti narra, canta e encena as histórias de Severa Rosa no dia 22 de abril, às 14h, inspirado no livro de Rai Soares “A mulher que pariu um peixe e outros contos fantásticos de Severa Rosa”. Já em “Slam Protagonistas”, em Santo Amaro, poetas e poetisas participarão de competições de Slam, cujo objetivo é contar suas histórias e experiências em forma de poesia falada, mostrando os talentos de cada um e incentivando esse tipo de manifestação artística. A atividade chega na Casa de Cultura Manoel Mendonça no dia 26 de abril, às 19h.

 

A agenda dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.

Lembrando: Vem aí Virada Cultural 2025. A maior virada cultural da história!

 

Serviço:
Abril Literário

Dias 17 a 30 de abril
Veja a programação completa abaixo

 

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Atração: Encontro com os escritores “Uma história da velhice no Brasil”, com Mary Del Priore e mediação de Manuel da Costa Pinto [Parceria com UNESP]
Datas e horários: 22 de abril (terça-feira), das 19h às 20h30
Espaços: Auditório Rubens Borba de Moraes
Sinopse: A Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da Unesp, retomou o programa. Encontro com os escritores em 2024, após interrupção causada pela pandemia de covid-19. Nessa nova fase, juntam-se a ela na organização a Assessoria de Imprensa da Unesp e a Biblioteca Mário de Andrade, local que passa a sediar os eventos. Desde a sua criação, a série já recebeu Ana Maria Machado, Cristovão Tezza, Ignácio de Loyola Brandão, Laerte e Luiz, Gê, Laurentino Gomes, Luis Fernando Verissimo, Maria Valéria Rezende, Marina Colasanti, Mary Del Priore, Milton Hatoum, Mílton Jung, Pedro Bandeira, Rodrigo Lacerda, Ruth Rocha, Rubens Ricupero e James Green

Atração: Clube de Leitura Tereza de Benguela, com trechos de Conceição Evaristo
Datas: 23 de abril (quarta-feira), 15h: Sala de Referência (Circulante); 24 de abril (quinta-feira), 18h: Espaço de Convivência
Onde: R. da Consolação, 94 - República
Clube de leitura organizado pela equipe da Seção Circulante, em homenagem à Tereza de Benguela. Neste encontro, a discussão se dará em torno de trechos selecionados da obra de Conceição Evaristo.

Atração: Lançamento de livro | Tessituras e Estratégias: Memórias Negras Organizadas, de Maitê Freitas
Datas e horários: 24 de abril (quinta-feira), das 19h às 20h30
Onde: Auditório Rubens Borba de Moraes - R. da Consolação, 94 - República
Sobre a autora: Maitê Freitas é doutoranda em Mudança Social e Participação Política e Mestre em Estudos Culturais, na USP, além de ensaísta, jornalista e gestora cultural. É idealizadora da plataforma Samba Sampa e coordenadora executiva da Editora Oralituras, colabora nas ações e produção da websérie Empoderadas, é organizadora e idealizadora da Coleção Sambas Escritos (Pólen, 2018), e co-fundadora do coletivo de pesquisadoras negras Acadêmicas das Sambas. Em 2024, recebeu homenagem da Câmara Municipal de São Paulo reconhecendo o seu trabalho na cultura e educação.

Atração: Lançamento | Revista “Psicanálise e Literatura: Surrealismos”
Data e horário: 25/04 (sexta-feira), das 19h às 21h
Onde: Auditório Rubens Borba de Moraes e Terraço (3º andar) - R. da Consolação, 94 - República
Sinopse: Evento de lançamento da revista “Psicanálise e Literatura: Surrealismos”, baseada no ciclo de mesas de conversa, em projeto intitulado “Literatura e Psicanálise”, realizado em agosto de 2024

Atração: Feira de Troca de Livro da BMA
Datas e horários: 26 de abril (sábado), das 14h às 17h
Onde: Saguão da Estátua - R. da Consolação, 94 - República
Classificação: Livre
Sinopse: Com foco na literatura e seus entornos, o evento volta a acontecer mensalmente em nossa biblioteca, nos últimos sábados do mês. Durante a feira, é possível trocar livros em bom estado de conservação de quaisquer gêneros literários, como poesia, conto, romance ou ensaio. Como o intuito do evento é sobretudo incentivar a leitura de literatura, pedimos que não sejam trazidos nem livros didáticos nem livros técnicos. Independentemente do título em questão, cada 1 (um) exemplar dá direito a 1 (um) outro exemplar correspondente. Lembramos ainda que os organizadores da feira são os responsáveis por conduzir as trocas e organizar as mesas, avaliando se os livros trazidos estão em boas condições e em quais categorias se encaixam

 

TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

Atração: Geléia de Improviso
Quando: 19/04 (Sábado) às 10h / Oca - Parque Daniel Marques
Onde: R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Inspirada em Jams de dança e saraus, a Geléia propõe um espaço de conexão. Convida ao exercício da liberdade como prática de descolonização, envolvendo seus diversos aspectos: subjetivos, físicos, afetivos e imaginários. Através de multilinguagens, Natalia Yukie conduz a atividade.

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Atração: Era uma Vez… com Quem Escreveu! (com Luciano Pontes)
Quando: 19/04 (Sábado) e 20/04 (Domingo) às 15h
Onde: Sala de Leitura Infantil - Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, este mês será dedicado a encontros mágicos entre leitores e aqueles que dão vida às histórias. Nesta programação especial, escritores de literatura infantil que também são contadores de histórias assumem a missão de narrar suas próprias obras. Com vozes cheias de encanto, eles compartilham não apenas suas histórias, mas também os bastidores de suas criações, inspirando crianças e adultos a mergulharem no universo da imaginação e da escrita.

Atração: Transarau Convida
Quando: 23/04 (Quarta) às 19h
Onde: Praça das Bibliotecas - Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade
Ingresso: Grátis
Classificação: +18
Duração: 60 minutos
Sinopse: Como a história moldou as violências que recaem sobre corpos dissidentes, negros e periféricos? De que forma a memória pode ser um instrumento de transformação social? Como a educação popular pode servir como ferramenta de emancipação política? O evento propõe um espaço de reflexão e debate sobre as marcas da colonização, os processos de estigmatização e as lutas por autonomia e cidadania. Partindo de três eixos principais – corpos dissidentes e os impactos históricos da colonização, mulheridades não hegemônica e a emancipação da juventude negra e periférica –, discutiremos como a educação e a memória coletiva podem ser instrumentos políticos para a construção de um futuro mais justo..

Atração: Sarau no Kintal
Quando: 23/04 (Quarta) às 20h
Onde: Praça das Bibliotecas - Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade
Ingresso: Grátis
Classificação: +18
Duração: 60 minutos
Sinopse: O Sarau do Kintal é um sarau que ocorre há treze anos mensalmente em São Paulo, na Brasilândia, promovendo o encontro de aproximadamente 80 pessoas por edição. A partir do Sarau ocorre a valorização de poetas, músicos e artistas periféricos da cidade de São Paulo, a formação de público para leitura, poesia e música, e a possibilidade de articulação e encontro de diferentes atores que constroem a arte e cultura periférica na cidade.
Participante: Fabio Monteiro Pereira, Bruna Andrade dos Santos Silva, Alexandre Ricardo Aparecido Monteiro, João Luiz Monteiro, Stephany Oliveira Antonio, Antônio Carlos Monteiro, Flavia Regina Monteiro Pereira.

 

CASA DE CULTURA CAMPO LIMPO

Atração: Patricia Ashanti - Tecendo Histórias de Canto e Encanto - Literatura
Quando: 22/04 (terça) às 14h
Onde: R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Com acompanhamento musical, Patricia Ashanti narra, canta e encena as histórias de Severa Rosa, uma mulher quilombola com a memória cheia de encanto. Suas histórias se fundem entre o real e o imaginário.

 

CASA DE CULTURA MANOEL MENDONÇA

Atração: SLAM PRETAGONISTA - Literatura
Quando: 26/04 (sábado) às 19h
Onde: Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O Slam Pretagonista traz a diversidade, mostrando o que é o movimento Slam. A ação vem com o propósito de transcender poesias de pessoas da periferia, muitas vezes discriminadas e não reconhecidas. Nesse projeto, alguns poetas participarão de competições de Slam, contando suas vivências em forma de poesia falada, com o objetivo de mostrar versos autorais em uma diversidade de linguagens literárias para tocar o público.

 

BIBLIOTECAS CSMB

Atração: A Biblioteca da minha infância - com Penélope Martins
Sinopse: O projeto "Biblioteca da Minha Infância" traz uma conversa com autores e autoras da literatura infantil sobre suas infâncias e suas primeiras relações com os livros, com a leitura e a oralidade. É um passeio sobre as infâncias e de como essas memórias afetivas permeiam as suas obras. Os relatos são previamente contados para o mediador que os transforma em textos de prosa poética. A partir daí são contadas as histórias em tons de humor, poesia e invenção.
Classificação indicativa: Livre - Adultos.
Duração: 60 minutos.
Quando:
Dia 16 de abril às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 17 de abril às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 30 de abril às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo

 

Atração: Vozes Periféricas: Sarau de Surdes | Slam de Surdes
Sinopse: O Slam de Surdes é um coletivo que utiliza a poesia como manifesto poético, dando visibilidade à arte surda e promovendo a inclusão de diversas vozes, como a comunidade negra, feminista, LGBTQIAPN+, e de mães surdas. A interpretação em Libras, no contexto deste sarau, vai além de uma simples tradução. As intérpretes de Libras não apenas traduzem as falas para a língua de sinais, mas também participam de forma cênica e artística, integrando a performance ao evento. Elas traduzem as poesias e falas dos participantes ouvintes para Libras, garantindo acessibilidade plena e promovendo uma troca inclusiva e enriquecedora entre o público surdo e ouvinte. A presença das intérpretes é fundamental para que o sarau seja uma experiência completa e acessível a todos. Classificação indicativa: Livre - Jovens.
Duração: 60 minutos
Acessibilidade: Libras
Quando:

Dia 16 de abril às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 17 de abril às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 23 de abril às 10h - Biblioteca Anne Frank

 

Atração: SARAUZIM | CASA POÉTICA
Sinopse: SARAUZIM (Sarau Infantil): é a festa da poesia para a molecada. Palco aberto, microfone nas mãos, crianças no centro como protagonistas da intervenção. Pode cantar, ler, recitar, brincar de trava-línguas, cirandar e dançar, de maneira espontânea, inclusiva e interativa. Com lirismo e alegria e muita poesia.
Classificação: Livre - Crianças.
Duração: 60 minutos.
Quando:
Dia 17 de abril às 11h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 23 de abril às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 29 de abril às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal


Atração: “A Escuta do Corpo” - Conversa com Jussara Miller
Sinopse: "A Escuta do Corpo" é uma palestra com a autora de livros de dança, a bailarina e coreógrafa Jussara Miller, que compartilhará com o público a sua ampla experiência na Dança em celebração ao Dia Internacional da Dança.
Sobre a Artista: Jussara Miller é bailarina, coreógrafa, diretora, preparadora corporal e professora de dança e educação somática, com atuação artística em processos colaborativos de criação entre linguagens: dança, teatro, literatura, fotografia e vídeo. É Doutora e Mestre em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e graduada em Dança pela mesma instituição. É docente do Curso de Pós-Graduação lato-sensu em Técnica Klauss Vianna da PUC-SP, em São Paulo.
Classificação indicativa: 14 anos - Adultos.
Duração: 60 minutos.
Quando:

Dia 22 de abril às 14h - Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 23 de abril às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 24 de abril às 10h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 25 de abril às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 26 de abril às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 29 de abril às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 30 de abril às 10h - Biblioteca Brito Broca

 

Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues

collections
Galeria de imagens