Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Aniversário de São Paulo: bibliotecas municipais divulgam lista de livros para celebrar a data
São Paulo, 23 de janeiro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, selecionou livros das bibliotecas municipais que celebram, por meio de uma boa leitura, o aniversário de São Paulo, convidando o leitor para um novo olhar sobre a cidade que nunca dorme. Todos os livros indicados estão disponíveis nos acervos das bibliotecas municipais administrados pela SMC e na plataforma digital BiblioSP.
As obras foram selecionadas em homenagem ao quadricentenário de São Paulo e trazem histórias da cidade. Seja como cenário que testemunha a história ou como protagonista. A curadoria, elaborada pelo Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), oferece uma oportunidade de explorar os territórios de São Paulo e acompanhar sua transformação ao longo de seus 471 anos.
A iniciativa também convida os munícipes a conhecerem as bibliotecas municipais espalhadas pela cidade. Ao todo, são 54 bibliotecas de bairro, 15 pontos de leitura e 15 bosques de leitura. A lista completa das bibliotecas, com seus endereços e informações adicionais, pode ser acessada aqui.
A curadoria de leitura está disponível na BiblioSP Digital, via smartphone, tablet ou computador. A plataforma é um serviço de streaming gratuito, com mais de 17 mil títulos, 700 editoras nacionais e internacionais, e 8 mil autores. Com obras em português, inglês, espanhol, francês e alemão, a leitura é instantânea, sem necessidade de reserva. Saiba mais sobre o serviço no site oficial da BiblioSP Digital.
Lista Dicas de Leitura - São Paulo 471 anos:
Crônicas de São Paulo: Um Olhar Indígena - Daniel Munduruku
Para escrever essas crônicas, Daniel Munduruku caminhou por São Paulo com um olhar atento. Mais do que encontrar nomes indígenas, seu objetivo era procurar significados, interpretar os lugares e conseguir olhar para a cidade de um novo jeito. Escrito em primeira pessoa, o livro traz as impressões do autor de endereços como Tatuapé, Anhangabaú, Butantã, entre outros.
Crônicas brasileiras - Século 20; Nomes indígenas - São Paulo (SP) - Crônicas; São Paulo (SP) - Crônicas
Neve na manhã de São Paulo - José Roberto Walker
Neve na manhã de São Paulo é um romance histórico que conta a história de amor entre Oswald de Andrade e Miss Cyclone, uma estudante normalista, em uma garçonnière no centro de São Paulo no início do século XX. O livro também retrata a cidade de São Paulo no período, abordando o impacto da Primeira Guerra Mundial, a criação das feiras livres e a gripe espanhola de 1918.
Romance brasileiro - Século 21; Andrade, Oswald de, 1890-1954 - Residências e lugares habituais - Ficção; Escritores brasileiros - São Paulo (SP) - Século 20 - Ficção; Histórias de amor; Ficção histórica
Pauliceia de mil dentes - Maria José Silveira
Pauliceia de mil dentes é um romance sobre uma cidade: a São Paulo de hoje. A ficção atual tem retratado mais o lado marginal e caótico dessa que é a sexta maior cidade do mundo, mas este – que é o sexto romance de Maria José Silveira – não se limita a isso. Seus personagens trabalham, amam, se alegram e entrelaçam suas complexas histórias no gigantesco painel que compõe a megalópole amada por uns, odiada por outros, com seus mundos diferentes que se interconectam em diversos momentos: no trabalho, nas ruas, no lazer, na cultura, no amor. O romance se estrutura em torno de uma invasão a um famoso escritório de advocacia por um jovem de família tradicional paulista, que faz duas reféns: a ex-namorada, que o rejeitou, e a faxineira da firma. A história é contada por vários tipos de linguagem e vozes.
A jovem refém, no entanto – de certa forma a protagonista do livro – é a única que não tem voz. Sua personalidade é criada através dos olhares dos outros envolvidos em sua história.
Romance brasileiro - Século 21; São Paulo (SP) - Ficção
Meu velho centro: histórias do coração de São Paulo - Heródoto Barbeiro
Relato apaixonado que revela o coração do Centro de São Paulo, mesclando história da cidade com a vida íntima do autor. Com fotos pessoais e imagens, o jornalista revive as transformações, diversidades e curiosidades do Velho Centro, promovendo um reencontro encantador com a identidade paulistana.
Centro (São Paulo, SP); História; São Paulo (SP); História; Cidades históricas; São Paulo (SP)
A capital da solidão - Roberto Pompeu de Toledo
Numa narrativa envolvente e reveladora, o leitor é convidado a conhecer momentos cruciais da trajetória da cidade que, por mais de uma ocasião, esteve ameaçada de penosos retrocessos, senão de extinção, por motivo do abandono dos moradores, da precariedade de recursos e do que por vezes pareceu uma irremediável falta de futuro. O destino de São Paulo, ao longo dos três primeiros séculos de existência, foi de isolamento e de solidão.
São Paulo (SP); História; Aspectos sociais
Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Enzo Sapio
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk