Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 3 de Abril de 2025 | Horário: 13:13
Compartilhe:

Apresentação de danças brasileiras em frente ao Theatro Municipal abre programação do Abril pra Dança 2025

Apresentação de danças brasileiras em frente ao Theatro Municipal abre programação do Abril pra Dança 2025
Foto do espetáculo

São Paulo, 3 de abril de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, abriu oficialmente a edição de 2025 do Abril pra Dança na tarde da última quarta-feira (2). Como cenário, o Centro Histórico de São Paulo, nas escadarias do Theatro Municipal, com apresentação do "O diário de duas bicicletas", do Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, que valoriza as danças regionais brasileiras. Na sexta-feira (4), às 18h, o Grupo se apresenta  novamente na Praça Brasil.

O espetáculo, que reuniu cerca de 150 pessoas, apresentou diversas danças brasileiras de matriz africana, como o frevo, capoeira, afoxé, samba, maracatu e o caboclo.

"Eu acho extremamente importante esse apoio da Prefeitura com os grupos de dança e, acima de tudo, a democratização dos espetáculos, levando a arte para rua, para o público em geral", disse Patty Durães, uma das munícipes que puderam conferir o espetáculo de dança gratuitamente.

Munícipes também entram na dança junto com o Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. (Foto: Divulgação)

O show foi completamente interativo: tanto com a plateia, que dançou com os integrantes do grupo, quanto com o uso de objetos que fizeram parte da narrativa contada, como bicicletas, sombrinhas de frevo, bonecas e instrumentos musicais.

“É um espetáculo interativo, a linguagem é de rua, tem uma carreta que interage com esses materiais, o figurino é versátil, por ser uma saia de chita que é simbólico da cultura popular. A gente queria fazer um trabalho que todo mundo participasse”, contou Ângelo Madureira, criador do show.

Essa é a 8ª edição do Abril pra Dança. Com o tema "Inteligência e Conhecimento", há mais de 40 atrações especiais de dança espalhadas em 16 equipamentos e 4 logradouros e praças públicas. Os shows vão até 29 de abril, quando é comemorado o Dia Internacional da Dança. Dança Contemporânea, Funk, Hip-Hop e outros subgêneros da dança entram para a festa e ganham reverência na agenda.

Os espetáculos vão acontecer nos teatros municipais Paulo Eiró, Alfredo Mesquita e Cacilda Becker; nos Centros Culturais CCSP, Teatro Flávio Império, Tendal da Lapa, Olido e Vila Formosa; na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato; na Praça das Artes; nas unidades das EMIAs; e nas Casas de Cultura Guaianases, Hip Hop Leste e São Mateus. As programações são de diferentes subgêneros da linguagem, como Cultura Popular, Danças Urbanas, Cultura Ballroom, Flamenco e Dança Contemporânea.

A agenda completa do Abril pra Dança já está em nosso site. Acompanhe pelas redes sociais. Programação sujeita à alteração.


Serviço:

Abril pra Dança 2025

Dias 2 a 29 de abril

Ingressos gratuitos

Programação completa clicando aqui.

 

Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues

collections
Galeria de imagens