Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Apresentação de danças brasileiras em frente ao Theatro Municipal abre programação do Abril pra Dança 2025

São Paulo, 3 de abril de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, abriu oficialmente a edição de 2025 do Abril pra Dança na tarde da última quarta-feira (2). Como cenário, o Centro Histórico de São Paulo, nas escadarias do Theatro Municipal, com apresentação do "O diário de duas bicicletas", do Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, que valoriza as danças regionais brasileiras. Na sexta-feira (4), às 18h, o Grupo se apresenta novamente na Praça Brasil.
O espetáculo, que reuniu cerca de 150 pessoas, apresentou diversas danças brasileiras de matriz africana, como o frevo, capoeira, afoxé, samba, maracatu e o caboclo.
"Eu acho extremamente importante esse apoio da Prefeitura com os grupos de dança e, acima de tudo, a democratização dos espetáculos, levando a arte para rua, para o público em geral", disse Patty Durães, uma das munícipes que puderam conferir o espetáculo de dança gratuitamente.
Munícipes também entram na dança junto com o Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. (Foto: Divulgação)
O show foi completamente interativo: tanto com a plateia, que dançou com os integrantes do grupo, quanto com o uso de objetos que fizeram parte da narrativa contada, como bicicletas, sombrinhas de frevo, bonecas e instrumentos musicais.
“É um espetáculo interativo, a linguagem é de rua, tem uma carreta que interage com esses materiais, o figurino é versátil, por ser uma saia de chita que é simbólico da cultura popular. A gente queria fazer um trabalho que todo mundo participasse”, contou Ângelo Madureira, criador do show.
Essa é a 8ª edição do Abril pra Dança. Com o tema "Inteligência e Conhecimento", há mais de 40 atrações especiais de dança espalhadas em 16 equipamentos e 4 logradouros e praças públicas. Os shows vão até 29 de abril, quando é comemorado o Dia Internacional da Dança. Dança Contemporânea, Funk, Hip-Hop e outros subgêneros da dança entram para a festa e ganham reverência na agenda.
Os espetáculos vão acontecer nos teatros municipais Paulo Eiró, Alfredo Mesquita e Cacilda Becker; nos Centros Culturais CCSP, Teatro Flávio Império, Tendal da Lapa, Olido e Vila Formosa; na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato; na Praça das Artes; nas unidades das EMIAs; e nas Casas de Cultura Guaianases, Hip Hop Leste e São Mateus. As programações são de diferentes subgêneros da linguagem, como Cultura Popular, Danças Urbanas, Cultura Ballroom, Flamenco e Dança Contemporânea.
A agenda completa do Abril pra Dança já está em nosso site. Acompanhe pelas redes sociais. Programação sujeita à alteração.
Serviço:
Abril pra Dança 2025
Dias 2 a 29 de abril
Ingressos gratuitos
Programação completa clicando aqui.
Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk