Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Artes circenses são destaque na Virada Cultural 2025

São Paulo, 19 de maio de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, traz para a Virada Cultural 2025 atrações circenses por todas as regiões da cidade, em diversos equipamentos como nos SESCs, Bibliotecas, Teatros, Centros Culturais, Casas de Cultura e até apresentações nas ruas com lonas.
Os artistas de circo vão apresentar diversos números, espetáculos e contação de histórias enquanto usam música e outros elementos como malabarismo, acrobacia, equilibrismo, mágica, contorcionismo, mímica e usando objetos como pernas de pau, monociclo e muito bom humor para ilustrar e entreter o público.
Atração circense “Vaiqueuvoo”, com acrobacias aéreas. Foto: divulgação
Zona Norte
O Parque da Juventude, no Carandiru, traz cerca de 15 programações do Mundo do Circo, com vários números e espetáculos com artistas diferentes, começando no sábado (24), das 11h até as 22h e no domingo (25), começando logo em seguida, às 00h e tendo a última apresentação às 18h.
No sábado (24), às 11h, quem abre o evento é o “QG Animal”, que conta a história de uma turma hiperconectada que começa uma jornada incrível pelo mundo offline quando a internet para de funcionar, com dança, música e brincadeiras. A intervenção “Kombi do Circo”, chega às 14h, trazendo muitos livros, gibis, histórias e fantoches, guiados pelo casal Tampa e Panela. Às 15h, o espetáculo “Dito e Feito”, apresenta, de forma lúdica, as descobertas da primeira infância, do momento do nascimento até a percepção de suas emoções. Às 16h, “Palhaço não dá medo” conta a história de um garotinho que enfrenta seu medo de palhaços ao explorar os bastidores do circo.
O destaque do sábado será o espetáculo “Seja Luz”, a partir das 17h, que mistura música gospel e números circenses como malabarismo, acrobacias e equilibrismo. O grupo já se apresentou no Theatro Municipal e lotou o espaço. E os shows continuam: às 18h, “Trigêmeas” traz Lívia Mattos e suas duas gêmeas que são bonecas que não apenas imitam sua aparência, mas também seus movimentos e dança. Para finalizar, o sábado termina com o espetáculo “Eranko”, que começa às 19h.
O Teatro Alfredo Mesquita também traz artes circenses: No sábado (24), os famosos cortejos do Circa Margarida vão agitar a tarde, começando às 17h30 com o Cortejo Cênico Musical; seguido pelo Cortejo Cênico Malabarístico e, por fim, o Cortejo nas Alturas.
No domingo (25), às 11h, “Nutar - Girando pelo fio do Tempo” retorna com a história de três amigos que, se equilibrando pelo fio do tempo, se enrolam, dançam e brincam enquanto viajam pela história do pião. Das 13h às 14h e das 15h às 16h, a intervenção “50 razões para rir” mistura o universo do humor gráfico e o exercício do riso e sorriso para estreitar a relação do público com conteúdos que levam afetos à existência. Às 14h, o espetáculo de música “Muita Coisa”, apresentado pelo “Duo Badaluque”, explora a percussão performática em diferentes ritmos como samba, coco, funk e rock. “O Abrazo Girafa” e o “Circo Zanni” são as últimas apresentações, às 16h e às 17h, respectivamente, fechando a participação do Mundo do Circo na Virada com chave de ouro.
Na Casa Verde, no Centro Cultural da Juventude, o Circo Charanga ergue uma lona no meio da rua e três palhaços apresentam as tradicionais marchas circenses, desafios, números de habilidade e de música, no domingo (25), a partir das 10h.
Na Casa de Cultura Vila Guilherme, o Bando Golíardis apresenta números de mágica, acrobacia e malabarismo no espetáculo "O Incrível Número Final", no domingo (25), a partir das 11h.
O destaque do domingo (25), é o espetáculo “VaiqueeuVoo”, dos Irmãos Sabatino, no domingo (25), às 14h30, que conta a história dos grandes aviadores da década de 30 do século passado enquanto realizam incríveis acrobacias aéreas, no Teatro Alfredo Mesquita. Às 16h, no mesmo endereço, o circo Raiow Rainhas traz um campeonato de Luta Livre, um trio acrobático de tirar o fôlego, as composições inéditas de uma banda muito atrapalhada e as mágicas e ilusionismos das trigêmeas SimSalaBim!
Zona Sul
No Teatro Paulo Eiró, no sábado (24), a apresentação é com o espetáculo “Besouro Mutante”, do Namakaca, às 17h30. O POIN & Circo, no mesmo equipamento, traz seus números para o equipamento com muita música festiva, no domingo (25), às 17h30.
Na biblioteca Marcos Rey, o espetáculo divertido “Carlos Felipe em Apuros”, da Cafi Otta-Circo Caju, apresenta no sábado (24), às 13h, um palhaço malabarista que diverte o público em cima de seu monociclo exibindo números de técnicas de palhaço, malabares, equilíbrio e humor.
Ainda no sábado (24), às 19h, a Cinemateca Brasileira apresenta "Os Saltimbancos Trapalhões", que conta a história de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, funcionários humildes que trabalham no Grand Circo Bartholo, mas arrumam tantas trapalhadas que passam a ser número obrigatório e a maior atração do local.
E a programação do SESC Ipiranga está cheia de circo: no domingo (25), o equilibrista João Aguiar, o mágico e ilusionista Julian Granito, a palhaça e diretora premiada Ana Luíza e a Malabarista Yosmar Sanchez, conhecida como Toti, a acrobata paraibana Maria Ísis e a artista equatoriana Pipa Luke apresentam números únicos e rápidos durando cerca de 10 minutos, além de outros grandes nomes. O SESC Ipiranga tem acessibilidade com rampas, elevadores, piso tátil, banheiros e vestiários adaptados, espaço reservado no Teatro e outros equipamentos.
Das 13h às 13h10, Marcelo Marmelo começa seu show de palhaçaria com cabelo ao vento, jogo de luz e um beat que promete ser apaixonante. Das 15h45 até 15h55, o show é com João Aguiar, equilibrista brasiliense, Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, que já levou seus números para fora do Brasil. Das 16h15 até 16h25, a Maria Ísis, paraibana, com 15 anos de trajetória artística faz um show de acrobacia. Das 17h às 17h10, é o momento para assistir um grande show de mágica, com Julian Granito, um artista circense colombiano, formado na Escola Juan Bosco Obrero (Bogotá) como técnico em artes cênicas e circenses, na Escola Nacional Circo Para Todos (Cali) especializado em Equilíbrios (corda bamba, arame fixo e monociclos) especializado em Magia, Ilusionismo, Prestidigitação e Técnica tradicional de Clown.
No fim da tarde e de noite, das 17h30 até 17h40, Ana Luíza, palhaça premiada, diretora, arte educadora, apresentadora e produtora cultural que faz parte do Doutores da Alegria, Palhaços sem Fronteiras, Coletivo Cabaré das Rachas e Coletivo Laboratório de Palhaçaria se apresenta. Das 18h até 19h35, o showzão é com Valentim Flamini, palhaço, músico excêntrico, pintor, malabarista e diretor, com um número de palhaçaria como o “Le ONE hombre banda” e “Trio FLAmini”. Coladinho no último show e para fechar o ciclo de atrações, das 19h40 até 19h50, a equatoriana, artista circense, produtora e diretora audiovisual, ativista social através da arte e malabarista especializada em bambolê apresenta seu show “Bambolê com Pipa Luke”.
O Circo Spacial estará no Jardim Myrna, no domingo (25), a partir das 10h30, com uma performance de artistas que apresentam seus números solos com pernas de pau.
Na Casa de Cultura Manoel Mendonça, no domingo (25), às 10h, “Ziraldo e suas histórias”, com o Grupo Bota Fulô é o espetáculo infantil que conta as três histórias mais famosas escritas por Ziraldo: O Menino Maluquinho, Flicts e O Menino Marrom.
Zona Oeste
No Centro Cultural Chácara do Jockey, no sábado (24), a partir das 17h, o espetáculo “VaiqueeuVoo” conta a história dos grandes aviadores da década de 30 do século passado realizando incríveis acrobacias aéreas. Já no domingo (25), a atração é com a Cia. LaClass Excêntricos, no espetáculo que mistura circo e teatro com música e dança “Encontro”, às 11h.
O Centro Cultural Tendal da Lapa apresenta o Circo Cabaré Barrados no Baile, do Namakaca, no sábado (24), das 23h até 00h. Logo em seguida, é a vez do Forró dos Ratos, no domingo (25), começando 00h e indo até 5h. Mais tarde, o Circo Rock Shorts se apresenta a partir das 11h. Eles são uma banda de rock formada por apenas dois integrantes: um guitarrista e um baterista que usam shorts e tocam rock pesado, mas com letras divertidas envolvendo no espetáculo malabarismo, acrobacia, palhaçaria e manipulação de bonecos.
No SESC Pompeia, La Luna Cia. de Teatro apresenta um número Sanfônico, com música e palhaçaria, conduzido por Paçoca e Asmeline, no domingo (25), às 12h30.
No Centro Cultural da Diversidade, no domingo (25), às 15h, o espetáculo fica por conta do “Cabaré da Diversidade”, com variedades circenses que reúne diversas expressões artísticas, como performances, poesia, música, teatro, dança e capoeira, se destacando pela valorização da temática LGBTQIAPN+, promovendo inclusão e diversidade em todas as suas manifestações.
Zona Leste
A Biblioteca Cora Coralina, em Guaianases, apresenta o "Figazza Show", um clássico espetáculo de circo na rua com a palhaça Figazza que faz marabalismo, música ao vivo, palhaçaria e bolhas de sabão, no sábado (24), a partir das 11h.
Outra biblioteca que tem programação é a Raimundo de Menezes, em São Miguel Paulista, com “Peripécias”, um show solo com o palhaço Tchutchuco, com monociclo, malabarismo, equilibrismo, chicote cômico, mímica e mágica, também no sábado (24), às 11h.
No Teatro Arthur Azevedo, o POIN & Circo traz seus números de circo com muita música festiva, no sábado (24), às 17h30.
No SESC Itaquera, a Cia. Circo de Trapo também estará presente com os palhaços Marcolão e Franco Flores misturando brincadeira e poesia, no sábado (24) e no domingo (25), a partir das 14h. O mesmo equipamento terá outras atrações do circo, como o Baile da Virada: Black Music, Ritmo e Liberdade, no sábado (24), a partir das 17h45.
Seguindo com teatros, o Flávio Império, em Cangaíba, também tem várias programações circenses, começando como “Pândega Invasão”, da Cia Suno, no sábado (24), a partir das 18h. O “Se Vira Na Lona”, da Trupe Guezá, traz vários artistas, às 19h, que mostram uma vida cotidiana corrida, em que se viram para dar conta das demandas e acabam adquirindo novas habilidades, como fazer malabarismo, manipulação de bonecos e acrobacia. O "Fio Forte", com o Coletivo Circo de Ébanos, se apresenta no domingo (25), a partir das 11h e o Cabaré Tertúlia, com dois palhaços, no domingo (25), a partir das 14h.
O Teatro Arthur Azevedo também participa da festa: No domingo (25), os famosos cortejos do Circa Margarida vão agitar a tarde, começando às 17h30 com o Cortejo Cênico Musical, em seguida é a vez do Cortejo Cênico Malabarístico e, por fim, o Cortejo nas Alturas.
O Centro Cultural Vila Formosa apresentará um número especial da Cia. do Relativo, chamado Malabarismo Possível, no domingo (25), às 11h. O Centro Cultural Penha também traz outra atração, dessa vez com o Circo Delírio, o Mobile, às 11h também.
Na Casas de Cultura Itaim Paulista, a Cremosa Cia. de Arte vai animar o domingo de manhã (25), a partir das 11h, com o “De férias com Omar”, que misturam elementos dramatúrgicos e pedagógicos, abordando assuntos importantes como a valorização da arte independente e o direito ao descanso, e se conectam com o público através do riso.
Centro
A Biblioteca Monteiro Lobato apresenta, no sábado (24), os famosos cortejos do Circa Margarida, começando às 10h, com o Cortejo Cênico Musical; seguido pelo Cortejo Cênico Malabarístico e, por fim, o Cortejo nas Alturas.
O SESC da Avenida Paulista apresenta os Teddy Boys: Plataforma 9 3⁄4, uma performance da Cia. Círculo que transforma a rotina de uma estação de trem em um espetáculo de circo, com acrobacias, música e humor, no sábado (24) e domingo (25), a partir das 15h. As atrações continuam no domingo (25), às 12h30 e às 18h20, com o circo Tarântula Transita, que apresenta um espetáculo sobre os sonhos de ascensão de quatros amigas que passam por diversas adversidades e conflitos para chegar onde querem.
O SESC Carmo apresenta o "Serenata Sem Fronteiras", no sábado (24), das 18h até 18h50, que é um cortejo-espetáculo de circo inspirado em uma serenata que mistura versões de canções emblemáticas e composições originais com os Palhaços Sem Fronteiras.
O CineSesc também entra na programação dos circos com “O Retorno de Mary Poppins”, no sábado (24), às 15h, no filme em que ela está de volta para ajudar a próxima geração da família Banks com suas habilidades mágicas. Para assistir é necessário retirar um ingresso que será distribuído no mesmo dia online, às 12h e presencial, às 16h.
A Rua Barão de Itapetininga recebe a Cia. Suno Revirante, no sábado (24), a partir das 21h, com a atriz dramática Helena Figueira e o artista acrobata Duba Becker que alegram o país desde 1998 com espetáculos de palhaçaria, misturando a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara do palhaço. Ainda na mesma rua, no sábado (24), às 23h e no domingo (25), às 2h, a Unidos do Swing comanda um cortejo de jazz itinerante, com clima de Carnaval, em um espetáculo único, unindo música, dança, circo e luz, o Cortejo Iluminado.
Ainda na Barão de Itapetininga, um show com muito fogo é a apresentação “Big Bang”, da Cia. Biolumini, que conta uma história inspirada na Teoria do Big Bang, de maneira imagética mostrando o início e desenvolvimento da Terra, a partir de um pequeno ponto muito denso e quente. Diferentes equipamentos de fogo se combinam em coreografias únicas, explorando malabarismos, acrobacias, equilíbrios e efeitos ilusionistas. O espetáculo será no sábado (24), 1h e no domingo (25), às 3h e às 5h.
Em frente ao futuro SESC Galeria, na Praça Ramos de Azevedo, no domingo (25), terá a "Cidade Brinquedo", com a Cia. Esparrama, às 11h.
No SESC Florêncio de Abreu, no Centro Histórico, será realizado um cortejo à tradição circense, na forma de intervenção, celebrando a beleza, força e poesia do picadeiro, no domingo (25), às 14h.
O Pólo Cultural Vila Itororó apresentará um número especial da Cia. do Relativo, chamado Malabarismo Possível, no domingo (25), às 16h.
20 anos em 24 horas
Nos dias 24 e 25 de maio será realizada uma edição histórica da Virada Cultural, que completa 20 anos de existência com uma programação inédita em abrangência, diversidade e ocupação territorial. Com o tema “20 anos em 24 horas”, a Virada 2025 se firma como um dos maiores eventos culturais gratuitos do hemisfério sul, promovendo a ocupação criativa e democrática de espaços públicos e privados em todas as regiões da cidade.
Além dos mais de 15 palcos oficiais com cantores renomados, a Virada deste ano terá um número recorde de mais de 100 espaços culturais aderentes, como teatros, bares, restaurantes, centros culturais, edifícios históricos e equipamentos privados, com forte concentração nos bairros nas zonas Sul, Leste, Norte, Oeste e no centro e centro expandido.
“A nossa estratégia é levar para a periferia os grandes nomes da música com os seus shows, mas também atrações de outras linguagens artísticas. A atuação ampliada nos bairros, torna esta edição uma das mais significativas. É um novo marco para o futuro da política cultural da cidade”, afirma Totó Parente, secretário municipal de Cultura e Economia Criativa.
A programação completa será publicada, em breve, no site viradasp.com.br. Veja tudo o que foi anunciado na Virada Cultural 2025. Acompanhe as redes sociais @smculturasp e fique por dentro das novidades.
ATENÇÃO: Algumas atrações têm entrada gratuita, mas exigem retirada antecipada de ingressos. Consulte a programação completa e as orientações no site oficial: viradasp.com.br.
Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk