Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Avenida Vieira de Carvalho, na República, recebe o “CENTRÔ!” com programação exclusiva e gratuita

São Paulo, 13 de março de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, celebra a inauguração do projeto cultural “CENTRÔ!” na Avenida Vieira Carvalho, acima do número 31, no distrito Sé, levando três programações gratuitas e livres para tomar às ruas de arte e entretenimento, em uma das principais vias do Centro responsável por conectar a Praça da República até o Largo do Arouche. Todas as atrações iniciam neste domingo (16), com horários entre 13h e 16h30.
Com horários para às 13h, estreando a Avenida Vieira de Carvalho como um palco cultural, e para às 15h, a Dj Lady Brown, nascida na Angola e residente em Lisboa (Portugal), traz um trabalho rico e completo a partir de uma pesquisa que explora a conexão entre ritmos ancestrais e a diáspora africana, promovendo grooves impactantes e imersivos, “uma viagem de sons quentes e coloridos da África”, como ela mesma cita. Não é à toa que a DJ trilha esse caminho há mais de 15 anos, tocando em bares noturnos, casas, baladas e festivais mundo afora.
E tem mais música eletrônica às 16h30 com o DJ Luis Giusti. Embora novo no cenário musical, cuja carreira começou em bares e casas noturnas de Curitiba em 2016, Luis Giusti ganhou relevância na música pop, abraçando gêneros como funk, axé e sertanejo dentro de seu escopo e até participando da line nos shows do Carnaval de São Paulo, Parada LGBT+ de São Paulo, Rock in Rio e Hopi Pride.
Por fim, a roda de samba “Samba de Dandara” chega às 14h e às 15h30. A roda é protagonizada por mulheres sambistas com mais de uma década de trajetória na música, que usam dos seus talentos e energia para destacar o “samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas, às grandes compositoras, às grandes intérpretes e às guerreiras do samba”, como descreve o grupo, tanto com composições originais - visto no disco "Samba de Dandara" (2021), no qual teve um show de lançamento do álbum no Centro Cultural São Paulo (CCSP) em 2022 para um público de mais de 500 pessoas - quanto por composições de grandes expoentes da música, como Dona Ivone Lara, Tia Ciata, Beth Carvalho, Clementina de Jesus e Elza Soares.
A programação está sujeita a alterações. Confira a agenda completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa nas redes sociais e no site.
Sobre o CENTRÔ!
Inaugurando nesta sexta-feira (14) e sábado (15), o “CENTRÔ!” já tem programação confirmada até o dia 5 de abril. Largo do Café, Av. Vieira de Carvalho (altura do nº31), a Praça do Patriarca e a Praça Antonio Prado são logradouros públicos que recebem as primeiras atividades culturais do novo projeto.
O projeto, que levará programação cultural gratuita semanalmente às ruas e praças do Centro de São Paulo, vai ocorrer regularmente e visa celebrar a arte de rua, impulsionando o desenvolvimento técnico e profissional de artistas locais e levando mais democratização do acesso à cultura por meio de intervenções itinerantes em pontos icônicos do centro histórico, nas varandas e calçadas. Assim, tais lugares ganham um novo significado, transformando-os em palcos públicos.
Com foco nos artistas de rua, as ações levarão teatro, circo, música e diversas linguagens para a dinâmica das ruas, oferecendo novas experiências aos munícipes. As intervenções acontecem às sextas e sábados, em diferentes horários, transformando o centro histórico em um circuito de descobertas artísticas.
Serviço:
CENTRÔ!
Intervenção Artística
Dia 16 de março
Horários: Entre 13h e 16h30
Local:
Av. Vieira de Carvalho - República (CEP: 01210-010)
DIA 16/03
Sinopses:
Dj Lady Brown
Música, Livre
Lady Brown é uma DJ que traz peso cultural e musical para a cena de São Paulo, com uma pesquisa que explora a conexão entre ritmos ancestrais e a diáspora africana. Inspirada por uma junção de Nujabes e Cise Starr, seu nome carrega a essência de batidas profundas e refinadas, refletidas em sets que vão do dancehall e rap ao drill, grime, afrohouse e amapiano.
16/3, 13h e 15h - Av. Vieira de Carvalho, altura do nº31, República
Samba de Dandara
Música, Livre
Samba de Dandara é um grupo composto por mulheres que exalta e faz releituras das obras das grandes mulheres do samba, pontos de candomblé e umbanda e canções autorais. Através de uma representação musical que passeia por ritmos afro-brasileiros, como o samba em suas diversas vertentes, ijexás, afoxés, e pontos de candomblé e umbanda, a banda promove e enaltece essa resistência. Fundada em 2012, a banda também propõe discussões sobre ancestralidade e protagonismo feminino no samba e na sociedade.
16/3, 14h e 15h30 - Av. Vieira de Carvalho, altura do nº31, República
Dj Luís Giusti
Música, Livre
Luís Giusti atua como DJ na cena pop desde 2016. Sua musicalidade viaja pelas vertentes do Pop Nacional e Internacional com foco na música brasileira como funk, axé, sertanejo, entre outros ritmos. Atualmente, é DJ residente nas festas Minhoqueens e Euphoria. Já se apresentou em grandes eventos como Carnaval de São Paulo, Parada LGBT+ de São Paulo, Rock in Rio, Navio Costa e Hopi Pride.
16/3, 16h30 - Av. Vieira de Carvalho, altura do nº31, República
Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk