Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Banda Black Rio no Centro Cultural São Paulo movimenta a Black Music Brasileira

São Paulo, 25 de Fevereiro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, divulga o show da Banda Black Rio no dia 25 de fevereiro às 19h. Eles se apresentam gratuitamente com classificação livre na sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo, retomando o movimento Black Rio do qual eles surgiram e ajudaram a estabelecer.
A Banda mistura no seus shows e discografia os estilos musicais do funk estadunidense, samba-funk, soul, jazz fusion e samba jazz; gêneros conhecidos por sua conexão com a cultura preta do início da década de 1970. Foi nessa época que começou o movimento contracultural que iria ser essencial na formação e importância cultural da banda, o “Black Rio”. Por meio dos “bailes da pesada”, os ritmos do soul e funk estadunidense enchiam as casas de show com o público interessado em ouvir a música Black.
Influenciados pela cena efervescente, a Banda Black Rio formou-se em 1976, lançando três álbuns de estúdio, entre eles estão dois de seus mais conhecidos: “Maria Fumaça” e “Gafieira Universal”, que tocam as principais faixas nesta terça. Além dos discos da primeira fase, também fazem parte do setlist no Centro Cultural São Paulo “Movimento” (2001), “Super Nova Samba Funk” (2011) e “O Som das Américas” (2019).
A programação completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site da pasta.
Serviço:
Atração: Banda Black Rio
Quando: 25/02 (terça-feira) às 19h
Onde: Centro Cultural São Paulo na Sala Adoniran Barbosa – Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade
Ingresso: Grátis com retirada de ingresso 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: Livre
Sinopse: No repertório deste show no CCSP, a Black Rio se apresenta com os principais sucessos dos mais de 40 anos de carreira da banda, entre eles clássicos dos álbuns "Movimento", "Maria Fumaça", "Super Nova Samba Funk", "O Som das Américas" e músicas inéditas. A Black Rio já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Tim Maia, Elis Regina, Jorge Ben, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, George Duke, Kool & The Gang, Pee Wee Ellis, Mos Def, Weather Report, entre outros.
Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Enzo Sapio
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk