Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

ACERVO GERAL

Acervo da Biblioteca Cassiano Ricardo
​​​​​​

Acervo Geral
A Biblioteca Cassiano Ricardo conta com um acervo de aproximadamente 34 mil exemplares que é constituído por obras nas áreas de  literatura e informação, revistas, material multimídia, entre outros.

Todo o acervo pode ser encontrado no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas. Informe-se sobre outros títulos existentes pessoalmente ou por telefone.

A maior parte das obras pode ser emprestada ao usuário matriculado na biblioteca;veja aqui como se inscrever.

 

Acervo de Música Impresso

Com a implantação da temática em música a biblioteca adquiriu 500 novos títulos sobre o tema. O acervo foi selecionado seguindo a orientação do curador do núcleo, o compositor e professor universitário Walter Garcia. Atualmente já passa de 3 mil livros.

O acervo foi planejado com o intuito de atender aos vários interesses que se ligam à música, contemplados a partir de dois eixos pelos quais a música realiza-se no nosso dia-a-dia. De um lado, coloca-se o ensino musical, a prática (profissional ou amadora) e a pesquisa (acadêmica ou mesmo diletante). De outro, as três formas diversas por meio das quais as músicas se produzem e são ouvidas: a canção e a música popular-comercial, a canção e a música popular de tradição oral e a música de tradição erudita.

Dessa forma o acervo contempla:

  • Livros e revistas acadêmicas e comerciais com ensaios importantes sobre estética musical, canção popular-comercial brasileira, música erudita e música popular de tradição oral;
  • Crônicas e biografias (pesquisas históricas, sociológicas ou jornalísticas);
  • Análises e interpretações;
  • Produções dos cancionistas (incluindo obras literárias, ensaios, etc., todas fundamentais para o estudo dos artistas);
  • Livros de partituras e Songbooks;
  • História, biografias e análises de música de tradição erudita (brasileira ou não);
  • Canção e música popular-comercial de outros países;
  • Teoria e prática musical;
  • Composições para teatro e cinema;
  • Dicionários e enciclopédias;
  • Crítica e teoria estética;
  • História e sociedade brasileira.


Acervo Sonoro de Música

São quase 30 mil fonogramas gravados entre o começo do século 20 e meados dos anos 1960. É uma amostra significativa do período que, além de chamado “época de ouro”, tem como diferencial as gravadoras brasileiras das décadas de 1950 e 1960 (Mocambo, Todamérica, Elite Especial, Star, Sinter, etc...) que abrangem a fase embrionária do Rock no Brasil pré jovem Guarda e Bossa Nova. Essas obras são uma cópia em CD do acervo de música brasileira gravada em discos de 78 rotações da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo. Entre as raridades do acervo estão composições de Pixinguinha e canções do início das carreiras de Elis Regina e Roberto Carlos.
Há ainda uma pequena coleção de CDs e DVDs mais contemporâneos para consulta local. Não é permitido empréstimo e reprodução do acervo sonoro.


Acervo do Centro de Referência dos Novos Modernistas
Acervos especializados no Modernismo e na proposição do conceito de “Novo Modernismo". Veja aqui a lista dos livros (julho 2021) comprados para compor o acervo (pdf) desses novos Centros Modernistas de SMB.
 
Gestão e dados estatísticos
Para mais informações de gestão e de dados estatísticos desta biblioteca e outras unidades da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, e em conformidade com a Lei de Acesso à Informação 12.527 de 18/11/2011, acesse Biblioteca em Números.
 

logo SMB

música