Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
DICAS DE PESQUISA
OPÇÕES DE PESQUISA
Para todas as pesquisas realizadas no OPAC, seguir as orientações quanto a:
Filtros:
Ao fazer uma pesquisa, seja simples, avançada, ou de autoridade, podemos filtrar por biblioteca, região, ano ou por coleção.
Ordenar por:
Os resultados das pesquisas podem ser ordenados por: título de A-Z, autor de A-Z, assunto de A-Z, data de publicação crescente ou decrescente, relevância e classificação.
Refine por:
É possível refinar o resultado da pesquisa por publicação, autor, assuntos e tipo de material, conforme o caso. Veja a tela de resultados do lado esquerdo: "Refinar resultados de busca".
Uso de acento:
Para o sistema é indiferente o uso de acentos e sinais diacríticos nas palavras. A Recuperação é feita de qualquer forma.
Uso de asterisco:
Use o asterisco para pesquisar raízes de palavras que pertençam a uma mesma família, ou seja, que recuperam palavras de um mesmo assunto. Para tanto, digita-se apenas uma palavra ou parte dela (mínimo de três caracteres), seguida por asterisco ( * ). Por exemplo, ao pesquisar um assunto relacionado a computador, digitando comput*, podendo recuperar computação, computacionais, computacional, computador, computadores, etc. O asterisco pode ser usado também no início da palavra. Ex.: * comput.
Uso de letras maiúsculas e minúsculas:
Para o sistema é indiferente o uso de maiúsculas ou minúsculas. A Recuperação é feita de qualquer forma.
1 PESQUISA SIMPLES
Na pesquisa simples a busca acontece por palavras, sendo que o sistema executa a busca em todos os campos (Figura 10).
FIGURA 10– PESQUISA SIMPLES
Os resultados podem ser apresentados em lista de resultados, se recuperado mais de um título ou exibido em formato ficha, caso o resultado da pesquisa seja único. Os resultados ainda podem ser visualizados em mais três formatos: MARC, ABNT e Dublin Core, Registros Relacionados. Para mais detalhes ver seção 1.6.4.
2 PESQUISA AVANÇADA
Para acessar a pesquisa avançada, selecionamos do combo “opções de busca” na opção pesquisa avançada (Figura 11).
FIGURA 11 – ACESSO A PESQUISA AVANÇADA
Na pesquisa avançada, a busca é feita por meio da combinação de palavras contidas nos campos de Título, Autor, Assunto, Editora, Coleção/Série, Idioma, Registro, Notas bibliográficas, Local, Classificação, ISBN, ISSN, Edição, Número de tombo e/ou Código de barras. Diante dos campos, os operadores booleanos E, OU, E NÃO são apresentados em combos para combinação entre os termos da pesquisa.
O sistema ainda permite ordenar os resultados de seis maneiras diferentes. Além de possibilitar delimitar os resultados com filtros por tipo de material e biblioteca (Figura 12).
FIGURA 12 – TELA DE PESQUISA AVANÇADA
1. Selecione do combo o campo em que a pesquisa deve ser feita e, a seguir, digite uma ou mais palavras na caixa de pesquisa. Depois, escolha do combo o operador booleano a ser empregado na busca;
2. Escolha o período de publicação do item desejado, se for o caso;
3. Faça uma opção de ordenação;
4. Selecione do combo um tipo de material, como filtro ou a opção Todos;
5. Escola uma coleção (da biblioteca) para ser pesquisada;
6. Indique uma seção, se for o caso;
7. Selecione do combo uma biblioteca, como filtro ou a opção Todas;
8. Selecione uma Região da cidade e não uma única biblioteca;
9. Clique na opção “Arquivo integral” se desejar que os resultados da busca apresentem apenas itens de arquivo integral;
10. Clique na opção “Recursos eletrônicos” se desejar que os resultados da busca apresentem apenas itens com recursos eletrônicos;
11. Selecione coleção de título se desejar que os resultados da busca apresentem o acervo digital.
Clique no botão Pesquisar para executar a busca.
Os resultados podem ser apresentados em lista de resultados, se recuperado mais de um título ou exibido em formato ficha, caso o resultado da pesquisa seja único. Os resultados ainda podem ser visualizados em mais dois formatos: MARC, ABNT e Dublin Core. Para mais detalhes ver seção 1.6.4.
3 CATÁLOGO DE AUTORIDADE
O catálogo de autoridade inclui as informações de autoria, assuntos e suas subdivisões e títulos uniformes utilizados nos registros do sistema para fins de controle de terminologia. (Figura 13).
FIGURA 13 – PESQUISA DE AUTORIDADE
1. Selecione a opção de pesquisa: autoria, assunto, título uniforme ou subdivisão;
2. Na caixa digite o termo a ser pesquisado; Clique no botão Pesquisar para executar a busca. O sistema exibe a lista de resultados em ordem alfabética, clicando sobre o termo desejado, é exibido os detalhes da autoridade.
FIGURA 14 –RESULTADOS EM ORDEM ALFABÉTICA
FIGURA 15 – DETALHE DA AUTORIDADE
4 RESULTADO DE PESQUISA
Os resultados das pesquisas simples e avançada podem ser apresentados em lista de resultados, se recuperado mais de um título ou exibido em formato ficha (Figura 16), caso o resultado da pesquisa seja único. Os resultados ainda podem ser visualizados em mais três formatos: MARC, ABNT e Dublin Core; Registros Relacionados.
1.6.4.1 Exibição de Resultados múltiplos – Lista
FIGURA 16 – EXIBIÇÃO MÚLTIPLOS RESULTADOS
1. Resultados: totaliza a quantidade de títulos localizados a partir do argumento da pesquisa;
2. Refine por: para refinar a busca, clique sobre uma opção para um ou mais campo a ser refinado;
3. Título da obra: os títulos dos materiais da lista de resultados são hiperlinks para mais detalhes do item a serem exibidos no formato Ficha, MARC ou ABNT; Títulos Relacionados;
4. Dados da obra: informações resumidas de identificação do item (subtítulo, se houver, autor, editora e ano);
5. Material: especifica o tipo de material, se livro, audiovisual, periódico, etc;
6. +Disponibilidade: apresenta as bibliotecas que possuem exemplares do material. Os nomes das bibliotecas são apresentadas em cores.
Legenda: Verde: possui exemplar(es) disponível(is) para empréstimo;
Vermelho: possui exemplar(es) já emprestados;
Azul: possui exemplar(es) apenas para consulta local;
Laranja: possui exemplar(es) reservado(s).
Voltar: botão disponível no final da página, que retorna para a lista de resultados anterior;
7. Adicionar na lista: esse recurso fica disponível apenas se o usuário estiver logado em sua conta. Tem a finalidade de adicionar um ou mais títulos à cesta do usuário e que poderá(ão) ser enviado(s) por e-mail, impresso(s) ou ainda adicionado(s) à uma lista específica do usuário, denominada Minha Biblioteca, podendo ser de privacidade pública ou privada. Mais informações na seção 1.7.2 deste manual.
4.1 EXIBIÇÃO DE RESULTADO ÚNICO OU DETALHE DO TITULO
Ao clicar sobre o título de uma das obras da lista de resultado, ou, caso a pesquisa tenha retornado um único resultado, o OPAC exibirá mais informações a respeito do item, bem como de seus exemplares, possibilitará o envio dos dados da obra por e-mail e ainda poderá habilitar funções de comentários e resenhas, se o usuário estiver logado em sua conta. O item poderá ser visualizado pelas opções Ficha, MARC, ABNT e Dublin Core, Registros Relacionados. As funcionalidades Adicionar na lista e Reservar/Emprestar também ficam disponíveis nessa tela.
FIGURA 17 – EXIBIÇÃO ÚNICO OU DETALHE DA OBRA
A seguir as quatro formas de visualização: Ficha, MARC, ABNT, Dublin Core e Registros relacionados.
FIGURA 18 – VISUALIZAÇÃO FICHA
FIGURA 19 – VISUALIZAÇÃO MARC
FIGURA 20 - VISUALIZAÇÃO ABNT
FIGURA 21 – VISUALIZAÇÃO DUBLIN CORE
FIGURA 22 – REGISTROS RELACIONADOS
4.2 GUIA DE EXEMPLARES
Os exemplares apresentam as seguintes informações em Relação à Situação:
- verde – exemplar(es) disponível(is) para empréstimo;
- vermelho – exemplar(es) emprestados (a data de devolução prevista é apresenta ao lado);
- azul – exemplar(es) para consulta local;
- laranja – exemplar(es) Reservado(s)
Veja também: Manual OPAC Alexandria
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