Secretaria Municipal de Cultura

Terça-feira, 8 de Outubro de 2024 | Horário: 14:40
Compartilhe:

Casa de Cultura Municipal de Campo Limpo completa 10 anos de serviços em prol da comunidade

Comemorações, apresentações artísticas e a presença animada da população do território marcaram a comemoração dos 10 anos da Casa de Cultura Municipal de Campo Limpo, localizada no Jardim Bom Refúgio.
Aniversário da CCM de Campo Limpo leva cultura e diversão para o território. Imagem: [Reprodução/Thayna Pais]

Por Luiza Santos

A Secretaria Municipal de Cultura celebrou os 10 anos da Casa de Cultura Campo Limpo - Dora Nascimento, situada na Zona Sul da capital paulista. O equipamento público foi inaugurado em 26 de setembro de 2014, um acontecimento que mudou a realidade do território e democratizou a cultura na região. 

No dia 28 de setembro, a Casa de Cultura Dora Nascimento contou com apresentações musicais, capoeira, dança, atividades recreativas para as crianças e mostras artísticas dos próprios oficineiros do espaço em celebração à primeira década de existência do espaço e dos serviços prestados aos munícipes campo-limpenses.
  
Cláudio Paulino da Silva (conhecido como Mestre Cláudio) dá aulas de capoeira na CCM de Campo Limpo e evidencia a importância do lugar para a comunidade: “É um processo de acolhimento de aculturação magnífico. Hoje, a gente tem aqui mais ou menos uns 40 alunos de capoeira que participam das aulas frequentemente”. Mestre Cláudio também argumenta que o espaço cultural é importante para a luta contra a marginalização da capoeira.

Com mais de 15 apresentações na programação especial de aniversário, a Casa de Cultura Municipal de Campo Limpo reafirma seu compromisso em trazer cultura e lazer para o território. “Pensar no aniversário é pensar em uma comunidade. Então, antes de montar a programação artística, eu pensei nas pessoas. O que elas precisam aqui na Casa. Elas vão vir assistir a um show, mas o que elas podem fazer aqui?”, explicou Fabiana Santos, gestora do equipamento cultural há 2 anos.

A programação especial também contou com atividades para a primeira infância. Imagem: [Reprodução/Thayna Pais]

O evento teve o apoio de Calisto do Carmo, Keven Rocha, Step Filgueira e dos Jovens Monitores Culturais do espaço, que estiveram presentes durante todo o processo para que ocorresse a comemoração dos 10 anos da Casa de Cultura Campo Limpo. 

“A gente tentou pegar tudo o que tem no ano inteiro. Todas as oficinas, todo o planejamento. Tudo para uma população que já frequenta a casa”, ressalta Keven. Sobre o evento, Calisto afirma que “é sempre muito gostoso ter a casa cheia, ter pessoas usufruindo desse espaço, ter várias atividades rolando e entendendo que a comunidade vê esse espaço como uma possibilidade de enfim se recolher um pouco da vida lá fora, de se alegrar. Então é gostoso ver isso acontecendo.” 

Com uma interação predominantemente animada, o evento durou 11 horas. Maria Aparecida Laranjeira, moradora da região, é frequentadora assídua do equipamento cultural e estava presente na celebração. Segundo ela, a Casa de Cultura Municipal de Campo Limpo é muito importante para o território e para a comunidade:“[É importante] reforçar esse lugar de um lazer que é acessível, que é aberto para o público. É a implementação de uma política pública cultural, então eu acho legal quando a gente pensa em descentralizar as ações culturais em São Paulo”.

Para conferir a programação da Casa de Cultura Municipal de Campo Limpo, acesse o link da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
 

collections
Galeria de imagens