Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025 | Horário: 10:19
Compartilhe:

Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra completa 23 anos de arte, conexão e cultura no território de Santo Amaro

Com apresentações dos artistas Jane e Herondy, Zé de Zilda, Trio Golada e Néli Araújo Silveira, a comemoração do aniversário do espaço cultural agitou os moradores da região

Artistas e munícipes criaram um ambiente de lazer e cultura durante a comemoração. Na imagem: Lucas, do Trio Golada, se apresenta na CCM Júlio Guerra [Foto: Sangois]

No último dia 15 de janeiro, o território de Santo Amaro completou 475 anos de existência. Considerado um dos principais polos culturais da capital paulista, a região foi palco de importantes momentos de efervescência artística e, há mais de 20 anos, acolhe as Casas de Cultura Municipais de Santo Amaro (Júlio Guerra e Manoel Mendonça). Para celebrar a data e a importância desses espaços culturais, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo, por meio dos Núcleos das Casas de Cultura Municipais, preparou uma programação repleta de arte para os munícipes da região.

Localizada no coração da Praça Floriano Peixoto, a Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra comemorou 23 anos de atividade. Construído em 1929, o prédio histórico que abriga o equipamento cultural já foi palco de muitas histórias e se funde com a memória do bairro. Da subprefeitura de Santo Amaro ao Paço Júlio Guerra, o espaço protagonizou momentos importantes no território, e como Casa de Cultura Municipal não seria diferente. No último dia 18 de janeiro, os moradores do bairro celebraram o aniversário da casa.


Jane e Herondy apresentaram canções marcantes para a dupla. [Foto: Thayna Pais] 

As comemorações se iniciaram com uma apresentação de Jane & Herondy, que estiveram pela primeira vez na Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra.“Nós já fizemos apresentações em muitas Casas de Cultura, porque é o tipo de trabalho que gostamos de fazer. A gente entra em contato com nosso público e estou muito feliz de estar aqui”, afirmou Jane que, ao lado de Herondy, cantou grandes sucessos da carreira da dupla, como “Não se vá” e “Por Favor, Amor”. O público presente vibrou e cantou as canções que marcaram uma época. 

Em seguida, o forrozeiro Zé de Zilda convidou o Trio Golada para uma apresentação animada e repleta de forró, baião e músicas nordestinas. Os munícipes apreciaram o espetáculo enquanto dançavam e cantavam ao som do grupo. O público total que abraçou desde o início até o fim das atrações especiais de aniversário do equipamento municipal foi de mais de 280 pessoas.

“Aqui na Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra, acontece uma mistura de ritmos. Isso é muito importante, tanto para a região de Santo Amaro, quanto para a cultura brasileira.” - Lucas Santos, integrante do Trio Golada

Natural de Carira, Sergipe, o vaqueiro Zé de Zilda reside em Santo Amaro há 22 anos e afirma que um de seus maiores objetivos é divulgar a cultura nordestina na capital paulista: “para mim, cantar no aniversário da Casa, nessa festa maravilhosa, é um presente. Agora, daqui pra frente, vamos nos espalhar por toda Cidade de São Paulo”.


MPB, forró e sertanejo foram os ritmos mais tocados durante o evento.  [Foto: Thayna Pais]

No Trio Golada, pai (Genivaldo), mãe (Marlúcia) e filho (Lucas) se uniram para fazer música e difundir a cultura nordestina. “Para mim, [tocar no aniversário da CCM Júlio Guerra] é a maior riqueza do mundo, é um prazer. Qualquer oportunidade que a gente tem dentro do forró musical, é uma maravilha. Isso aí é tudo na vida”, afirma Genivaldo, que ingressou na música aos 10 anos.

Com o Baile de Reencontro, Néli Araújo Silveira finalizou o evento trazendo o melhor da música sertaneja para o aniversário de 23 anos da Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra. 

 

Por Luiza Santos / Revisado por Luiz Lima e Enzo Sapio

collections
Galeria de imagens