Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 28 de Março de 2025 | Horário: 11:01
Compartilhe:

Centro Cultural Tendal da Lapa recebe Festival de Solos Circenses de 27 a 30 de março

Dez apresentações de circo chegam de forma especial ao centro cultural, gratuitamente e sem retirada de ingressos

"Viktor e Brutus", da companhia The Pambazos Bros. (Foto: Divulgação)

São Paulo, 26 de março de 2025 –  A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, continua as celebrações do Dia Mundial do Circo com o Festival de Solos Circenses no Centro Cultural Tendal da Lapa, entre os dias 27 e 30 de março, com horários a partir das 10h e até 19h30. Ao todo, são dez apresentações de artistas solos profissionais da linguagem circense com classificação livre para todos os públicos e gratuito.

No dia 27 de março, nesta quinta-feira, a programação conta com três espetáculos que exploram diferentes linguagens artísticas. Às 14h, "Chuteira Preta FC", de João Aguiar, aborda a relação entre futebol, infância e imaginação, misturando circo e artes cênicas. Em seguida, às 16h30, "Viktor e Brutus", da companhia The Pambazos Bros, apresenta a trajetória de um showman, de números com animais selvagens, em decadência e sua tentativa de adestrar uma arara rebelde. O dia se encerra às 19h30 com "Amálgama - Cabaré dos Solos", espetáculo que reúne performances circenses individuais e coletivas, mesclando dança e teatro em seus números.


“AsPirações”, de Laura Faleiros. (Foto: Divulgação)

Dia seguinte, na sexta-feira (28), a programação tem início às 10h com "Figaza Show", de Painé Santamaria, um espetáculo de circo de rua que combina malabarismo, música ao vivo, palhaçaria e bolhas de sabão gigantes. Às 14h, "AsPirações", de Laura Faleiros, apresenta um solo circense no qual a personagem é a personificação da Loucura, reivindicando seu direito à contemplação. Posteriormente, às 16h30, "Você já viu isso?", da Cia Gravidade Virtual, propõe uma narrativa baseada em desafios e superação, com o personagem lidando com os diferentes desafios que os objetos presentes em sua mala possam gerar. O último espetáculo do dia, "Tarantula Transita", da Vulcânica POkaropa, ocorre às 18h e aborda, com muito humor, bambolês, malabares, mágicas e bonecos, a luta para conseguir o que deseja, enfrentando qualquer tipo de adversidade.

Com duas programações, o sábado (29) conta com "MCirco", às 17h30, de Artur Faleiros, que une elementos do rap e do circo em uma apresentação que transita entre a realidade e a ficção; e às 19h, com "Renovada", de Marina Viski, que utiliza a acrobacia aérea e de solo como metáfora para mudanças e transformações, promovendo uma reflexão sobre a liberdade de expressão e a diversidade das experiências humanas.


"Eletrocircus", de Carol Rigoletto. (Foto: Divulgação)

Por fim, a programação especial do Festival de Solos Circenses da Semana do Circo, no Centro Cultural Tendal da Lapa, acontece no dia 30 de março, às 17h30, com "Eletrocircus", de Carol Rigoletto. O espetáculo une a tradição circense à música eletrônica, marcando os 20 anos de carreira da artista e proporcionando um desfecho dinâmico e envolvente para o evento.

A programação para a Semana do Circo pode ser conferida clicando aqui. A agenda completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.
 
Serviço
Festival de Solos Circenses

Dias 27 a 30 de março
Classificação: Livre
Horários Múltiplos
Local:
Centro Cultural Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca
Veja a programação completa aqui.

collections
Galeria de imagens