Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 3 de Março de 2025 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Chegada de novos aparelhos sonoros geram impacto positivo nas Casas de Cultura Municipais de São Paulo

A partir de fevereiro, todas as Casas de Cultura terão uma nova aparelhagem de som e técnicos especializados para auxiliar os eventos sediados nos espaços

São Paulo, 03 de março de 2025 -  A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, instalou em todas as Casas de Cultura Municipais da Cidade de São Paulo em atividade um novo sistema de sonorização. Agora, além de um conjunto de aparelhos sonoros profissionais, todas contam com a presença de um técnico de som especializado. A Casa de Cultura Butantã foi a primeira a receber os novos sistemas de som, em dezembro de 2024.

De acordo com Danilo Leite, gestor da Casa de Cultura Butantã, o processo de chegada e adaptação dos novos equipamentos sonoros ocorreu de maneira precisa e pontual: “As Casas de Cultura receberam equipamentos de sonorização de primeira qualidade, isso ajuda muito no trabalho e no processo de curadoria. A gente consegue dar uma qualidade [sonora] digna do talento dos artistas que recebemos aqui”, afirma o gestor do equipamento cultural.

A chegada dos materiais sonoros também permite maior liberdade para a execução de planejamentos no equipamento público: “Agora a gente consegue se organizar de uma maneira mais precisa e focar no que devemos fazer,  que é a parte de curadoria e relacionamento com os artistas, além do atendimento ao público”, destaca o gestor.

Equipadas com sistemas de som completos e de última geração, todas as Casas de Cultura Municipais contam com uma mesa digital que permite gravação, além de uma ampla variedade de microfones, adequados para diferentes tipos de apresentações. Através das cessões de espaço, artistas e grupos independentes do território têm a possibilidade de utilizar os novos equipamentos das Casas de Cultura Municipais em ensaios e apresentações realizados no local.

A questão de operacionalização técnica dos equipamentos sonoros é realizada por técnicos que acompanham todos os projetos nas dezenove CCM 's da Cidade de São Paulo e auxiliam nos eventos promovidos: “é uma questão muito técnica. Não adianta só ligar uma voz e violão numa caixa de som. Você tem os timbres da voz, os retornos, você tem que entender quantos decibeis estão chegando”, destaca Danilo Leite, que participou das montagens dos equipamentos nos anos anteriores.

Com os novos avanços, as Casas de Cultura estão mais preparadas para receber uma grande diversidade de projetos que movimentam a arte na Cidade de São Paulo. Através da cessão de espaços ou apresentação de propostas em contrapartida para editais, todos os munícipes podem usufruir dos novos aparelhos sonoros. 

collections
Galeria de imagens