Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

GALERIA CINE OLIDO - PROGRAMAÇÃO

CINEMA - SESSÃO DOCUMENTÁRIOS

Quartas e quintas-feiras, às 17h30
Entrada Franca

29 e 30/9
TOM ZÉ OU QUEM IRÁ EXPLODIR UMA DINAMITE NA CABEÇA DO SÉCULO?
- Carla Gallo  (Brasil, 2000, 48 min)
Investigar as diversas características da personalidade do músico e que compõem sua poesia. Carla Gallo, cuidadosamente, não recortou o pensamento de Tom Zé, permitiu que o seu "vaivém literário” não fosse descaracterizado.

06 e 07/10
INTRODUZINDO DRUM’N’BASS NO BRASIL
- (Brasil, 2004,50 min)
Direção: Fernanda Telles
Dj Patife, Dj Marky, Mad Zôo, Fernanda Porto, Xerxes, Ramilson Maia, Bruno E., Drumagick e muitos outros escreveram esse capítulo na história recente da música brasileira. Em cinco anos, depois de várias gravações, festivais, coletâneas, videoclipes, festas e flyers, muita coisa mudou. Conheça a trajetória curiosa de um ritmo que atravessou o Atlântico, encontrou na periferia de São Paulo um lugar de renovação e desenvolvimento musical e se espalhou pelo mundo.

HIP-HOP SP– (Brasil,1990, 11 min)
 Direção: Francisco Cesar Filho
Documentário realizado nos primórdios do movimento hip hop brasileiro. Revela a violência urbana de uma grande metrópole através da música, da dança e do grafite da juventude paulistana. Convidado para ser o filme de abertura do Festival Internacional de Oberhausen-91 (Alemanha), considerado o mais tradicional festival de curtas do mundo. O curta já foi exibido por emissoras de TV no Brasil (TV Cultura, TVE) e na Europa. Foi lançado em video-home pela Funarte, integrando a fita “Urbanos Paulistas”.

13 e 14/10
ONDE A CORUJA DORME
Direção: Márcia Derraik & Simplício Neto (52 min, 2001)
Bezerra da Silva vai "onde a coruja dorme". Dos morros cariocas e da Baixada Fluminense, vem uma das produções musicais mais interessantes: sambas feitos por trabalhadores, crônicas cáusticas mas bem-humoradas de compositores anônimos. Prêmio Aquisição MinC

20 e 21/10
SAMBA RIACHÃO (Brasil,86 min, 2004)
Direção: Jorge Alfredo
Dos primeiros mestres à Bossa Nova, da Tropicália à Axé Music, o samba como forma central da MPB. O filme pontua a história do samba com a trajetória de Riachão, 80 anos de idade. Malandro possuído pelo samba, cronista musical da cidade, Riachão vivenciou todas as transformações no mercado de música popular e dos meios de comunicação durante o século 20. Samba Riachão percorre os caminhos sinuosos da vida de um artista popular, negro, pobre e famoso.

Índice