Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025 | Horário: 15:34
Compartilhe:

Com música, dança e apresentações teatrais, o Férias Culturais encerra mais uma edição na Cidade de São Paulo

A iniciativa ocorreu nas 19 Casas de Cultura Municipais (CCMs) e no Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey e foi aberta para o público em geral, que participou de atividades lúdicas e educativas desenvolvidas nos espaços culturais.

 

Arte, cultura e diversão formaram um ambiente descontraído para os munícipes. Na imagem: O artista Du Kammargo brinca com crianças durante o Teatro de Fantoches. [Foto: Thayna Pais]


O projeto Férias Culturais, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura desde 2024, é uma iniciativa gratuita que promove cultura, diversão e entretenimento durante o período de férias escolares. O Férias Culturais aconteceu entre os dias 09 e 24 de janeiro, promovendo atividades culturais gratuitas para primeira infância, crianças  e adolescentes. Só nos dois primeiros dias de atividade, em janeiro deste ano, mais de 5 mil crianças e adolescentes participaram ativamente das dinâmicas desenvolvidas pelo programa. No total, foram 14.534 crianças atendidas nesta edição.

Com apresentações de teatro, espetáculos de mágica, música, dança e contação de histórias, munícipes e artistas criaram um ambiente de lazer, arte e diversão nas Casas de Cultura Municipais de São Paulo. Para Du Kammargo, ator que realiza apresentações no programa desde a sua primeira edição, “é louvável a iniciativa de ter esse trabalho para a comunidade, para as crianças.  O projeto está funcionando e é muito legal fazer parte de algo tão grandioso”.


“O Férias Culturais é um projeto maravilhoso. Inclusive, meus filhos já participaram. Eu acho que é uma ótima iniciativa”,  afirma o músico William Filho, que se apresentou ao lado de Du Kammargo. “Às vezes, as crianças não têm o que fazer nas férias, não têm onde brincar. Aqui, as crianças se divertem, possuem acesso ao teatro e a música”, conclui o artista.

A interação entre as crianças participantes foi um dos pontos fortes do projeto. [Foto: Thayna Pais]


Durante a programação, as crianças também participaram de práticas educativas com monitores que acompanharam as atividades desenvolvidas diariamente, entre às 10h e às 17h. Na Casa de Cultura Municipal Raul Seixas, em Itaquera, a munícipe Renata Borto levou a filha Sabrina para participar do Férias Culturais: “ [o projeto] é bom para entreter as crianças. Elas fazem amizades, gastam energia e fazem o que a criança precisa. Ela [Sabrina] está amando, participou de tudo.
 

“Nós somos um tijolinho dentro dessa construção que é o Férias Culturais. São muitas equipes trabalhando nos bastidores para fazer o projeto acontecer.”
- Du Kammargo, ator.


Para além das atividades culturais, o Férias Culturais promoveu a importância de espaços descentralizados que incentivem a participação popular em atividades artísticas e educativas.

Devido ao sucesso do programa e visando às próximas férias escolares, no mês de julho, o programa Férias Culturais voltará às atividades nas Casas de Cultura Municipais, com uma data a ser lançada em breve. Fique de olho nos canais oficiais nos canais oficiais  das Casas de Cultura Municipais e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa para mais informações.

collections
Galeria de imagens