Secretaria Municipal de Cultura

Confira a programação do último dia do Festival Arquivo Aberto

AHM abre o FAA 2024 com grandes nomes em palestras, oficinas e shows no dia 29/11

Clique aqui para baixar a programação completa em PDF.

 

Sábado, 30/11 - Programação Completa
 

Arquivo Nômade: Jardim da Luz, com Mariana Garcia e Wipsley Mesquita do Núcleo Educativo do AHM

Horário: 9h30 às 11h30*

Local de encontro: Hall do AHM - caminhada pelo entorno

Tendo como eixo central a relação do AHM com seu território e comunidade, essa ação educativa focaliza o Jardim da Luz, primeiro parque urbano de São Paulo. A criação de espaços de lazer e a importância das áreas verdes na cidade serão temáticas abordadas durante a atividade. Também será discutido o histórico do parque justaposto ao contexto de expansão urbana da capital, especialmente nos bairros da Luz e Bom Retiro, através da apresentação de documentação presente no AHM e uma caminhada de imersão e reconhecimento do parque.

*Inscrição prévia aqui.

Relatos sobre Conservação de papel no Japão, com Caetana Britto

Horário: 9h30 às 10h30

Local: Auditório do AHM

Palestra relatando a viagem de pesquisa sobre conservação realizada no Japão no final de 2019 entrevistando curadores, conservadores e artistas e visitando museus, arquivos e bibliotecas.

Caravana Lúdica de jogos do mundo, com Caravana Lúdica

Horário: 10h às 16h 

Local: Área externa do AHM

A Caravana Lúdica apresenta ao público jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido, tinta e pirógrafo, em busca da difusão do conhecimento e da vivência desse patrimônio da humanidade em espaços de acesso público. Crianças, adultos e idosos podem se divertir com jogos africanos, europeus, asiáticos e ameríndios, que colaboram para o desenvolvimento cognitivo e social humano, criando um espaço para a troca de experiências entre diferentes gerações e grupos sociais.

Memórias do Comércio no Bom Retiroconstrução conjunta Sesc Bom Retiro, Sesc Memórias e pesquisadores Jung Yun Chi, Gabriel Neistein e Paula Janovitch.

Horário: 10h30 às 13h30*

Local: Início no Sesc Bom Retiro

Um passeio a pé pelo Bom Retiro, saindo do Sesc Bom Retiro e terminando no Arquivo Histórico Municipal. O roteiro contemplará as memórias do comércio no Bom Retiro, entendendo a importância deste setor para formação do bairro, suas interfaces com a migração de diversos povos para o território e, consequentemente, com a sua multiculturalidade.
*INSCRIÇÕES a partir de 05/11 (terça-feira), às 14h até 8/11 (sexta-feira) às 18h – [INSCRIÇÕES ENCERRADAS]
LISTA DE ESPERA: 5 a 12/11 [ENCERRADA]

Arquivos de arquitetura: a produção documental e o tratamento arquivístico dos Processos de Licenciamento de Obras Particulares, com Arquivo Municipal de Rio Claro representado por Carolina Suzuki (Coordenadora de Difusão do Acervo), Monica Frandi Ferreira (Superintendente do APHRC) e Talita Basso (Coordenadora de Arquivo Permanente) 

Horário: 10h30 às 12h30

Local: Auditório do AHM

Promover o debate conceitual e compartilhar práticas de preservação, organização, acesso democrático e ampla difusão de acervos constituídos de documentação produzida e acumulada no desempenho das funções públicas e administrativas, e nas atividades de profissionais cuja atuação esteja relacionada à produção e à transformação do espaço, em diversas escalas. Contando com a participação de usuárias(os) e da comunidade arquivística, a expectativa da equipe do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro é que o percurso reflexivo proposto contribua na identificação de referencial comparativo de melhores práticas no tratamento técnico de documentos de arquitetura, em conformidade com os princípios arquivísticos e em consonância com os dispositivos jurídicos em vigor no Brasil, assim como as resoluções do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

Fotografia e arquivologia para crianças: O Grande Livro de Pequenas Histórias - Criando álbuns de infâncias, com Samanta Ortega

Horário: 11h às 12h*

Local: Sala 23 do AHM

Vamos incentivar as crianças a imaginar as experiências de infâncias do passado através da montagem de um álbum de fotografias utilizando imagens de crianças do acervo do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo. Na atividade, crianças e adultos irão produzir um álbum de fotografias e memórias e aprender sobre técnicas de impressão e reprodução de fotografias de uma forma simples e divertida.

*inscrição prévia aqui

Laboratório “Numis o quê?”, com MUB3, representado pelo educador Fabio Aristóteles e a pesquisadora Juliana Carminhola

Horário: 11h às 12h30*

Local de encontro: Sala 26 do AHM

No Laboratório “Numis o quê?”, uma atividade divertida aos moldes de um jogo, os participantes são convidados a vivenciarem a experiência da pesquisa em acervos enquanto descobrem sobre a Numismática, área de conhecimento que investiga cédulas, moedas e medalhas, ampliando seu repertório sobre moeda e incentivando a interpretação multicultural de padrões monetários. 

*inscrição prévia aqui

Quando o Tango Encontra o Klezmer, com Klezmer Três Rios e Ernesto Honigsberg

Horário: 13h30 às 14h30

Local: Área externa do AHM

Nesta apresentação, Ernesto Mifano Honigsberg e a Banda Klezmer Três Rios conduzem o público por uma viagem pelas histórias de vida e obra musical de Ernest Hönigsberg (1908-1982), maestro romeno e intérprete de tango, nascido em uma família de músicos judeus em Vijnitz, Império Austro-Húngaro, e de Rosa Porozovska (1917-1992), ativista política, cantora ídiche e professora de esperanto de Bialystok, Polônia. Rosa e Ernest se conheceram e se juntaram durante a Segunda Guerra Mundial na URSS, onde sobreviveram juntos ao Holocausto graças às suas atuações musicais. Depois desse trágico período, se refugiaram no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, após breve temporada na Europa e uma década vivendo em Montevidéu, no Uruguai. Todos esses momentos e deslocamentos serão esmiuçados na apresentação. Talvez por conta da destruição dos lugares de seu passado pelos nazistas, Rosa se tornou uma intensa acumuladora, e é nas "caixas de memórias" que ela guardou que foram encontrados os tesouros que possibilitam esse show: fotografias, cartas, diários e documentos variados. Dentre eles, nove composições inéditas de Ernesto - entre tango e klezmer. É a partir do reavivamento dessas melodias e dos documentos do Arquivo Hönigsberg, cujo conteúdo vem à tona depois de pelo menos três décadas, que esta apresentação se constrói. É um show sobre memória. Somam-se a ela a tradição e a paixão, a destruição e os recomeços. A música amarra tudo isso, sendo a condutora dessa viagem.

Narrativas de si: ausências e presenças em acervos pessoais, com Livia Maria Orsati Clara  e Julia Kumpera

Horário: 14h às 16h

Local: Sala 23 do AHM*

Se você pudesse reunir em um acervo os objetos que simbolizam suas memórias afetivas, o que escolheria? Esta oficina propõe uma reflexão sobre as histórias que compõem um acervo pessoal visando ampliar as discussões sobre os gestos em direção à nossa própria memória. No primeiro momento, discutiremos o que é e como se constitui um acervo, abordando alguns casos. No segundo momento, fabularemos sobre os nossos próprios acervos, a partir de exercícios criativos. A atividade se encerra com um debate sobre as presenças e ausências nestes acervos - quais são as marcas sociais, temporais e espaciais que atravessam a seleção deste conjunto imaginado.

*inscrição prévia aqui

90 anos da Revista do Arquivo Municipal (RAM), com Fernanda Ferreira Boschini (IFSP), Sueli S. S. Batista (FATEC)

Horário: 14h às 15h30

Local: Auditório do AHM*

As pesquisadoras, parte do Núcleo de Pesquisa em História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica (NUPHMEPT), convidam para uma conversa sobre os 90 anos da Revista do Arquivo Municipal (RAM), um marco na história cultural e acadêmica de São Paulo.

Publicada desde 1934 até os dias atuais, a RAM antecede a criação do Departamento de Cultura da cidade, sendo uma iniciativa pioneira na difusão da história e cultura paulistana. O periódico tornou-se uma referência indispensável para pesquisadores e estudiosos interessados em temas territoriais, culturais, sociais, antropológicos, artísticos e históricos. Para comemorar os 90 anos da Revista, uma edição especial será publicada em 2025.

Neste bate-papo, as pesquisadoras destacam os 90 anos da RAM, incentivando, por um lado, que os participantes também compartilhem relatos acadêmicos e pessoais sobre a publicação e seu impacto ao longo de quase um século e, por outro, que novos leitores descubram esta emblemática revista. Venha celebrar e refletir sobre o legado desse patrimônio documental e cultural da cidade de São Paulo.

Laboratório sobre experiências de coletivos de memória e acervos comunitário - Eixo Educação Patrimonial, com Passeando pelas Ruas; Bom Retiro é o Mundo; Baixada do Glicério Viva

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Sala 26 do AHM

O "Laboratório sobre experiências de coletivos de memória e acervos comunitários" é uma série de encontros que reúne coletivos diversos para compartilhar práticas e metodologias de preservação, conservação e difusão de memórias de grupos invisibilizados no contexto da administração pública. Além de valorizar essas iniciativas, o encontro também permite discutir a construção da história da cidade, promovendo uma reflexão sobre a essência e os critérios dos acervos salvaguardados pelo próprio Arquivo Histórico Municipal. Essa abordagem busca ampliar as narrativas preservadas, questionar as omissões e fortalecer o diálogo em torno de uma memória mais inclusiva e plural.

No eixo "Educação Patrimonial," os coletivos Bom Retiro é o Mundo, Passeando pelas Ruas e Baixada do Glicério Viva apresentarão suas práticas educativas, destacando a relação com as especificidades territoriais de suas comunidades. A atividade promoverá um espaço de diálogo onde serão compartilhadas metodologias educacionais e processos de mapeamento comunitário que orientam e fundamentam as ações desses grupos. Essa troca permitirá explorar como o trabalho de educação patrimonial contribui para o fortalecimento do senso de pertencimento, valorização do patrimônio local e engajamento da comunidade na preservação de sua história e identidade cultural.

Música do folclóre latinoamericano, com LIBERTAT

Horário: 14h30 às 15h30

Local: Área externa do AHM

O grupo LIBERTAT conta, por meio da música de países latinos, parte da história que muitos povos imigrantes que chegam ao Brasil carregam em suas malas e que se misturam nessa vivência. Buscando retomar e valorizar a memória, tradições e riquezas que as diversas culturas latinas têm no território, o grupo apresenta canções de domínio publico ou de autores desconhecidos da Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Paraguaie Chile, em formação que mescla instrumentos regionais com instrumentos sinfônicos. As canções serão apresentadas em arranjos com instrumentos como charango, zampoña, quena, bombo, violoncelo e vibrafone.

Histórias que trazemos na mala + Roda de conversa, com Linda Derviche Blaj e Roberta Alexandr Sundfeld do Museu Judaico de São Paulo

Horário: 15h30 às 16h30

Local: Auditório do AHM

“Histórias que trazemos na mala” é uma série animada do Museu Judaico de São Paulo e da Sapoti Projetos Culturais. Com objetos, documentos e fotografias que fazem parte do acervo do Museu, que são o ponto de partida para as histórias, a animação traz a história de Debora, uma menina skatista paulista, e conta a histórias de imigrantes judeus que vieram para São Paulo. Logo após a exibição teremos uma roda de conversa com representantes do Museu Judaico de São Paulo.

Caporales: Dança e Tradição Boliviana, com Fraternidade Caporales 

Horário: 16h às 17h

Local: Área externa do AHM

Uma celebração vibrante e colorida da rica herança cultural da Bolívia. Com raízes profundas na história e tradição dos Andes, o Caporales é uma dança folclórica que combina ritmo, energia e espiritualidade. Este evento reúne dançarinos, músicos e entusiastas da cultura boliviana para uma experiência inesquecível, onde trajes deslumbrantes, movimentos dinâmicos e a batida contagiante dos "cascabeles" criam uma atmosfera de alegria e devoção. Venha mergulhar na tradição boliviana, apreciar a beleza desta expressão artística e celebrar a diversidade cultural que faz do Caporales uma dança única e emocionante.

Diálogos entre acervos e edifícios, com Juliana Bechara Saft (IFSP), Elisabete Ribas (IEB - USP) e Cecília Kappler (AHM)

Horário: 16h30 às 18h

Local: sala 26 do AHM

O bate-papo com profissionais, acadêmicos e entusiastas da preservação a discutir os desafios e as práticas nas relações entre a conservação arquitetônica e a preservação de acervos históricos. Durante o encontro, as profissionais compartilharão suas experiências e práticas no tratamento de edifícios de valor histórico, destacando as metodologias de preservação, os dilemas éticos e os impactos da modernização sobre o patrimônio.

Acondicionamento com técnica de origami, com Gabriela Gagliani e Heloisa da Costa do AHM

Horário: 16h30 às 18h30*

Local de encontro: Sala 23 do AHM

Vamos discutir o papel do origami na conservação de documentos e criar embalagens perfeitas para armazenar slides e pequenos itens de maneira prática e segura.

*inscrição prévia aqui

Parque São Jorge no processo de desenvolvimento social do bairro do Tatuapé e da região leste de São Paulo, com Fernando Wanner

Horário: 17h às 18h30

Local de encontro: Auditório do AHM

Neste encontro, o Memorial Corinthians, com a apresentação do curador Fernando Wanner, proporcionará uma roda de conversa onde os participantes poderão explorar o papel fundamental de Antonio Pereira, principal fundador do clube, nascido em Açores, Portugal. O debate também abordará as passagens do Corinthians por suas sedes administrativas durante períodos de estruturação, as grandes conquistas históricas da era de ouro e como esses momentos prepararam o clube para a chegada ao Parque São Jorge, no Tatuapé. Será uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre a história do Corinthians e refletir sobre os marcos que moldaram sua trajetória.

NHE'ETIMBÓ, com  JUÃO NYN

Horário: 17h às 18h

Local de encontro: Área externa do AHM

NHE’ETIMBÓ é show do álbum musical de mesmo nome, todo cantado em Tupi. Disco solo de estreia do artista Potyguara Juão Nyn, com produção de Guilherme Kastrup e beats eletrônicos de Nelson D.,  lançado em agosto de 2024. Pesquisando a cultura do próprio povo, baseando-se na espiritualidade do Ka’atimbó - cosmovisão que já foi enquadrada como feitiço e significa fumaça da mata/erva, Juão decide cunhar o conceito original de: “VOZ, FUMAÇA DE CORPO”, que é a livre interpretação do neologismo NHE’ETIMBÓ.

Onde houver céu, com Núcleo Artístico Marcus Moreno

Horário: 18h às 19h*

Local: Saguão do AHM

*Ingressos gratuitos aqui.

Esta obra parte de memórias corporais individuais, encontros sensíveis e desejos de transformação para a criação de memórias coletivas inventadas e acionadas pela fisicalidade. Dançamos o agora para materializar imagens daquilo que em nós é passado, apontando para o futuro, de um mundo que começa do meio e nunca pára de começar. 
 

Que lindo cenário, o Samba do Bule canta o IV Centenário, com Samba do Bulê

Horário: 19h às 20h

Local: Área externa do AHM

Este espetáculo leva o olhar ao IV Centenário de São Paulo, celebrado em 1954, um momento em que o samba se consolida como uma expressão cultural da cidade. Importantes nomes marcaram o período, como o compositor Geraldo Filme, bem como os cordões que iriam se transformar em escolas de samba, como a tradicional Camisa Verde e Branco, que realizou seu primeiro desfile, em 1954, justamente na comemoração do IV Centenário de São Paulo.

Ocupação INDEX, com Bruno Trchmnn, Juliana R, Allyson Amaral, Afonso Costa, Inés Terra e Julia Teles

Horário: 19h às 20h

Local: Auditório do AHM

A Ocupação INDEX consiste na exibição de vídeos e performances produzidos durante o Festival INDEX 2024, oferecendo uma oportunidade única para revisitar e vivenciar algumas das obras apresentadas no evento. Durante a ocupação, serão exibidos registros de performances e colaborações que exploram a interação entre som, corpo e imagem.

Bruno Trchmnn e Juliana R no AHM
Como parte do INDEX, a Leviatã convidou Juliana R e Bruno Trchmnn para uma sessão de gravação no Arquivo Histórico Municipal, colocando em relação a arquitetura de Ramos de Azevedo e o som em um vídeo dirigido por Iago Mati e Dolores. O trabalho traz ainda ao primeiro plano a acessibilidade, em parceria com o Coletivo Desvio Padrão, com libras e áudio descrição que por si só são uma própria poesia.

Allyson Amaral e Afonso Costa no AHM
Vídeo gravado e dirigido por Iago Mati e Dolores a partir da improvisação em dança de Allyson Amaral e Afonso Costa no Arquivo Histórico Municipal, evidenciando a arquitetura de Ramos de Azevedo e seu patrimônio edificado enquanto relaciona corpo, dança e arquitetura e reforça a importância da documentação histórica da cena artística de São Paulo ao ocupar um local cujo compromisso é a própria preservação da memória.

TEIA
Inés Terra e Julia Teles
Teia é formada pela cantora Inés Terra e pela thereminista Julia Teles. Juntas, trabalham na relação entre um dispositivo eletrônico e vozes, em processos improvisados e composicionais. Em 2020 lançaram seu primeiro disco Teia, pela RKZ Records.

Festa de encerramento - Festa MEL

Horário: 20h às 22h

Local: Área externa do AHM

A cena de discotecagem desempenha um papel fundamental na luta pela visibilidade e inclusão da comunidade LGBTQIAP+. Ao criar espaços de celebração e resistência, a cultura dos DJs tem oferecido um ambiente seguro e de expressão livre, onde identidades podem ser vividas e reivindicadas sem medo de repressão. O show de discotecagem Mel, evento LGBTQIAP+ dedicada à euforia carnavalesca, à liberdade dos corpos, ao espírito brega, à catarse festiva e a remixes de ritmos populares do Brasil, é um exemplo vibrante de como esses eventos desafiam normas sociais e promovem a diversidade. Neles, a música se torna uma plataforma para ativismo, conectando arte e política. Além disso, a cena fomenta a construção de redes de apoio e afeto, fortalecendo o senso de comunidade e de pertencimento entre as pessoas LGBTQIAP+.

 

FESTIVAL ARQUIVO ABERTO 2024

Para mais informações acompanhe as redes sociais do AHM!
Saiba mais sobre as exposições e intervenções, clicando aqui.

Local: Arquivo Histórico Municipal - Praça Coronel Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro.
Entrada Gratuita e Acessível a todos os públicos.

Saiba o que rolou na primeira edição do Festival Arquivo Aberto 2023.