Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
De musical sobre Cássia Eller a workshop de yoga: Centros Culturais, Casas de Cultura e Bibliotecas recebem atrações especiais nesta semana

São Paulo, 15 de abril de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, traz atrações para os Centros Culturais, Casas de Cultura e Bibliotecas na quarta (16) e na quinta (17), além das programações especiais de Abril pra Dança.
Um musical sobre a carreira de Cássia Eller vai ser o destaque no Centro Cultural Grajaú, no extremo da zona sul, nesta quinta (17), contando em três atos o começo, o meio e o final da carreira de uma das maiores artistas do Brasil. Ainda na zona sul, um workshop de Yoga para Todos vai ser oferecido no Polo Cultural Chácara do Jockey, com adaptação das posturas para jovens e idosos com muita ou pouca flexibilidade.
Na Casa de Cultura São Rafael, na zona leste, a Orquestra Popular Jatobá traz uma apresentação nesta quarta (16) em homenagem a Luiz Gonzaga, que conta parte da vida do artista que revolucionou a música nordestina. Indo para o outro lado da cidade, a dança do ventre ganha o holofote com uma apresentação que será realizada na Casa de Cultura Santo Amaro, envolvendo dança tradicional arábe e aspectos da música e literatura do Oriente Médio, também para esta quarta (16).
Nas bibliotecas, algumas programações estão realizando desde o início do mês circuitos culturais com programações selecionadas que rodam as bibliotecas compostas pelo Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB). Nesta semana, por exemplo, o sarau literário “SarauZim”, especialmente infantil, abre um palco para as crianças protagonizarem o tipo de arte que querem, como cantar, dançar e brincar.
Os pontos de leitura também recebem programações rotativas. Nesta semana, alguns pontos terão a programação “Circopoético”, que mistura circo e poesia para crianças, passando em dois pontos de leitura: um na quarta (16) e outro na quinta (17).
A agenda completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.
Serviço:
Agenda da Semana
16 e 17 de abril
Múltiplos horários e locais
Veja a programação completa:
POLO CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY
Atração: Workshop de Yoga para Todos
Quando: 16/04 (Quarta) às 10h / Prédio 2
Onde: R. Santa Crescência, 323 - Ferreira
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: O objetivo geral do workshop é aplicar uma aula de yoga para todas as pessoas interessadas, com o diferencial que, para garantir a inclusão de todos os corpos, sejam flexíveis ou não, jovens ou idosos, usaremos ajustes das posturas baseados na biomecânica (estudo do movimento do corpo) e a observação das necessidades de cada participante.
CASA DE CULTURAL SÃO RAFAEL
Atração: Orquestra Popular Jatobá - Música
Quando: 16/04 (quarta) às 14h
Onde: R. Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A Orquestra Popular Jatobá homenageia o mestre Luiz Gonzaga através de um repertório com 10 músicas instrumentais e muita informação sobre a vida deste artista que revolucionou a música nordestina.
CENTRO CULTURAS NEGRAS
Atração: Um Despertar
Quando: 16/04 (Quarta) às 15h
Onde: R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Sinopse: Em Um Despertar, Eduardo Rozendo tem a intenção de despertar o público para o universo do aparentemente impossível. Por meio dos pilares fundamentais de mágica, música e humor, o espetáculo se propõe a realizar uma verdadeira proeza, dando vida ao que, à primeira vista, parece inalcançável. A presença do improviso é constante, levando em algumas situações a momentos inesperados e divertidos. A interação contínua com a plateia é um elemento essencial, buscando criar uma ligação participativa única com o público. Um Despertar surge após estudos no mundo da palhaçaria, explorando os universos clássicos ao contemporâneo e compreendendo as possíveis incorporações para um espetáculo de magia. Além disso, conduzi uma pesquisa musical, focando especialmente em músicas de jazz Dixieland (originado no início do século 20 em Nova Orleans).
CASA DE CULTURA MANOEL MENDONÇA - SANTO AMARO
Atração: Espetáculo Ventre-repente - Dança Árabe
Quando: 16/04 (quarta) às 16h
Onde: Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O espetáculo apresenta danças árabes do Oriente Médio - especialmente da África Árabe - em diálogos com a cultura do nordeste brasileiro. Destaca a dança do ventre tradicional e aspectos da música e literatura, evidenciando as afinidades e diferenças entre as ancestralidades destas culturas.
CASA DE CULTURA BUTANTÃ
Atração: NA MEDIDA DO POSSÍVEL - Dança
Quando: 17/04 (quinta) às 16h
Onde: Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: “NA MEDIDA DO POSSÍVEL” é um espetáculo de dança que se entrecruza com as linguagens da performance, música e percussão ao vivo. Tem como ponto de partida e processo criativo o improviso em tempo real, em um jogo de ação e reação que convida o espectador a se identificar com algumas situações abordadas do espetáculo e estabelece uma relação que une e desune artistas e plateia. O trabalho questiona a previsibilidade das atitudes dentro de um sistema que busca constantemente comandar nossas ações.
CENTRO CULTURAL GRAJAÚ
Atração: Eu Queria Ser Cássia Eller
Quando: 17/04 (Quinta) às 20h
Onde: R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Sinopse: Performance artística musical dividida em três atos simbólicos que narram o começo, meio e final da carreira de uma das maiores artistas do Brasil. Esse tributo mergulha nas memórias pessoais de Bárbara Braz, uma artista trans que teve sua vida entrelaçada pela de Cássia Eller. Através de seus textos e interpretações das músicas de Eller, ela se apresenta acompanhada pelos músicos Kurt Pfeffer na guitarra, Edu Camargo no baixo e Ygor Lealdini na bateria.
BIBLIOTECAS MUNICIPAIS
Atração: BebêLêteca com a Cia. Pé do Ouvido
Sinopse: Neste encontro dedicado à primeira infância, a Cia. Pé do Ouvido apresenta aos bebês e suas famílias dois contos cheios de ritmo e musicalidade. Entre as narrativas, a dupla de artistas interpreta cantigas tradicionais brasileiras e canções autorais. Além da contação de histórias, com duração de 30 minutos (ou duas sessões de 15 minutos), a Cia. realiza uma hora de mediação de leitura, convidando os bebês a conhecerem, de maneira lúdica e sensível, os livros do acervo da biblioteca adequados à faixa etária.
Classificação indicativa: Livre - Primeiríssima Infância
Duração: 90 minutos.
Quando: Dia 16 de abril às 15h - Biblioteca Ricardo Ramos
Atração: Território Artístico Imigrante: Contando América Latina - VISTO PERMANENTE
Sinopse: Visto Permanente - coletivo audiovisual e de confluência artística migrante apresenta mais um Território Artístico Do Migrante Itinerante pelas bibliotecas municipais da cidade de São Paulo, desta vez CONTANDO AMÉRICA LATINA! Narramos a América Latina pelas vozes de mulheres migrantes em São Paulo, vindas do Chile, Bolívia e Venezuela. Com contos e cantos sobre mar, trabalho e vida, elas resgatam tradições indígenas e femininas latino-americanas. Convidamos Beatriz Morales, Fran Castellar, Macarena Rozic e Renata Espoz para compartilhar histórias e músicas autorais e tradicionais, viajando por cantos de trabalho venezuelanos, resistência andina e contos musicados em espanhol e quéchua. O Território Artístico Imigrante convida à escuta dessas vozes que ecoam a diversidade cultural latino-americana na cidade.
Classificação indicativa: Livre - Crianças.
Duração: 60 minutos.
Quando: Dia 16 de abril às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Atração: Um amiguinho diferente! - Trupe Imagina como é
Sinopse: A história intitulada "O Amiguinho Diferente" narra a jornada de um menino que, ao descobrir que é autista, recebe de sua mãe um livro especial. Através dessa leitura, ele começa a compreender melhor o universo da neurodiversidade, aprendendo a valorizar as diferenças e a construir novas amizades baseadas no respeito, na empatia e na aceitação. Este conto foi criado para sensibilizar o público infantil sobre a importância da inclusão de pessoas neurodivergentes. De forma leve e divertida, promove um aprendizado significativo, permitindo que tanto crianças quanto adultos compreendam e interajam com naturalidade e afeto no mundo da neurodiversidade.
Classificação indicativa: Livre - Crianças.
Duração: 60 minutos.
Quando: Dia 16 de abril às 9h - Biblioteca Afonso Schmidt
Atração: Somos todos Chico Rei - Núcleo Preto de Artes Afro-diaspóricas
Sinopse: Embarque conosco nesta jornada emocionante pela vida de Chico Rei, o monarca africano cujo legado ecoa nas montanhas de Ouro Preto, Minas Gerais. “Somos Todos Chico Rei” revela a história de Chico Rei tal como é transmitida nos dias de hoje: a saga deste homem-rei que emergiu da África e conquistou a sua liberdade, bem como a de seus companheiros, através da aquisição de sua alforria com o ouro extraído das minas.
Classificação indicativa: Livre - Crianças.
Duração: 60 minutos.
Quando: Dia 16 de abril às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Atração: 2.0 REQUEBRAR - Diladim
Sinopse: Na intervenção “2.0 Requebrar”, o espaço cênico se converte em um vibrante cenário de celebração, onde a diversidade dos movimentos se entrelaça com as ricas sonoridades do funk. A performance exalta uma corporeidade vibrante, com movimentos cativantes que convidam o público a se perder e se redescobrir nesta experiência.
Classificação indicativa: Livre - Crianças.
Duração: 60 minutos.
Quando: Dia 16 de abril às 10h - Biblioteca Raul Bopp
Atração: Vozes Periféricas: Sarau de Surdes - Slam de Surdes
Sinopse: O Slam de Surdes é um coletivo que utiliza a poesia como manifesto poético, dando visibilidade à arte surda e promovendo a inclusão de diversas vozes, como a comunidade negra, feminista, LGBTQIAPN+, e de mães surdas.
A interpretação em Libras, no contexto deste sarau, vai além de uma simples tradução. As intérpretes de Libras não apenas traduzem as falas para a língua de sinais, mas também participam de forma cênica e artística, integrando a performance ao evento. Elas traduzem as poesias e falas dos participantes ouvintes para Libras, garantindo acessibilidade plena e promovendo uma troca inclusiva e enriquecedora entre o público surdo e ouvinte. A presença das intérpretes é fundamental para que o sarau seja uma experiência completa e acessível a todos.
Classificação indicativa: Livre - Jovens.
Duração: 60 minutos. Acessibilidade: Libras.
Quando:
Dia 16 de abril às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 17 de abril às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Atração: DANÇAS INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO - Grupo de Artes Dyroá Bayá
Sinopse: Performance de danças indígenas do alto Rio Negro, é uma proposta pensada com intuito de oferecer aos participantes um momento de encontro com a sua ancestralidade através dos movimentos de danças. Esses passos que foram ensinados pelo próprio Yurupari, o Deus da música, onde ele nos ensina a levar o nosso corpo de volta no nosso lugar de origem para o encontro com o nosso ancestral.
Classificação indicativa: Livre - Adultos.
Duração: 60 minutos.
Quando:
Dia 16 de abril às 14h- Biblioteca Malba Tahan
Dia 17 de abril às 10h - Biblioteca Milton Santos
Atração: A Biblioteca da minha infância com Penélope Martins
Mediador: Giba Pedrosa
Sinopse: O projeto "Biblioteca da Minha Infância" traz uma conversa com autores e autoras da literatura infantil sobre suas infâncias e suas primeiras relações com os livros, com a leitura e a oralidade. É um passeio sobre as infâncias e de como essas memórias afetivas permeiam as suas obras. Os relatos são previamente contados para o mediador que os transforma em textos de prosa poética. A partir daí são contadas as histórias em tons de humor, poesia e invenção.
Classificação indicativa: Livre - Adultos.
Duração: 60 minutos.
Quando:
Dia 16 de abril às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 17 de abril às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Atração: Circopoético - Mizael Alves
Sinopse: O espetáculo Circopoético mistura o riso com emoções, mistura a infância com o futuro, o brincar e o refletir. Consiste na junção de duas linguagens que Mizael Alvez, o palhaço Tóin-Tóin, traz a partir de seu repertório brincando com circo e poesia. O intuito é estabelecer uma brincadeira com o público tentando resgatar o repertório humano que cada ser traz consigo, repertório esse voltado para o imaginário circense e poético.
Classificação indicativa: Livre - Crianças.
Duração: 45 minutos.
Quando:
Dia 16 de abril às 14h - Ponto de Leitura Graciliano Ramos
Atração: SARAUZIM - Casa Poética
SARAUZIM (Sarau Infantil): é a festa da poesia para a molecada. Palco aberto, microfone nas mãos, crianças no centro como protagonistas da intervenção. Pode cantar, ler, recitar, brincar de trava-línguas, cirandar e dançar, de maneira espontânea, inclusiva e interativa. Com lirismo e alegria e muita poesia. Classificação indicativa: Livre - Crianças.
Duração: 60 minutos.
Quando:
Dia 17 de abril às 11h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Atração: Histórias de um Cavaquinho - Rafael de Barros
Sinopse: A livre adaptação da história inusitada sobre o choro “Brasileirinho”.
Vamos descobrir como o seu sobrinho e um Cavaquinho quebrado, ajudaram Waldir Azevedo a compor essa música tão importante para a cultura brasileira.
Classificação indicativa: Livre - Crianças.
Duração: 60 minutos.
Quando:
Dia 16 de abril às 14h - Ponto de Leitura Jardim LaPenna
Dia 17 de abril às 14h - Ponto de Leitura Olido
Lembrete: Vem aí a Virada Cultural 2025. A maior virada cultural da história!
Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Enzo Sapio e Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk