Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 2 de Abril de 2025 | Horário: 17:56
Compartilhe:

Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo tem programação especial nas bibliotecas municipais de bairro

Do dia 2 até o dia 24 de abril, dez bibliotecas recebem a contação de história especial que promove maior conscientização sobre o espectro autista

São Paulo, 2 de abril de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promove a atividade “Um amiguinho diferente!”, realizado com objetivo de promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas, em especial ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2). Entre os dias 2 e 24 de abril, a Trupe Imagina Como É passa por uma biblioteca municipal diferente e, por meio da contação de histórias, ensina sobre a neurodiversidade. A programação é gratuita e livre para todos os públicos.

Em “Um Amiguinho Diferente”, a cantora e instrumentista Ojana Gouveia, juntamente com Mariano Paes, contador de histórias, nos leva a uma jornada sobre um menino que desenvolve uma amizade com um colega autista. A experiência conta com brincadeiras envolvendo música, bonecos e elementos sensoriais para abordar tais assuntos sobre a neurodiversidade, inclusão e sobre o próprio autismo. Por meio destas gincanas interativas, o público, especialmente as crianças, aprende sobre empatia e aceitação das diferenças desde cedo, promovendo maior educação social. Feito pelo coletivo ‘Trupe Imagina Como É’ desde 2023, o grupo traz um propósito de criação de atividades culturais acessíveis a todos.

Ojana Gouveia, que lidera a atividade, é cantora, instrumentista e pedagoga com mais de 20 anos de experiência em atividades artísticas, com formação em Produção Cultural e Música na Economia Criativa; e arte-educadora de musicalização para crianças na Casa de Cultura do Itaim Paulista. Ela já se apresentou ao lado de músicos renomados, como Paulo Freire, Edvaldo Santana e Renato Braz, e atualmente realiza contações inclusivas nas escolas da zona leste de São Paulo e em centros de saúde mental (CAPS), adaptando suas histórias para todos os públicos.

A programação completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.

Serviço:

 

Atração: Um amiguinho diferente! - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Quando e Onde:

Dia 2 de abril às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli | Praça Haroldo Daltro, 451 - Vila Carrão

Dia 3 de abril às 13h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima | Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros

Dia 4 de abril às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes | R. Jardim Tamoio, 1119 - Conj. Res. José Bonifácio

Dia 8 de abril às 10h - Biblioteca Belmonte | R. Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro

Dia 9 de abril às 14h30 - Biblioteca Helena Silveira | R. José Viriato de Castro, 78 - Campo Limpo

Dia 10 de abril às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo | Rua Diógenes Dourado, 101, Parada de Taipas

Dia 16 de abril às 9h - Biblioteca Afonso Schmidt | Av. Elísio Teixeira Leite, 1470 - Vila Cruz das Almas

Dia 22 de abril às 14h - Biblioteca Jayme Cortez | Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades

Dia 23 de abril às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa | Av. Padre Francisco de Toledo, 331 - Artur Alvim

Dia 24 de abril às 14h - Biblioteca Pedro Nava | Av. Eng. Caetano Álvares, 5903 - Mandaqui

Duração: 60 minutos

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre - Crianças

Sinopse: Trupe Imagina como é

A história intitulada "O Amiguinho Diferente" narra a jornada de um menino que, ao descobrir que é autista, recebe de sua mãe um livro especial. Através dessa leitura, ele começa a compreender melhor o universo da neurodiversidade, aprendendo a valorizar as diferenças e a construir novas amizades baseadas no respeito, na empatia e na aceitação. Este conto foi criado para sensibilizar o público infantil sobre a importância da inclusão de pessoas neurodivergentes. De forma leve e divertida, promove um aprendizado significativo, permitindo que tanto crianças quanto adultos compreendam e interajam com naturalidade e afeto no mundo da neurodiversidade. 

 

Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Enzo Sapio

collections
Galeria de imagens