Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Terça-feira, 13 de Maio de 2025 | Horário: 13:19
Compartilhe:

Dicas de Leitura - Dia da Literatura Brasileira (1º de Maio: Celebrar quem somos pelas palavras)

O Dia da Literatura Brasileira, celebrado em 1º de maio, é uma oportunidade para reconhecer a importância da literatura na construção da identidade cultural do país e valorizar os autores que, com suas palavras, ajudam a narrar a história do Brasil.

No dia 1º de maio, além de homenagearmos os trabalhadores, celebramos também um dos pilares mais importantes da construção cultural do nosso país: o Dia da Literatura Brasileira. A data marca o nascimento de José de Alencar, autor cearense que se consagrou como um dos maiores nomes do Romantismo e da literatura nacional, eternizado por obras como Iracema, O Guarani e Senhora. 
Mais do que lembrar um escritor ilustre, o Dia da Literatura Brasileira é uma oportunidade de refletir sobre a importância da palavra escrita na formação da nossa identidade. A literatura brasileira é um retrato vivo da nossa história, dos nossos conflitos, afetos, contradições e esperanças. É por meio dela que compreendemos as diferentes regiões do país, as transformações sociais, as tradições populares, os desafios da atualidade e, acima de tudo, quem somos enquanto povo. Desde a Carta de Pero Vaz de Caminha, passando por nomes como Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, até autoras e autores contemporâneos das periferias, das comunidades indígenas e quilombolas, a literatura brasileira sempre foi espaço de expressão, resistência e invenção.
Celebrar essa data é também defender o acesso à leitura, valorizar bibliotecas públicas e estimular o contato com obras que fazem parte do nosso patrimônio cultural. Em um país tão plural, a literatura nos conecta, emociona, informa e transforma.
Neste mês de de maio, que tal homenagear quem ajuda a contar a história do Brasil com palavras? Visite uma biblioteca, descubra novas histórias, compartilhe uma leitura. O Dia da Literatura Brasileira é mais do que uma data: é um convite pra gente ler o Brasil! Se liga nessas sugestões de leitura, com autores e autoras renomados de cada cantinho do país — tudo disponível no acervo físico das bibliotecas e também nos eBooks da Biblio DigitalSP.

Vidas secas - Graciliano Ramos  (Impresso e Digital)
Um dos maiores clássicos da literatura brasileira.  Lançado originalmente em 1938 e apresentado aqui em novo projeto gráfico, Vidas secas acompanha a trajetória da família de Fabiano, Sinhá Vitória, os dois filhos do casal e a cachorra Baleia na fuga do sertão em busca de oportunidades. É o romance em que Graciliano alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa: o que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro. 
Romance brasileiro; Século 20; Sertanejos; Brasil; Nordeste; Condições sociais; Ficção; Secas

Dois irmãos - Milton Hatoum (Impresso e Digital)
Dois irmãos é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise. O enredo desta vez tem como centro a história de dois irmãos gêmeos - Yaqub e Omar - e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino - o filho da empregada - narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. Buscando a identidade de seu pai entre os homens da casa, ele tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros. 
Romance brasileiro; Século 20; Histórias de Família

Alguma poesia - Carlos Drummond de Andrade (Impresso e Digital)
Livro de estreia de Carlos Drummond de Andrade, Alguma poesia retorna em novo projeto, com posfácio de Ronaldo Fraga.  "No meio do caminho", "Poema de sete faces" e "Quadrilha" estão entre os poemas mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade, e todos fazem parte de "Alguma poesia", seu livro de estreia, publicado em 1930, quando o poeta tinha 28 anos. Aqui, mais inequivocamente do que em qualquer outra de suas obras, transparece a influência da Semana de Arte Moderna de 1922 e, sobretudo, de Mário de Andrade, com quem Drummond manteve uma farta correspondência literária. O ideário e a estética modernistas estão presentes na maneira como o poeta se coloca no mundo – recusando antigas idealizações e inserindo-se no cotidiano, "como qualquer homem da Terra".
Poesia brasileira; Século 20

Ana Terra - Érico Veríssimo  (Impresso e Digital)
"Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando", costuma dizer Ana Terra, que reside com os pais e os dois irmãos numa estância termal do interior gaúcho, na segunda metade do século XVIII.
O cotidiano dos Terras é duro, penoso, arriscado. Tiram sustento da colheita. Calculam a passagem do tempo observando a natureza. Vivem sob o perigo de ataques de índios ou de renegados castelhanos, estes últimos recentemente expulsos do Continente de São Pedro.
Ana Terra, única filha mulher, é impedida de comprar um espelho, "coisa do diabo", objeto fútil nesse ambiente austero. Sem ter onde mirar-se, só pode contemplar sua figura na superfície do regato onde lava a roupa da família.
Romance brasileiro; Século 20

Uma aprendizagem, ou, O livro dos prazeres - Clarice Lispector  (Impresso e Digital)
Lóri é uma moça rica de uma cidade do Norte Fluminense, que optou por morar no Rio, onde trabalha como professora primária. Ulisses é um professor de Filosofia, que conhece Lóri na rua e aos poucos vai conduzindo-a na aprendizagem do prazer. O livro conta, acima de tudo, a viagem empreendida por Lóri em busca de si própria e do prazer sem culpa. Uma viagem na qual Ulisses funciona como um farol, indicando onde estão os perigos e o caminho correto para a aprendizagem do amor e da vida. 
Romance brasileiro - Século 20

Quarto de despejo : diário de uma favelada - Carolina Maria de Jesus (Impresso)
"Quarto de Despejo: diário de uma favelada" é um livro autobiográfico de Carolina Maria de Jesus que relata sua vida na favela de Canindé, em São Paulo, nos anos 1950. O livro, escrito em forma de diário, detalha a luta diária por sobrevivência, a miséria, a fome e a discriminação social que Carolina e seus filhos enfrentavam. O texto é marcado por uma escrita realista e visceral, que revela a dureza da vida na favela e a esperança por dias melhores. 
Romance brasileiro - Século 20 - Escritoras negras; Canindé (São Paulo) - História; Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977 - Diários; Favelas - São Paulo (SP) - Século 20; São Paulo (SP) - Condições sociais; Escritoras brasileiras; Negras - São Paulo (SP)

O avesso da pele - Jeferson Tenório (Impresso e Digital)
O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos. O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. 
Romance brasileiro - Século 21; Relações raciais - Ficção; Pais e filhos - Ficção

Torto arado - Itamar Vieira Junior (Impresso e Digital)
Conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. O romance foi originalmente publicado em Portugal, pela editora Leya, após vencer o prêmio de mesmo nome. Além do Prémio Leya, venceu também importantes competições como o Prêmio Jabuti 2020 e o Prêmio Oceanos 2020. Em 2022, foi noticiado que a obra será adaptada pela HBO Max. Com direção de Heitor Dhalia e roteiro de Luh Maza, Maria Shu e Viviane Ferreira, a obra pretende ser contada em, pelo menos, três temporadas.
Romance brasileiro - Século 21; Trabalhadores rurais - Ficção; Negros - Condições sociais - Ficção; Religiões afro-brasileiras; Ficção

 

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Aproveitem para conferir nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo da Sistema Municipal de Bibliotecas.

 

ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelos autores(as), título ou assunto (marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.





 


 


 

collections
Galeria de imagens