Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sábado, 19 de Abril de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Equipamentos culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa apresentam exposições gratuitas

As mostras, com temas como excesso de consumo e animes, tanto temporárias quanto fixas, podem ser encontradas em Bibliotecas, Centros Culturais e Casas de Cultura

São Paulo, 19 de abril de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta exposições gratuitas nos equipamentos municipais de cultura, que valem a visita. Entre os espaços que recebem as mostras, estão o Centro Cultural Teatro Flávio Império, Centro Cultural São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade, o Centro de Memória do Circo, Polo Cultural Chácara do Jockey, Centro Cultural Penha e a Casa de Cultura Butantã.

atrações temporárias que apresentam pinturas à óleo, arte com sucata, e até mesmo uma comemoração no mundo dos animes. Entre as exposições permanentes, o destaque é da “Hoje Tem Espetáculo!”, que retrata a memória do circo na cidade de São Paulo e no mundo, desde sua criação até os dias atuais, passando por suas vertentes e por seus principais nomes e marcos com centenas de documentos em acervo no espaço.

 

Exposições temporárias

A exposição “Artista Presente” traz as obras de Romison, com óleo sobre a tela de forma livre, desenvolvendo percepção, emoção e inteligência. Ele começou desenhando com caneta esferográfica, lápis e grafite, entre 2008 e 2017 começou a usar tinta a óleo e atualmente atua como técnico em computação gráfica como uma nova forma de expressar sua arte. Com classificação livre, “Artista Presente” já está aberto desde o dia 6 de abril e continua até o dia 6 de maio, das 10h às 19h, no Saguão Teatro do Flávio Império.

Do Lixo ao Luxo - A Arte Transformadora de Berbela”, no Polo Cultural Chácara do Jockey, traz uma reflexão em meio a um mundo dominado pelo excesso e pelo descarte. O artista Berbela usa materiais descartados, como sucata, para fazer suas obras de arte e fazer uma reflexão do valor das coisas, ressignificando o consumo e o desperdício. A exposição inaugurou no último domingo (13) e estendeu sua mostra na Praça da Balança até o dia 11 de junho. A classificação também é livre para todos os públicos.

Para aqueles que curtem anime, um coletivo de fãs comemora o “Mahou Shoujo Festival - 10 anos”, nos dias 26 e 27 de abril, justamente quando se comemora o Dia Nacional de Sailor Moon, um dos mangás de maior sucesso global e que serviu de origem para vários outros que surgiriam nas últimas décadas. Publicado no Brasil sob o título “A Navegante da Lua”, o mangá ajudou a criar um novo subgênero, nomeado Mahou Shoujo, que consiste em histórias que contam sobre garotas jovens com poderes mágicos.

A data foi instituída pelos admiradores a partir de um encontro em 2014 e hoje se tornou especial para todos aqueles que gostam da cultura geek e otaku. Nos dias do evento, vão ter exposições, apresentações e atividades temáticas no Centro Cultural Penha, das 10h às 21h, no Espaço Mário Zan.

Já no hall da Consolação da Biblioteca Mário de Andrade, a exposição “Raios e Ramos” transmite a inquietação de um grupo de artistas que procuram continuar produzindo mesmo em meio a ameaças de guerras e extinção de vida no globo terrestre, lançando a seguinte pergunta: ainda é possível? Confira a exposição que inaugura nesta terça-feira (15).

Um tributo à música e à arte é o intuito da exposição de fotografias de Gilbert Spencer, fotógrafo que capturou momentos icônicos em shows e performances de artistas renomados. A exposição de fotos fica à mostra somente no dia 25 de abril, às 18h, na Casa de Cultura Butantã.

 

 

 

Última chance de conferir!

Com encerramento em breve, três exposições - uma no Centro Cultural São Paulo e duas na Biblioteca Mário de Andrade - estão com seus últimos dias de mostra em abril.

No Centro Cultural São Paulo, a exposição “Lentes do Samba” está aberta desde o dia 28 de março e se estende até o dia 27 de abril, com visitação de terça a sexta das 10h às 20h no Piso Flávio de Carvalho. O tema norteador da exposição, como condiz no próprio nome, reflete no universo, comunidades e personalidades do gênero que acompanhou e desenvolveu a cidade de São Paulo. Com curadoria de fotos da fotógrafa Joice Aguiar, a profissional está há 10 anos se dedicando a capturar expressões da cultura afro-brasileira na cidade de São Paulo.

Por outro lado, na Biblioteca Mário de Andrade, as exposições “A Arte de Bibliotecar: Histórias e Homenagens aos Profissionais que Transformam Vidas” e “‘Um “bibliófilo aprendiz’ na Biblioteca Mário de Andrade: Rubens Borba de Moraes como diretor da Biblioteca Pública Municipal de São Paulo” estão no Hall do 1º andar do equipamento e ambas se encerram no dia 21 de abril.

A primeira, com curadoria de Joana Moreno de Andrade, coordenadora da seção de obras raras e especiais da biblioteca, reúne uma seleção especial dos Catálogos de Bibliotecas dos séculos XVIII ao XX que foram elaborados por bibliotecários, bibliófilos e livreiros. A proposta consiste em valorizar o trabalho dos bibliotecários e de todos os profissionais destes espaços culturais, que ajudam a organizar, preservar e disseminar o conhecimento.

Enquanto a última, consiste em uma exposição com fotografias de Rubens Borba de Moraes, ex-diretor da Biblioteca Pública Municipal de São Paulo de 1935 a 1943 e um dos responsáveis pelo avanço de estudos e atuação da Biblioteconomia no Brasil, cedidas pelo Instituto Hercule Florence, em composição com reportagens que fazem parte do acervo do Arquivo Histórico da Biblioteca Mário de Andrade. O público pode guiar na biografia de um dos grandes nomes do Movimento Modernista no Brasil, comparável a nomes como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Luís Aranha e Menotti del Picchia.

 

A agenda dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.

Lembrando: Vem aí Virada Cultural 2025. A maior virada cultural da história!

 

Serviço:
Exposições nos equipamentos culturais da SMC

Datas e horários múltiplos
Veja a programação completa:


 

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Atração: A Arte de Bibliotecar: Histórias e Homenagens aos Profissionais que Transformam Vidas
Quando: 12 de março a 21 de abril

Onde: Hall do 1º andar | R. da Consolação, 94 - República

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Com curadoria de Joana Moreno de Andrade, coordenadora da seção de obras raras e especiais da Mário, essa exposição celebra o trabalho incansável dos bibliotecários, profissionais que, ao longo dos séculos, dedicaram-se a organizar, preservar e disseminar o conhecimento, contribuindo para o enriquecimento cultural de sociedades, regiões e nações inteiras. Desde a invenção da prensa por Johannes Gutenberg, o mundo nunca parou de produzir livros, catálogos e materiais gráficos. Com essa expansão do conhecimento, surgiu a necessidade de organizar sistematicamente essas publicações, garantindo que as futuras gerações tivessem acesso a estes materiais que hoje são raros, preciosos e, em alguns casos, únicos. Como parte dessa homenagem, reunimos uma seleção especial de Catálogos de Bibliotecas dos séculos XVIII ao XX, elaborados por bibliotecários, bibliófilos e livreiros. Esses documentos não apenas refletem a evolução da catalogação, mas também revelam o compromisso desses profissionais com a preservação do saber.

 

Atração: Um “bibliófilo aprendiz” na Biblioteca Mário de Andrade: Rubens Borba de Moraes como diretor da Biblioteca Pública Municipal de São Paulo

Quando: 12 de março a 21 de abril

Onde: Hall do 1º andar | R. da Consolação, 94 - República

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Bibliotecário, bibliógrafo, ensaísta, historiador e pesquisador brasileiro, Rubens Borba de Moraes foi uma figura proeminente no estudo e expansão da ciência da Biblioteconomia no Brasil. Nascido em 23 de janeiro de 1899, em Araraquara, estudou desde muito jovem na Europa. Ao retornar ao Brasil, manteve laços com nomes que deram início ao Movimento Modernista que resultou na Semana de Arte Moderna de 1922, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Luís Aranha e Menotti del Picchia. Sua atuação na gestão cultural da cidade de São Paulo é notável, e sua carreira acompanha o movimento de renovação e novos impulsos para a vida na capital paulista, especialmente no período em que atuou no Departamento de Cultura junto a Mário de Andrade, seu companheiro de vanguarda. Foi diretor da então Biblioteca Pública Municipal de São Paulo de 1935 a 1943. Naquele período, elaborou um plano de reorganização da instituição que compreendia diversos pontos, como a reorganização dos serviços técnicos, adoção de esquema de expansão bibliotecária, formação de pessoal habilitado e cooperação com outros institutos. Durante sua gestão, Rubens Borba de Moraes acompanhou o projeto da nova sede da Biblioteca Mário de Andrade, que, anteriormente, era situada à Rua 7 de Abril. Inaugurado em 1942, na gestão do Prefeito Prestes Maia, o novo edifício, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon, é considerado um marco da arquitetura Moderna em São Paulo. Em comemoração ao Dia da Pessoa Bibliotecária, que acontece em 12 de março, a Biblioteca Mário de Andrade traz uma exposição com fotografias de Rubens Borba de Moraes, cedidas pelo Instituto Hercule Florence, em composição com reportagens que fazem parte do acervo do Arquivo Histórico da BMA.

 

Atração: Exposição “Raio e Ramos”

Quando: 15 de março a 25 de maio

Onde: R. da Consolação, 94 - República

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: RAIOS E RAMOS origina-se legitimamente desde uma perspectiva dialógica em contínuo processo de acompanhamento artístico-cultural. Os artistas que dão corpo a esta realização integram um grupo de estudos transdisciplinares online, coordenado pelos curadores Nancy Betts e Marcio Harum. Tanto artistas, quanto curadores que compõem este grupo, estão sobremaneira sensibilizados com tais discussões acerca da filosofia da natureza -, e o que nos afeta diretamente como humanidade. De modo intenso, o assunto tem reverberado crítica e discursivamente no campo das artes visuais da atualidade. Sob ameaças de guerras e a extinção de vida no globo terrestre, através das práticas artísticas, buscamos apresentar uma experiência visual-sensorial que traduz esteticamente algumas dessas inquietações frente à encruzilhada a ser encarada no tempo presente, lançando a seguinte pergunta de reencantamento: ainda é possível?

Artistas: Aldenor Prateiro, Anna Paes, Flavia Fabiana, Isabel Pochini, Juan Moreno Bianchi, Leonardo Theotonio, Maria Luiza Mazzetto, Pedro Kubitschek, Rosana Pagura, Saulo Dubourcq, Sergio Allevato.

 

CASA DE CULTURA BUTANTÃ

Atração: Gilbert Spancer - Fotografias de Gilbert Spancer: Um Tributo à Música e à Arte - Audiovisual

Quando: 25/04 (sexta) às 18h

Onde: Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: A exposição apresenta uma seleção de fotografias tiradas pelo fotógrafo Gilbert Spancer (nome artístico de Gilberto Gonçalves), que faleceu em 2024. Durante sua carreira de mais de três décadas, Gilbert capturou momentos icônicos de shows e performances de artistas renomados e registrou o underground, oferecendo uma visão única da história da música no país e no mundo. A exposição é uma oportunidade para que o público redescubra a obra de Spancer e preste tributo à sua contribuição para a música e à arte, além de homenagear o fotógrafo.
 


CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Atração: Lente do samba

Quando: 28/03 à 27/04 das 10h às 20h às terças e sextas e das 10h às 18h aos sábados, domingos e feriados

Onde: Piso Flávio de Carvalho | Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: O universo do samba, suas comunidades e personalidades são tema de exposição no CCSP, assinada pela fotógrafa Joice Aguiar

A cantora e sambista Adriana Moreira, que escreveu o texto de apresentação da exposição “Lente do Samba”, definiu o olhar da fotógrafa paulista Joice Aguiar como“ olhos de além mar”, “atento” e “poético”. Os termos ajudam a entender o trabalho de Joice Aguiar, que há 10 anos se dedica a capturar expressões da cultura afro-brasileira na cidade de São Paulo. Além do olhar artístico, Joice vivencia o samba na prática, convivendo com bambas e matriarcas, o que contribui para capturar a vibração das rodas que contagiam a cidade e os espectadores.

Fazer essa seleção de fotos me levou de volta no tempo, me fez olhar para minha arte, para minha relação com as pessoas, com o samba que me acolheu tanto e me trouxe tantas experiências boas ”, contou Joice. A relação com os chamados baluartes do samba foi um dos presentes que o samba deu para Joice. A exposição destaca, em um dos seus paineis, os sambistas Toinho Melodia (In Memoriam), Silvio Modesto, Aldo Bueno, Sahra Brandão e Bernadette.

Em uma das fotos da exposição aparece uma mulher negra que está em um estado de transe, emocionada. É uma figura carimbada da região da Bela Vista e que possui uma relação com o boteco A Revolucionária. A Silvia é moradora em situação de rua, ela ama o samba, vai em todas as rodas. Nesse dia tirei fotos potentes demais dela e a exposição traz este momento, por exemplo”, lembrou a fotógrafa.

Lente do Samba” nasceu na intenção de dar visibilidade ao trabalho da fotógrafa, que reuniu em torno de si profissionais atuantes na produção e prática do samba e que, de acordo com ela, foram fundamentais para a viabilização da exposição, como Andrea Bragado, na produção executiva, Valleria Lariuty, na produção e Adriano De Luca, coordenação de curadoria, e André Santos, também no trabalho de curadoria.

 

CENTRO CULTURAL PENHA

Atração: Mahou Shoujo Festival - 10 ANOS

Quando: 26 e 27/04 (Sábado e domingo) das 10h às 21h / Espaço Mário Zan

Onde: Largo do Rosário, 20 - Penha de França

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Coletivo de fãs de animes que comemora 10 anos do Dia Nacional de Sailor Moon, um evento vibrante que reúne apaixonados pelo icônico anime e pelo gênero Mahou Shoujo (Garota Mágica). De um encontro modesto em 2014, o Dia Moonie cresceu e se tornou um evento especial para a cultura geek e otaku, atraindo um público fiel e cada vez maior. O universo mágico de Mahou Shoujo tratá ao CCP exposições, apresentações, atividades temáticas e muita diversão.
 


TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

Atração: Artista Presente

Quando: 06/04 (Domingo) a 06/05 (Terça) das 10h às 19h / Saguão Teatro

Onde: R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: A exposição apresenta de forma livre obras de arte produzidas por Romison, usando a técnica de óleo sobre tela, desenvolvendo percepção, emoção e inteligência. Começou muito cedo desenhando com caneta esferográfica (BiC), lápis e grafite. Entre 2008 e 2017 atuou como cenógrafo e nessa época começou a pintar com tinta a óleo. Atualmente atua como técnico em computação gráfica e utiliza todos os meios para expressar sua arte.

 

POLO CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY

Atração: Do Lixo ao Luxo – A Arte Transformadora de Berbela

Quando: 13/04 (Domingo) até 11/06 (Quarta) / Inauguração: 13h / Praça da Balança

Onde: R. Santa Crescência, 323 - Ferreira

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Em um mundo dominado pelo excesso e pelo descarte, surge a arte de Berbela. Nascido em Pernambuco e residente na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, ele enxerga beleza onde muitos veem apenas sucata. Com mãos habilidosas e olhar inovador, transforma materiais descartados em verdadeiras obras de arte, revelando o potencial oculto em cada fragmento esquecido. Através de sua criação, Berbela nos convida a repensar o valor das coisas e a ressignificar nossa relação com o consumo e o desperdício. Sua arte transcende o material, despertando reflexões sobre sustentabilidade, criatividade e novas possibilidades para o futuro. Uma revolução estética e conceitual que transforma lixo em luxo e nos desafia a imaginar um mundo mais consciente e inspirador.

 

CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

Atração: Exposição Hoje Tem Espetáculo!

Quando: Segundas, quartas, quintas e sextas das 10h às 18h

Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.

(Fecha às terças)

Onde: Av. São João, 473 - Centro Histórico

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: A exposição Hoje Tem Espetáculo! tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 500 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais. A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pelas exposições para grupos acima de 5 pessoas, e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com.

 

Escrito por Camila Quaresma | Revisado por: Enzo Sapio e Suzane Rodrigues

collections
Galeria de imagens