Secretaria Municipal de Cultura
Expo Favela Innovation 2024 conecta empreendedorismo e cultura para transformar vidas
São Paulo, 10 de dezembro de 2024 - A terceira edição da Expo Favela Innovation Brasil, realizada de 6 a 8 de dezembro no Expo Center Norte, em São Paulo, reuniu mais de 200 empreendedores de comunidades de todo o país, culminando na seleção dos 10 melhores empreendedores de favela do Brasil. O evento, que já se consolidou como um dos maiores encontros de inovação e empreendedorismo social, teve como destaque o impacto transformador das iniciativas culturais e econômicas promovidas.
“A Expo Favela Innovation já foi um sonho. Hoje, é uma realidade que transforma vidas a cada edição. Realizamos nossa terceira etapa nacional e já estamos ansiosos para a próxima”, declarou Celso Athayde, idealizador do evento e CEO da Favela Holding.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), representada pela secretária Regina Santana, o evento reforçou a importância da Cultura como agente de transformação. “Levar conhecimento dos nossos programas, projetos e ações aos participantes, especialmente os profissionais da Cultura, é essencial para ampliar as oportunidades e fortalecer o impacto social”, destacou a secretária. Representando a Prefeitura de São Paulo, Regina enfatizou: “Na qualidade de Secretária Municipal de Cultura, representamos o nosso Prefeito Ricardo Nunes, que, além de apoiar o evento, leva transformação na vida dos cidadãos. O nosso trabalho é para ofertar bem-viver a todos”.
Organizado pela Favela Holding, promovido pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, o evento atraiu um público estimado de 36 mil pessoas e contou com palestras de grandes nomes, como MV Bill, Manoel Soares, Ana Fontes, Nizan Guanaes, Diego Douetts, Yuri Dinalli, Sára Zarâ, Raphael Vandystadt, Leonora Bardini, Ryu The Runner, Gaab, MC Guimê, MC Ryan, Murilo & LT, Aaron Modesto, Hélio de La Peña, Natuza Nery, Aline Torres, Preto Zezé, Aline Midlej e KondZilla, entre outros., além de um espaço exclusivo para empreendedores africanos.
Para 2025, a Expo planeja expandir ainda mais suas etapas estaduais e internacionais, reafirmando seu compromisso de transformar vidas e fortalecer conexões entre favelas e investidores.
Escrito por: Luiz Lima