Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 21 de Maio de 2025 | Horário: 18:51
Compartilhe:

Festival cultural ‘Revelando SP’ traz artistas como Pinduca e Virgínia Rodrigues para Virada Cultural 2025

Os shows do maior evento de Economia Criativa e Cultura Tradicional do Estado de São Paulo vão ser realizados no Palco Sé
Pinduca. Foto: Divulgação

São Paulo, 21 de maio de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, traz 24 horas de programação do Revelando SP, o maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, que traz para a capital a cultura de várias cidades em forma artesanato, culinária e manifestações artístico-culturais. Nesta edição especial da Virada Cultural 2025, neste sábado (24) e domingo (25), artistas como Pinduca e Virgínia Rodrigues se apresentam gratuitamente no palco Sé.

O conjunto instrumental, Banda de Pífanos de Caruaru, é referência da música regional nordestina, sendo ganhador do Grammy Latino de 2004 na categoria “Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras” com seu trabalho “No Século XXI, no Pátio do Forró”. Formada em 1924 no sertão de Alagoas, o grupo centenário tem uma sonoridade única, tocando apenas com instrumentos de percussão e pífanos, que são flautas transversais e, neste sábado (24), trazem o repertório vasto e tradicional para a Virada, às 20h.

O “Rei do Carimbó Estilizado” se apresenta em seguida, às 22h, trazendo para São Paulo os ritmos típicos do Pará. Aos 87 anos, Pinduca tem mais de seis décadas de carreira musical e seu trabalho é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Sua discografia rendeu prêmios relevantes, como a Ordem do Mérito Cultural em 2005 e a indicação ao Grammy de “Melhor Álbum de Música de Raiz em Língua Portuguesa” em 2017.

Nascido na efervescência cultural do movimento Manguebeat em Recife, Mestre Ambrósio voltou à atividade no ano de 2022, comemorando 30 anos de sua criação. Com base nos ritmos nordestinos como forró, maracatu, coco, baião, caboclinhos e ciranda, o grupo mistura essas influências com outras do rock ao jazz, e tocam no domingo (25), à meia-noite.

Virgínia Rodrigues. Foto: Pico Garcez / Divulgação

Ao raiar do sol, o show é com Aguidavi do Jêje, no domingo, às 6h. O grupo é uma orquestra de atabaque que mistura a tradição com vanguarda. Criado há 20 anos, os mais de 10 integrantes são frutos da cultura do candomblé baiano e, além do trabalho artístico, repassam a herança da técnica de tocar os instrumentos para as crianças e adolescentes de Salvador.

Reconhecida internacionalmente, Virgínia Rodrigues, cantora baiana, com uma discografia de cinco álbuns de estúdio, canta no domingo, às 16h. Sua música transita pelos gêneros da MPB, jazz e bossa nova e já trabalhou com grandes nomes da indústria musical brasileira, como Djavan, Gilberto Gil e Milton Nascimento.

A programação está sujeita a alteração. Mais detalhes podem ser encontrados no no site viradasp.com.br. Veja tudo o que foi anunciado na Virada Cultural 2025. Acompanhe as redes sociais @smculturasp e fique por dentro das novidades.

Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Camila Quaresma

 

Informações à imprensa

Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

 

collections
Galeria de imagens