Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

'Tortão da Barão' será removido

Fonte: Jornal da Tarde

Poste no Centro, entortado por caminhão no ano passado, ia ganhar festa de aniversário

Gilberto Amendola

Ambulantes que trabalham na esquina da Barão de Itapetininga com a Conselheiro Crispiniano, ao lado do Theatro Municipal, no Centro da Cidade, já estavam programando uma grande festa. No mês de julho, o 'Tortão da Barão' iria completar um ano de vida. 'Queremos a presença do prefeito Gilberto Kassab nesse evento', disse o plaqueiro (homem-sanduíche) Alvim Gonçalves, 71 anos.

O já famoso 'Tortão da Barão' é um poste que, nos seus bons tempos, servia de base para uma câmera da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Mas, há 9 meses, um caminhão atropelou o pobre coitado, deixando-o inclinado, torto.

Os meses passaram sem que a Prefeitura se incomodasse em removê-lo ou endireitá-lo. Hoje, na Barão de Itapetininga, ele começa a ganhar status de atração turística. O 'Tortão' virou nossa Torre de Pisa.

A história ganhou notoriedade por acaso. Quando um caminhão entortou o poste, membros da diretoria da Associação Viva o Centro foram até o local e fotografaram o estrago. A idéia da associação era a de defender a tese de que essas câmeras deveriam ser colocadas em locais mais altos e de difícil acesso.

A sugestão foi atendida. A câmera que ficava sobre o poste da Barão mudou-se para o telhado de uma grande loja, na mesma região. Já o poste... Bem, o poste foi ficando.

Na semana passada, o Viva o Centro voltou a fotografar o 'Tortão'. Ontem, era a principal notícia do site. Em tempos de 'revitalização', a sobrevivência do 'Tortão' é até estranha.

'Esse é o nosso cai não cai. Fica mais para lá do que para cá, mas nunca vai cair na cabeça de ninguém. É firme', disse o ambulante Ademar Batista de Souza, 44 anos. 'Eu prefiro desse jeito. Tortinho mesmo. Antes, tinha uma câmera lá no alto dele. Espionando a gente', completou uma pedinte que não quis se identificar.

É claro que nem todo mundo gosta desse folclórico poste torto. 'Isso é uma vergonha. Um descaso com o Centro. Esse poste é feio. Será que vai ficar assim o resto da vida? Vão deixar assim?', perguntou a dona de casa Marieuza Bonino, 51 anos.

O JT entrou em contato com a Subprefeitura da Sé. A pergunta foi: 'O poste torto vai continuar por lá?' Infelizmente, a notícia é ruim para os fãs do 'Tortão'. Segundo a subprefeitura, ele será removido do local amanhã. 'Não creio. É verdade? O 'Tortão' vai embora mesmo? Não é justo. Coitado. Eu já estava acostumado com ele. Era o nosso ponto de referência na região', disse o ambulante Armênio Grito, 66 anos.