Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
'Tortão da Barão' será removido
Poste no Centro, entortado por caminhão no ano passado, ia ganhar festa de aniversário
Gilberto Amendola
Ambulantes que trabalham na esquina da Barão de Itapetininga com a Conselheiro Crispiniano, ao lado do Theatro Municipal, no Centro da Cidade, já estavam programando uma grande festa. No mês de julho, o 'Tortão da Barão' iria completar um ano de vida. 'Queremos a presença do prefeito Gilberto Kassab nesse evento', disse o plaqueiro (homem-sanduíche) Alvim Gonçalves, 71 anos.
O já famoso 'Tortão da Barão' é um poste que, nos seus bons tempos, servia de base para uma câmera da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Mas, há 9 meses, um caminhão atropelou o pobre coitado, deixando-o inclinado, torto.
Os meses passaram sem que a Prefeitura se incomodasse em removê-lo ou endireitá-lo. Hoje, na Barão de Itapetininga, ele começa a ganhar status de atração turística. O 'Tortão' virou nossa Torre de Pisa.
A história ganhou notoriedade por acaso. Quando um caminhão entortou o poste, membros da diretoria da Associação Viva o Centro foram até o local e fotografaram o estrago. A idéia da associação era a de defender a tese de que essas câmeras deveriam ser colocadas em locais mais altos e de difícil acesso.
A sugestão foi atendida. A câmera que ficava sobre o poste da Barão mudou-se para o telhado de uma grande loja, na mesma região. Já o poste... Bem, o poste foi ficando.
Na semana passada, o Viva o Centro voltou a fotografar o 'Tortão'. Ontem, era a principal notícia do site. Em tempos de 'revitalização', a sobrevivência do 'Tortão' é até estranha.
'Esse é o nosso cai não cai. Fica mais para lá do que para cá, mas nunca vai cair na cabeça de ninguém. É firme', disse o ambulante Ademar Batista de Souza, 44 anos. 'Eu prefiro desse jeito. Tortinho mesmo. Antes, tinha uma câmera lá no alto dele. Espionando a gente', completou uma pedinte que não quis se identificar.
É claro que nem todo mundo gosta desse folclórico poste torto. 'Isso é uma vergonha. Um descaso com o Centro. Esse poste é feio. Será que vai ficar assim o resto da vida? Vão deixar assim?', perguntou a dona de casa Marieuza Bonino, 51 anos.
O JT entrou em contato com a Subprefeitura da Sé. A pergunta foi: 'O poste torto vai continuar por lá?' Infelizmente, a notícia é ruim para os fãs do 'Tortão'. Segundo a subprefeitura, ele será removido do local amanhã. 'Não creio. É verdade? O 'Tortão' vai embora mesmo? Não é justo. Coitado. Eu já estava acostumado com ele. Era o nosso ponto de referência na região', disse o ambulante Armênio Grito, 66 anos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk