Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Madrugada adentro

Fonte: Guia da Folha
Madrugada adentro Atrações animam fim de semana na cidade

Alan de Faria, Claudio Szynkier, Giuliana Bastos, Marina Fuentes, Pedro Ivo Dubra, Sandro Macedo

O próximo fim de semana é um daqueles em que um cochilo a qualquer hora pode significar a perda de um grande show, de um filme incrível ou do set de um bombado DJ.

O agito já começa hoje (dia 4) com o Skol Beats -que vai até amanhã- mesclando atrações do hip hop (Afrika Bambaataa e Antônia) e da música eletrônica (Miss Kittin e The Crystal Method).

Ainda hoje, os mais ansiosos já podem aproveitar as primeiras sessões de "Homem-Aranha 3", que estréia em número recorde de salas na cidade: 150. Já os adeptos dos filmes cult podem ver a pré-estréia de "Lady Vingança" (seqüência de "Oldboy"), às 4h, na Odisséia de Cinema .

A agenda da cidade fica ainda mais intensa a partir das 18h de amanhã, quando começa a terceira edição da Virada Cultural. O evento adentra a noite com um time que reúne craques como Paulinho da Viola, João Donato, DJ Mau Mau, Balé da Cidade, grupos de teatro adulto e infantil, filmes etc. A maioria das atrações é gratuita.

Para agüentar a maratona sem desmaiar de fome e exaustão, um roteiro especial reúne boas dicas de bares, restaurantes e padarias que funcionam até o Sol raiar e podem servir de postos para abastecer a energia. Serviço da Virada Cultural

Quando: Das 18h de amanhã até as 18h do domingo

Ingressos: A maioria das atrações é grátis, algumas precisam ter ingressos retirados com antecedência, outras são pagas. Observe a indicação abaixo do nome da atração na lista a seguir.

Transporte: As linhas de metrô funcionarão sem parar durante a Virada. Até o fechamento desta edição ( 2/ 5), a organização não tinha informações definidas sobre o funcionamento das linhas de ônibus. Para consultar itinerários, dique 156 ou acesse o sitewww.sptrans.com.br

Saúde: 20 ambulâncias serão distribuídas por todas as regiões da cidade

Infra-estrutura: 400 banheiros químicos serão alocados nos locais públicos que sediarão palcos de atrações.

MIS

"Coisas do Mundo, Minha Nega", uma das obras-primas de Paulinho da Viola , sugere o retrato de uma noite em claro plena de acontecimentos e de experiências. Pois o músico carioca atravessa justamente um pedaço do período muito produtivo que é a madrugada dentro desta Virada Cultural.

No Museu da Imagem e do Som, a partir da meia-noite, a quem conseguir um disputado ingresso (a distribuição gratuita de entradas começa no sábado às 10h, no MIS), o autor de "Para um Amor no Recife" faz um show. No mesmo horário e no mesmo museu, exibe-se como bom prêmio de consolação o documentário "Paulinho da Viola - Meu Tempo É Hoje".

O samba é o mote da instituição, que funciona ininterruptamente durante a Virada. Outros filmes dedicados ao gênero são exibidos ao longo do evento. Centro Cultural da Juventude

Longe do centro da cidade, o Centro Cultural da Juventude, na região norte, promove uma programação para lá de alternativa na Virada Cultural.

Para os fãs de filme de terror, o clássico "Nosferatu" (22), de F.W. Murnau, será exibido em um telão em frente ao cemitério da Vila Nova Cachoeirinha (ao lado do CCJ), a partir da meia-noite de amanhã (dia 5). O músico M. Takara executa ao vivo um repertório desenvolvido especialmente para o longa.

Outra atração cinematográfica é o clássico dos anos 80 "Labirinto" (dia 6, às 13h), de Jim Henson, com David Bowie e Jennifer Connelly.

Haverá ainda, entre outras atrações, a apresentação de luta livre realizada pela Trupe do Trovão (dia 6, às 15h30) e o show da banda Massacration, que encerra a Virada Cultural no local, dia 6, a partir das 17h. Todos os eventos são gratuitos. Museus

A Virada Cultural altera os horários rotineiros de alguns museus e instituições da cidade. A Pinacoteca do Estado, por exemplo, está aberta amanhã até a meia-noite. Por ali, tem início a retrospectiva da artista autodidata paulista Niobe Xandó . Também há espetáculo de teatro e passeio noturno pelo parque da Luz, entre outras atrações.

Amanhã, ocasião em que se inauguram as exposições "Coleção Museu da Casa Brasileira" e "Desenho Anônimo - Legado da Imigração no Sul do Brasil", o Museu da Casa Brasileira (MCB) também tem expediente especial: o local fica aberto até as 22h.

Próximo da Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa, por sua vez, estende o horário no sábado até a meia-noite, excepcionalmente com entrada franca (também no domingo não se paga nada). Já o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) funciona ininterruptamente durante o evento. Música eletrônica

É só chegar e dançar. A música eletrônica ganhou dois espaços exclusivos na Virada Cultural. Os calçadões das ruas Direita e 15 de Novembro vão virar grandes pistas de dança, em mais de 24 horas de line-up (a programação vai além do horário previsto para a Virada).

A denominação simplista da organização resume a "techno" a pista da 15 de Novembro, que recebe DJs participantes do Skol Beats. Quem não pôde desembolsar R$ 100 para ver o festival poderá dançar de graça ao som do set de house e techno de Mau Mau (ao meio-dia) ou do drum'n'bass de Andy (às 16h).

Já na rua Direita, as batidas seguem mais a linha do psytrance e do progressive. Haverá a discotecagem de alguns gringos de peso, como o dinamarquês Jokke Ilsoe (às 23h), um dos percursores do progressive, que hoje aposta mais no minimal e no progressive house.

Os projetos live do mexicano Teen Sluts (às 8h), do produtor e DJ Shove, e do israelense Visual Paradoxx (às 14h) são outros destaques do line-up.