Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Markun assumirá TV Cultura em junho

Fonte: Folha de S. Paulo

Jornalista indicado por Serra obteve 38 dos 41 votos ontem e vai presidir a Fundação Padre Anchieta

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Indicado pelo governador de São Paulo, José Serra, o jornalista Paulo Markun foi referendado ontem para a presidência da Fundação Padre Anchieta, gestora da TV Cultura. Candidato único, obteve 38 votos de 41 integrantes do conselho presentes à reunião.
Markun assume, no dia 14 de junho, com a tarefa de enxugamento substancial no quadro de pessoal e terceirização de serviços. Nomeado por Serra para a prefeitura, o secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, defende maior investimento em produção independente: "É a tendência moderna, bem-sucedida. Não significa esgotar a produção interna. Mas contratar mais."
Reconduzido para a presidência do conselho curador, Jorge da Cunha Lima diz que "50% da programação deve vir da produção independente e regional". Ele evitou falar em redução de pessoal, lembrando que isso cabe a Markun. Mas adiantou que a idéia é "otimizar" os serviços de pessoa jurídica. Hoje, há 1.290 celetistas (funcionário cujo vínculo empregatício é regido pela CLT) e 362 prestadores de serviço contratados pela fundação.
Segundo tucanos, a orientação é de aposta em programação cultural e educativa, além de revisão do jornalismo. Em recentes conversas, Serra teria citado a administração de Roberto Muylaert e a TV Futura como paradigmas. A política de patrocínio pode ser reavaliada.
Em nota, Markun afirmou que sua gestão será caracterizada pela inovação e por uma programação eminentemente cultural e educativa.
Aos 54 anos -nove deles à frente do "Roda Viva"-, ele terá um mandato de três anos e salário de R$ 14.800 mensais. Formado em comunicação pela USP, foi preso pela ditadura, em 1975. Então chefe de reportagem da TV Cultura, era amigo de Vladimir Herzog, assassinado no DOI-Codi. A relação é descrita em "Meu Querido Vlado", um de seus 12 livros. Markun trabalhou em diferentes jornais, entre eles Folha e "O Globo", além do "Fantástico".
Ontem, também foram nomeados cinco integrantes do conselho, composto por 45: Eugênio Bucci, Gustavo Ioschpe, Luiz Gonzaga Belluzzo, Matinas Suzuki Jr. e Rubens Barbosa. Tesoureiro da campanha de Serra, Luiz Fernando Furquim também foi aprovado.