Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Timbaland ensina como inventar hits

Fonte: Folha de S. Paulo
música

 

DA REPORTAGEM LOCAL

Timbaland amplia sua experiência em fabricar hits de grandes atrações pop em seu segundo disco solo (o primeiro é de 1998), chamado "Shock Value". Nele, o produtor e rapper ensina tudo o que aprendeu desde a infância ao lado da rapper e produtora Missy Elliott.
E o resultado é certamente um dos CDs mais estimulantes na música pop em 2007, seja pela habilidade de Timbaland em criar batidas inovadoras, explorando novos recursos da tecnologia de estúdios de som, seja pelo elenco estelar que se espalha pelas 18 faixas.
Afinal, não é para qualquer um a oportunidade de ter participações dos cantores Justin Timberlake e Nelly Furtado, do rapper 50 Cent, do dinossauro Elton John, da banda emo Fall Out Boy e do grupo sueco de rock ultradescolado The Hives.
Justin, Nelly e 50 Cent estão no álbum como forma de retribuição ao sucesso alcançado via produção de Timbaland. Com os dois primeiros, ele gravou "Give It to Me", arrasador primeiro single do disco; Justin ainda protagoniza a dançante e maliciosa "Release" e "Bounce", com Dr. Dre e Missy Elliott.
Mas as faixas que mais fogem do universo de Timbaland são as feitas com o Hives (o dance rock "Throw it on Me"), com o Fall Out Boy (o dance emo "One and Only") e "Time", com a sombria dupla de electro She Wants Revenge. As faixas provam que o produtor quer ampliar seus horizontes sonoros.
Até no novo disco da cantora islandesa Björk, "Volta", ele está. E, ainda bem, está longe de parar por aí. (LEANDRO FORTINO)