Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Massa desobedece papa e Mano Brown
MADRUGADA DE domingo retrasado, praça da Sé, centro de SP. Fãs dos Racionais MCs, que tocavam ali, começam a depredar a área. Mano Brown, líder da banda, pede com firmeza: "Vamos ficar no sapatinho, ficar na moral, curtindo a festa".
Tarde de quinta passada, Pacaembu, zona oeste de SP. Em um encontro com jovens, o papa Bento 16 aborda temas atuais. Pede que os católicos mantenham a castidade "dentro e fora do casamento".
Em meio ao quebra-quebra, Mano Brown dirige-se aos fãs na linguagem das ruas. "Está suave, mano. Tem que preservar a vida. Se você não tem amor pela sua, preserva a do outro."
O papa busca se aproximar de seus seguidores, mas usa termos difíceis ("ascese") e formas verbais incomuns ("vivei").
A violência cresce na praça da Sé. O público enfrenta a PM. A voz de Mano Brown denota menos confiança. "Vamos dizer que seria uma rebeldia desnecessária agora. Vamos usar a inteligência."
O papa se sente cada vez mais à vontade. Com seus sapatos vermelhos da alta qualidade, prega: "Um homem ou uma mulher despreparados para os desafios reais de uma correta interpretação da vida cristã será presa fácil a todos os assaltos do materialismo e do laicismo".
Quando a briga começou, os Racionais cantavam "Eu Sou 157" (no Código Penal, o artigo 157 trata de roubo: "Subtrair coisa móvel alheia mediante grave ameaça ou violência à pessoa"). O ladrão da música é herói ("As cachorra me ama/ Os playboy se derrete").
A música também esteve presente na fala do papa. Ao defender o meio ambiente, ele citou um trecho do hino brasileiro: "Nossos bosques têm mais vida".
Mano Brown é Pedro Paulo Soares Pereira, 37, nascido em São Paulo.
Bento 16 é Joseph Alois Ratzinger, 80, nascido em Marktll am Inn, sul da Alemanha.
Cada um à sua maneira, ambos são solenemente ignorados pelas massas que pretendem atingir.
CD PLAYER
PLAY: "MEXICAN RADIO", KINKY
Clássico dos anos 80, da banda Wall of Voodoo, regravado pelo grupo mexicano. Como se o Arcade Fire tivesse mudado para Tijuana.
PLAY: "TO HELL WITH GOOD INTENTIONS", MCLUSKY
Em tempos sacros, nada como um pouco de niilismo para a gente botar os pés no chão.
EJECT: "ICKY THUMP", WHITE STRIPES
Faixa-título do novo álbum. Os WS eram um Led Zeppelin tosco. Agora são só um Led Zeppelin.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk