Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
'Tá namorando! Tá namorando!'
No início, você não sabe com quem está competindo. Na verdade, nem se está, de fato, competindo. No ‘Jogo do Cupido’, as regras ficam claras aos poucos. E não importa em que fase você e seu par estão. Na semana do Dia dos Namorados, vão encontrar muitas atrações diferentes para que vocês possam alcançar o objetivo - que aliás, também nunca é anunciado logo de cara. Para ajudá-lo a criar boas estratégias, montamos um manual de instruções. Ainda que digam que “no amor, vale tudo”, é melhor conhecer os caminhos menos penosos. Nas páginas seguintes, destrinchamos cada fase e damos algumas dicas para você tentar superá-las, sugerindo soluções criativas para se movimentar durante a partida, principalmente às vésperas do dia 12 de junho. Também publicamos depoimentos de quem já competiu - ou está na disputa. Mas lembre-se: você está livre para mudar as regras da forma que melhor se adapte ao seu estilo e ao de seu parceiro. (Alex Xavier, Cynthia Almeida Rosa e Dinho Luiz)
INSTRUÇÕES
Apesar de indicado para corações solitários de todas as idades, o ‘Jogo do Cupido’ requer uma certa maturidade para evitar decepções pelo caminho.
Número de competidores - Dois. Mais que isto é responsabilidade do jogador (e o Guia não se compromete).
Componentes - disposição para ser feliz e uma boa dose de persistência.
Tabuleiro - a cidade de São Paulo e todas as suas opções de cultura e lazer.
Fase 1 - A espreitada
A maioria dos jogadores se precipita ao fazer o primeiro movimento no tabuleiro. Não basta tirar na sorte, atacar em uma pista de dança qualquer e ir para a etapa seguinte. Mas o que vem fácil, vai fácil. Poucos xavecos de balada evoluem para namoro - e o objetivo deste jogo não é conquistar mais peças. Para sua cantada não ser desperdiçada, vá com calma e fique atento. Você pode conhecer a(o) parceira(o) onde menos espera.
Avançar sem se mover
Algumas filas são bons lugares para engatar um bate-papo descontraído e conhecer alguém interessante. Selecione bem, mas não hesite em agir. Pode não haver uma segunda oportunidade. A dica é fazer com que a aproximação pareça ocasional, uma conversa amistosa para matar o tempo da espera. A não ser que você tenha uma cantada realmente criativa na manga e ache que é o momento certo de usá-la. Mas cuidado: em vez de pular fases, você pode se arriscar a voltar arrasado ao início do jogo.
Asia 70 (Pça. Procópio Ferreira, s/nº, esquina com a R. Kansas, Brooklin, 5506-4903): o lugar é recomendável para arrumar uma boa paquera. A proporção entre homens e mulheres é equilibrada, já que a casa não faz promoções. Porque nem sempre elas são atraídas pelo aviso “mulher não paga” já que, muitas vezes, isto significa estrogênio demais no recinto. E entrar em uma competição desenfreada pode não ser a melhor estratégia.
Clash (R. Barra Funda, 969, 3661-1500): a fila da entrada nem é a melhor da casa. Mais interessante é a fila do caixa, para comprar fichas de bebida. Está sempre cheia. E a área é bem-iluminada, o que evita que alguém acerte o alvo errado e tenha de ficar uma rodada sem jogar.
D-Edge (Al. Olga, 140, B. Funda, 3667-8334): você vai ter de ser um pouco paciente pois a fila mais propícia para uma jogada de mestre é a da saída. Todos vão ao bar para pagar a comanda. Durante a espera, pode começar uma conversa.
Tom Brasil - Nações Unidas (R. Bragança Paulista, 1.281, 2163- 2000) e Via Funchal (R. Funchal, 65, V. Olímpia, 3897-4456): nas duas casas de show, pelo menos uma coisa vocês vão ter em comum - o gosto pela música. Então, enquanto espera pelo show, já tem assunto para puxar papo.
Vegas (R. Augusta, 765, Consolação, 3231-3705): aqui as possibilidades extrapolam a casa. A fila para entrar se mistura com a entrada da lan house vizinha e com os clientes que esperam seu lanche na barraquinha de cachorro-quente. Vai ver, você nem precisa entrar na balada.
Fase 2 - A aliança
Muito bem, a aproximação surtiu efeito e vocês trocaram telefones. Agora você já sabe com quem está jogando. O próximo passo é transformar o adversário em aliado. E, para isso, você precisa superar os antigos adversários. Afinal, vocês dois já disputaram esse jogo com outros competidores antes. Fuja do lugar-comum, e ela(e) vai até achar que se trata de uma versão nova do tabuleiro, muito mais moderna e divertida.
Intercâmbio
Cineminha? Você precisa é tirar logo um seis nos dados.
Café na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1.731, Jd. Paulista, 3062-1063): além de folhear os livros do extenso acervo da loja, vocês podem dar uma olhadinha nos CDs, talvez até assistir a uma palestra enquanto se conhecem melhor. Depois, deixe a conversa fluir no café Il Barista até os dois se renderem.
Fundação Maria Luísa e Oscar Americano (Av. Morumbi, 4.077, Morumbi, 3742-0077): primeiro, percorra o museu. Depois, caminhe pelos jardins (sempre se pode criar um clima romântico) e aproveite o chá da tarde, servido com muita elegância. Se em algum destes momentos não rolar, volte três casas. Algo você fez de errado.
Piquenique no Jardim Botânico (Av. Miguel Estéfano, 3.031, Água Funda, 5073-6300): um lugar tranqüilo e diferente. Além das guloseimas, aproveitem a trilha suspensa pela qual se passa pertinho de árvores e plantas. Ambiente propício para os competidores baixarem a guarda.
Torre do Banespa (R. João Brícola, 24, Centro): a tática é simples, comece a mostrar a cidade. Ao apontar para uma direção, passe o braço em volta do seu alvo. Um beijo cai bem com a visão privilegiada de São Paulo, não é?
My Fair Lady (Teatro Alfa. R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, S. Amaro. 5ª e 6ª, 21h; sáb., 17h e 21h; dom., 16h e 20h): dica para amolecer o coração delas. O musical conta a história de um professor de fonética que garante transformar uma pobre vendedora de flores em uma grande dama da sociedade. Ela vai se emocionar.
Lauryn Hill (Tom Brasil Nações Unidas. R. Bragança Paulista, 1.281, S. Amaro, 2163- 2000. 5ª (14) e 6ª (15), 22h): boa sugestão para cenário de primeiro beijo. Vocês podem chegar como ‘apenas bons amigos’, dançar, curtir o show. Aí surge aquela música romântica. Lembre-se dos bailinhos do passado e tome a iniciativa.
Exposição Rockers (MAB - Faap. R. Alagoas, 903, Higienópolis, 3662-7198): é ideal para casais roqueiros. Os dois vão ficar testando o conhecimento um do outro enquanto percorrem a exposição, comentando as histórias dos artistas. Uma hora as afinidades serão irresistíveis.
Shows na Livraria da Esquina (R. Caetés, 489, Perdizes, 3873-9331): passear na livraria pode causar boa impressão. Vocês podem falar sobre os seus autores preferidos e ainda ouvir boa música até de madrugada. MPB, rock, jazz e blues vão embalar o novo casalzinho.
Fase 3 - A virada
Chega a hora da grande virada. É nesse ponto que vocês saberão se vale a pena seguir ou se estão só fazendo uma partida amistosa. Para isso, um dos dois terá de se arriscar para pensarem como um só. As estatísticas dizem que as mulheres costumam se sair melhor do que os homens. Talvez pela estratégia de deixar que eles pensem que estão no comando do jogo, quando, na verdade, são elas que dão as cartas mais altas.
Cartas na mesa
A regra é clara. Quando o relacionamento está nesta fase, não se pode ter medo de ser visto em público com o(a) parceiro(a). Exponha-se. E para assumir o risco, tome precauções para o caso de o outro não pensar da mesma maneira.
Chakras (R. Melo Alves, 294, Jd. Paulista, 3062-8813): se o seu alvo topar um jantar neste restaurante, pode apostar que vocês estão namorando. Afinal, camas, almofadas e meia-luz são bem sugestivos, não acha?
Espaço Unibanco (Espaço Unibanco. R. Augusta, 1.470 e 1.475, 3287-5590) e Unibanco Arteplex (Frei Caneca Shopping - Unibanco Arteplex R. Frei Caneca, 569, 3º piso, 3472-2365): os dois complexos de salas de cinema são concorridos, principalmente nos domingos à tarde. Apareçam em uma das filas de mãos dadas, e não vão mais poder esconder. Algum conhecido vai vê-los.
Performance Horizontal (Espaço Magma. R. Aspicuelta, 227, Vila Madalena, 3816-5816. Sáb., 22h; dom., 21h): encare o convite aceito como um sim para o namoro. Nesta peça, o público fica deitado em pequenos colchões com uma venda aromática nos olhos, enquanto os atores dizem no ouvido de cada pessoa textos de Hilda Hilst, Marina Colasanti, Cecília Meirelles, Adélia Prado, Ana Cristina César, Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Antonio Tomé e Antonio Maria.
Bar do Terraço Itália (Av. Ipiranga, 344, 42º andar, Centro, 3257-6566, metrô República): para saber se a amizade evoluiu para namoro, leve seu par a um clássico da cidade. No bar do Terraço Itália, o cenário é próprio para o clima de romance. A casa fica no 42º andar do prédio, com a vista da cidade a 160 metros de altura como presente. O brinde à união pode ser com um dry martini.
Fase 4 - O sonho
Não há mais truques. Vocês deixaram a fase de avaliação e conhecem até os defeitos um do outro - até acham alguns encantadores. Por isso, qualquer obstáculo do tabuleiro é encarado como uma diversão a mais. É a fase de abrir mão de algumas manobras que funcionaram bem no início do jogo, mas agora não têm mais serventia. E de fazer programas em grupo para expor a felicidade do casal à prova de amigos e parentes.
Prova dos nove
Boliche: ir a dois não tem a menor graça. Leve os amigos ao Bomboliche (R. Dr. Cesar, 272, Santana, 6978-5475). São 18 pistas, e ainda tem danceteria e mesas de sinuca.
Pedalinho (R. Barra do Rio Doce, s/nº, acesso pela Rod. Ayrton Senna, no Km 17): hora de pagar alguns micos e ainda contar para os amigos. Vá ao Parque Ecológico do Tietê e dê uma volta no lago de pedalinho. Mais apaixonados, impossível.
Cantina italiana: programa tipo família. Junte-se a sogros, cunhados, sobrinhos, cachorros, papagaios, na tradicional Famiglia Mancini (R. Avanhandava, 25, Centro, 3231-0033).
Patinação no gelo: exceto se você já é craque na pista, patinar no gelo rende boas trapalhadas. Por isso, melhor ir quando já há intimidade suficiente para rir um do outro. No Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3. 970, Pinheiros), a pista Ice Star tem monitores que ensinam a permanecer em pé.
Clube da Comédia (Bleeker St. R. Inácio Pereira da Rocha, 367, V. Madalena, 3032-3697): os shows de stand-up atraem muitos grupos de casais. Convide amigos para rir com vontade, sem constrangimento. E com certeza vocês vão todos se identificar com algumas piadas sobre relacionamentos.
Fase 5 - A crise
Achou que fosse moleza completar o jogo, não? Pois chegou a hora de enfrentar o momento mais complicado, aquele no qual vocês descobrem alguns pontos de divergência. A esta altura da partida, não há como voltar algumas casas e nem como ceder sua vez aos outros para evitar o problema. À frente está uma encruzilhada. Decidam juntos qual caminho pegar. E muito cuidado. No final, pode ser que vocês sigam para lados opostos.
Discutindo a relação
A escolha do ambiente é fundamental. É possível que o debate vire um barraco. E dar showzinho no meio da rua vale perda de pontos importantes. Dependendo de onde for a conversa, talvez vocês nem precisem falar para saber se seguem ou não juntos.
Agent Orange (Clash. R. Barra Funda, 969, Barra Funda, 3661-1500. 5ª (14), 22h. R$ 60): o som agressivo da banda punk norte-americana ajuda a descontar a raiva. Afinal, a dança inclui empurrões e pontapés.
Alice Cooper (Credicard Hall. Av. das Nações Unidas, 17.955, S. Amaro, 6846-6010. 3ª (12), 21h30. R$ 80 a R$ 220): a terceira visita do roqueiro ao País vai ajudá-los a descarregar a tensão no Dia dos Namorados. Além do heavy metal, há sangue falso, cadeira elétrica e até guilhotina.
Desatando Nós (Teatro Fábrica São Paulo. R. da Consolação, 1.623, Consolação, 3255-5922, metrô Consolação. 6ª, 21h30): perfeito para pensar na relação. A peça fala das situações de amor e ódio entre homens e mulheres.
Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral , s/nº, Ibirapuera): o parque é ideal pois tem muitas rotas de fuga, no caso de a história acabar mal. Antes, é melhor alugar uma bicicleta no Portão 3, atrás do MAM (R$ 4 a R$ 8). Assim, quando a discussão chegar ao limite, é só escapar pedalando. E se vocês fizerem as pazes, podem até dar uma volta juntos. Será perfeito para reatar.
Saída pela esquerda
Só porque o casal decidiu romper a aliança não significa que o jogo acabou. Agora cabe a você decidir qual o papel que o outro desempenhará entre as seguintes categorias: “amigo(a)”, “adversário(a)”, “coisa do passado”, “recaída” ou “ninguém”. O melhor mesmo é apertar a teclar “reset” e iniciar uma nova partida, sem guardar ressentimentos. Claro que não dá para se desprender de uma hora para outra. Enquanto não vira a página, cruze a reta final de cabeça erguida.
Cada um em um canto
Doces Vinganças: a loja envia há 13 anos presentes pouco amistosos para desafetos. Já que você terá que devolver os pertences do outro, aproveite para fazer piada disso e sair por cima. A casa está em reforma, mas aceita pedidos (R$ 40 a R$ 800) via internet.
Manual Prático da Mulher Desesperada (CCSP. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso, 3383-3400. 3ª a sáb., 21h; dom., 20h.): mulheres à procura de um novo amor vão dar boas risadas nesta peça, que mostra o desespero da solteira em uma noite de sábado.
Lady Vingança: uma mulher passa 13 anos na cadeia para encobrir o namorado e descobre que foi traída. Depois, ela faz jus ao título do filme.
Saída pela direita
Depois de tudo, vocês continuam lado a lado neste jogo? Então podem levantar a taça “felizes para sempre”. Acabam de conquistar a pontuação máxima. No seu caso, o jogo não precisa terminar nunca mais e, provavelmente, vocês já estão até interessados em passar para as versões atualizadas do tabuleiro e experimentar sem medo o grau de dificuldade mais elevado, para profissionais. É hora de sonhar um pouquinho mais alto e fazer planos mais ousados. Foi difícil. Mas o jogo teve um final feliz.
Volta olímpica
Sex Shop Constantine (R. Gaivota, 1.311, Moema, 5042-2760): quem nunca visitou uma loja do ramo pode começar por esta. O espaço é chiquérrimo, com décor parisiense. Mas homem não entra.
Casa Cor (Jockey Club. Av. Lineu de Paula Machado, 1.075, Cidade Jardim, 3819-7955): no passeio, o casal pode começar a escolher o estilo de um possível futuro lar.
Casa Leão (R. Campo Verde, 61, 7º andar, Jd. Europa, 3031-3200): a joalheria e a importadora de vinhos Expand estão juntas no evento ‘Diamond and Wine’, na terça (12) e quarta (13). Uma demonstração de jóias regada a vinho. Quem sabe não rola até uma proposta mais séria?
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk