Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Uninove mantém obra barrada pelo Condephaat

Fonte: O Estado de S. Paulo
Camilla Rigi

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado (Condephaat) rejeitou no dia 3 de julho o projeto de ampliação do campus Memorial da Uninove, na Barra Funda, e pediu adequações no edifício a ser erguido na Rua Tagipuru. Mesmo assim, a obra continua. A reportagem do Estado constatou que as estruturas estavam sendo soldadas, os guindastes carregavam barras de ferro e as lajes estavam quase prontas.

Há 25 dias, a instituição foi notificada pelo Conselho a parar a obra, pois o projeto não havia sido apreciado pelo órgão. A aprovação é obrigatória, pois a universidade está em raio inferior a 300 metros do Memorial da América Latina, complexo tombado pelo conselho. O Condephaat recomenda que a edificação passe de 51 metros para, no máximo, 36 metros de altura (a partir do ponto médio do terreno) e que a entidade procure soluções de transparência no piso térreo, pois está muito perto da entrada do Memorial, garantindo a visualização do bem tombado.

Em nota, a Uninove informou que 'vem cumprindo com todos os procedimentos legais e técnicos, sendo que sua postura está em consonância com a recuperação urbana e revitalização da região'.

Segundo o Condephaat, a obra só poderia ser retomada depois da reapresentação do projeto com as adequações e após a aprovação em nova reunião do Conselho. O órgão comunicou à Subprefeitura da Lapa e ao Departamento de Polícia Judiciária da Capital que a universidade estava infringindo a lei.