Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Começa reforma de 30 pontes e viadutos
Elvis Pereira
A Ponte do Limão, que desde o fim de 2004 não teve a reforma concluída e chegou a abrigar uma árvore nos vãos do concreto, está entre os 30 viadutos, pontes e passarelas que vão receber um único modelo de pintura nas estruturas e gradis, além de passar por obras de conservação até o fim do ano. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras admitiu que as estruturas estavam “abandonadas” há cinco anos.
O objetivo é melhorar a infra-estrutura viária e a sinalização, para evitar acidentes de trânsito e vandalismo e reduzir a ação do tempo. A obra vai custar cerca de R$ 2,3 milhões.
Em nota, o secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, explicou que as cores (de concreto para a parte de alvenaria e verde colonial na ferragem) não vão agredir a paisagem urbana. Segundo ele, as exceções serão as vias tombadas, pois as cores originais deverão ser mantidas, de acordo com a orientação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
Estão no cronograma de revitalização as Pontes dos Remédios e Atílio Fontana (Anhangüera), Pirituba-Piqueri, Casa Verde-Freguesia, Júlio de Mesquita Neto, Casa Verde e Lapa-Jaguaré e os Viadutos Brigadeiro Luís Antonio, Dona Paulina e Paraíso, além do Complexo Viário João Jorge Saad.
DOUTOR ARNALDO
As calçadas da Avenida Doutor Arnaldo, em Pinheiros, zona oeste, foram reformadas para melhorar a acessibilidade. As famosas bancas de flores foram remodeladas e pequenas praças com painéis de cerâmica pintados pelo artista Paulo Von Poser já enfeitam o local.
A Subprefeitura da Sé removeu o piso entre o acesso à Avenida Rebouças e a Rua Cardoso de Almeida, com exceção do passeio da estação do Metrô. Foram usados 3,7 mil metros quadrados de pisos novos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk