Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Embarque nesses acordes

Fonte: O Estado de S. Paulo
Paulo Guilherme Holland

Sábado, 10h30 da manhã. O que você costuma fazer nesse horário? Jogar bola, estudar, esticar o sono... Mas tem gente que acorda para ver música clássica.

No Brasil a música erudita (sua outra denominação) não é muito popular, o acesso a ela é difícil. “Era muito raro ver jovens nos concertos. Por medo ou falta de hábito, eles raramente apareciam nas apresentações de música clássica”, conta a maestrina Muriel Waldman. E foi pensando nisso que ela desenvolveu um projeto chamado Quem Tem Medo de Música Clássica?, que visa a popularizar o estilo musical. Idealizada em dezembro, e colocada em prática em março, a Orquestra de Cordas Laetare - ou de Arcos - reúne um time de 20 músicos, sendo três crianças e um rapaz de 18 anos. O plano inicial é fazer uma série de apresentações em quatro escolas públicas diferentes. No sábado passado, o Estadinho foi conferir o segundo concerto da série.

Apesar de o início do espetáculo estar marcado para 10h30, o público ainda parecia muito tímido às 10h15. A platéia era composta basicamente de moradores da região, no bairro da Barra Funda (zona oeste de São Paulo) e a maioria não era bem de menores. Aos poucos, a turma foi chegando e se animando. Após 20 minutos de atraso, a música soou.

A primeira melodia a ser executada foi a serenata Eine Kleine NachtMüsik, de Mozart - em português, significa “Pequena Serenata Noturna”. Ao fim da canção, Muriel fez uma breve explanação sobre quem foi Mozart, além de mostrar uma grande cartolina com a sua imagem, que logo foi colada na parede da sala. E foi assim em todas as músicas: Muriel explicava quem foi determinado compositor, mostrando uma ilustração dele, que era colada na parede, formando uma linha do tempo da música clássica.

INTERATIVIDADE

É exatamente essa interação uma das armas para a desmitificação da música erudita, tida como espinhosa. Além da explicação, Mariel também abre o espaço para dúvidas da platéia: “Alguém gostaria de perguntar algo?”

Talvez seja por isso que Mateus Henrique da Silva, 13, tenha deixado de acordar mais tarde ou algo diferente. “Eu vim jogar bola hoje, mas, como me chamaram para ópera, resolvi assistir”, confessa o menino.

Weverton Borges do Santos, de 12, segue a mesma linha: “Achei legal ter vindo. É bom porque é algo que te dá mais cultura”. Já Vinícius Félix vai além: “Não vejo problema algum em estar aqui a essa hora. Estudo violão e acho tudo muito legal”.

OUVIDOS TREINADOS

Lucas Bernardo, de 12 anos, é um dos três meninos da orquestra - ele toca violino. Seu envolvimento com o instrumento começou aos 9 anos, quando o garoto começou a tocar na igreja.

Mas seu comprometimento é de gente grande. “Faço aula às quintas, mas treino todos os dias”, explica. Não é à toa que ele recebe elogios de sua regente: “O Lucas é um menino fantástico, super esforçado.”

E o que seus amigos dizem sobre isso? “Eles brincam um pouco comigo. Às vezes até me provocam, chamando pra jogar bola.”

INCENTIVO

Nem tudo são flores - pelo contrário. O grande problema para estender o projeto é o fator financeiro. “Essa série de quatro shows teve ajuda da Secretaria de Cultura. Porém, apesar dos mais de dez convites que temos, a continuação ainda é incerta”, explica Muriel.

É, ainda falta um pouco para perdemos o medo.

A vida de Mozart

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo, Áustria, em 27 de janeiro de 1756. Considerado um dos maiores compositores da história da música, foi na década de 1780 que Mozart se firmou como compositor. Nesse período, escreveu Don Giovanni, tida como sua melhor ópera. Morreu jovem, aos 35 anos, em 1791, por problemas de saúde.

Confira notas de outros violinos por aí

O projeto O Aprendiz de Maestro mistura teatro e música clássica sob medida para o público infantil. No próximo sábado, 2/06, às 11h, na Sala São Paulo, será a vez do espetáculo Quem Tem Medo de Ópera?. Os personagens vão mostrar o que os cantores fazem para deixar a voz bonita, qual a função de um maestro, como são divididas as personagens e como é montado o cenário de uma ópera.

(SERVIÇO)‘Quem Tem Medo de Ópera?’

Dia 2/6 (sábado), às 11h.

De R$ 30,00 a 40,00

Informações e Vendas: TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer. Av. Nove de Julho, 4.274 - Tel. (11) 3057 0131 ramal 4. Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes S/N - Tel. (11) 3223-3966

Municipal para menores

O Almanaque Musical é um espetáculo apresentado pelos Corpos Artísticos do Theatro Municipal de São Paulo e dirigido especialmente às crianças em idade escolar. É um concerto em que a orquestra e os elementos da ópera são apresentados ao público por um ator. Na última parte, os espectadores cantam junto com os corais Lírico e Paulistano, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Municipal, em uma viagem interativa, dinâmica e divertida pelo mundo da música de concerto.

(SERVIÇO)Almanaque Musical

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº

Dias 4, 5 e 6 de junho, sempre às 11h. Grátis