Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Guerra do spray

Fonte: Revista da Folha
grafite

Grafiteiros acusam prefeitura de instaurar política antigrafite; governo diz que não há perseguição

 

texto e fotos por João Wainer

Depois de passar um mês na Escócia grafitando um castelo medieval construído em 1200, os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, 33 -conhecidos como Osgemeos-, e Karina Arcênio Pandolfo, 30, a Nina (mulher de Otávio), desembarcaram em São Paulo no último dia 16, sábado à tarde, e sofreram um choque de realidade. A prefeitura da cidade que durante toda a vida foi para eles uma enorme tela em branco hoje pinta sistematicamente de cinza os muros públicos grafitados pelo trio.

No domingo passado, ainda sob efeito do fuso-horário, Osgemeos e Nina juntaram-se aos também grafiteiros Ise e Koyo para pintar muros da cidade como fazem desde 1987, quando deram seus primeiros passos no grafite.

Nos pilares do viaduto Antártica, na zona oeste, Osgemeos desenharam uma série de cinco bonecos. Nina fez duas meninas com os cabelos ao vento enquanto Ise e Koyo escreveram seus nomes em letras estilizadas.

Os desenhos duraram menos de 16 horas. Nem bem a tinta secou e no dia seguinte as pilastras amanheceram cobertas de um tom acinzentado.

Num intervalo de quatro meses, essa rotina se repetiu sete vezes. Os grafiteiros pintavam seus desenhos nos pilares, que em seguida eram cobertos de cinza. Camelôs e transeuntes ouvidos pela reportagem afirmam que funcionários da prefeitura fizeram o serviço de cobertura.

O secretário da coordenação das Subprefeituras de São Paulo, Andrea Matarazzo, nega a perseguição aos grafites. "Não existe nenhuma política ou iniciativa nossa para cobertura de grafites; há, sim, uma rotina de limpeza da cidade. Acontece que os grafiteiros também têm uma rotina de pintar, por isso alguns podem ter sido apagados. Mas não quer dizer que foi a prefeitura que cobriu o grafite do viaduto Antártica, pode ter sido a empresa que a prefeitura contrata para pintar o viaduto, por exemplo", diz.

O grafiteiro Ise discorda. "A gente sabe que a natureza do grafite é efêmera, mas uma coisa é ser apagado naturalmente, outra é uma campanha pública antigrafite como vem claramente acontecendo", reclama.

Outros grafiteiros engrossam o coro dos descontentes. Finok, 21, teve tantas obras apagadas recentemente que pensou em parar de pintar na rua. "A prefeitura deveria gastar esse dinheiro com coisas mais importantes como saúde e educação", afirma. "Posso assegurar que não há direção da prefeitura para cobrir grafite, temos coisas muito mais importantes para fazer", diz Andrea Matarazzo.

Numa reação aos muros cobertos de cinza, alguns grafiteiros começaram a escrever ao lado dos desenhos frases de protesto contra o prefeito. Em uma parede da Vila Mariana, Iaco cravou: "prefeito vagabundo". Perto dali, um outro desenho ilustra uma manifestação com faixas onde se lia "Kassa ao Kassab".

Um dos sócios da galeria Choque Cultural -pioneira no trabalho com artistas de rua-, Baixo Rodrigues, 41, considera "censura artística" a ação da prefeitura e acredita que o governo municipal não tem noção do valor artístico nem monetário das obras que apagam.

"O valor dos artistas é dado pelo mercado, pelos museus, e os grafiteiros brasileiros são considerados no mercado internacional como alguns dos melhores do mundo. Esses grafites que estão sendo apagados são uma doação dos artistas para a cidade e têm de ser tratados como patrimônio artístico", acredita.

O secretário Andrea Matarazzo confirma o desconhecimento: "Não sabemos o valor do grafite, e imagino que ninguém na prefeitura saiba".

Pichação ou grafite?
O prefeito Gilberto Kassab deve sancionar em breve o projeto de lei aprovado por unanimidade na Câmara Municipal que institui um programa antipichação, cujo texto prevê que donos de imóveis com muros e paredes pichadas poderão obter recursos da prefeitura para pintar suas fachadas. O projeto, que nada tem a ver com a lei Cidade Limpa -é, inclusive, anterior a ela; data de 2005 e é de autoria de José Serra- também sugere a criação de parcerias entre o governo e empresas privadas que queiram fornecer material para cobertura de pichação.

O texto da lei, no entanto, não distingue pichação de grafite. "Não existe definição mesmo entre o que é grafite e o que é pichação no projeto de lei. Eu acredito que pichação são aqueles rabiscos ou hieróglifos. O grafite tem uma forma, um desenho e não degrada tanto o ambiente", explica o secretário.

Enquanto a prefeitura apaga, outros contratam os mesmos artistas a peso de ouro. A escocesa Alice Boyle, filha do lorde de Glasgow Patrick Boyle, que convidou Osgemeos, Nunca e Nina para grafitar o castelo de Kelburn (www.thegraffitiproject.net), que pertence à sua família e é um dos mais antigos da Escócia, diz que qualquer cidade da Europa adoraria ter em suas paredes desenhos de artistas como eles.

"É um privilégio poder andar na rua e ver trabalhos com tanta qualidade. O povo não precisa ir às galerias para apreciar desenhos tão bonitos. Sempre ouvi falar dos grafites de São Paulo e acho que pintando-os de cinza o prefeito está impedindo uma ótima oportunidade de turismo para a cidade", diz a escocesa.

Em fevereiro deste ano, os grafiteiros brasileiros Kboco, Speto, Titi Freak, Onesto, Boleta, Zezão, Highgraff e Fefe Talavera, ligados à galeria Choque Cultural, participaram de uma exposição coletiva na Jonathan Levine Gallery, em Nova York, dentro do projeto "Ruas de São Paulo: A Survey of Brazilian Street Art".

Na galeria Fortes Vilaça, em São Paulo, todas as pinturas foram vendidas na exposicão da dupla Osgemeos, que durante dois meses no ano passado foi visitada por mais de 30 mil pessoas, batendo o recorde de visitação da galeria.

As palavras do secretario Andrea Matarazzo, porém, vão na contramão do mercado de arte. "Grafite que degrada o ambiente são dos da 23 de maio, por exemplo. Não combinam porque os viadutos têm uma cor, um jardim, e isso interfere na paisagem", diz.

Crime
Apesar das dificuldades -e de o grafite ser considerado crime ambiental em São Paulo, com pena de três meses a um ano-, os grafiteiros seguem pintando nas ruas.

"Desde que começamos a Prefeitura de São Paulo sempre apoiou o grafite. Graças a essa liberdade, conseguimos desenvolver nosso estilo e pudemos viajar o mundo mostrando essa arte que foi criada nas paredes paulistanas. Por mais que nossos trabalhos estejam nas galerias, nunca vamos desistir de pintar na rua. Essa é a verdadeira essência do grafite", dizem, em coro, os irmãos gêmeos. "Por mais que o novo prefeito apague, não vamos parar de mostrar para o povo de São Paulo nossa arte."

Para Andrea Matarazzo, nem todo mundo aprecia esse tipo de manifestação. "Um cidadão pode não querer ter seu muro grafitado. É como alguém que não gosta de quadros em casa."

Guilherme Aranha, 30, coordenador da juventude da atual gestão, acredita que São Paulo tolera mais o grafite do que outros centros urbanos. "É importante lembrar que nas grandes cidades do mundo o grafite não tem tanto espaço quanto em São Paulo. Em Madri, na Espanha, que conheço muito bem, não existe espaço para pintar na rua. Em Londres, então, eles seriam presos. Aqui, somos bem democráticos."

Aranha afirma que a Coordenadoria da Juventude mantém um bom diálogo com os jovens que pintam na rua. "Temos conversa permanente com os grafiteiros. O Graphis já foi coordenador do projeto Galerias ao Ar Livre, que teve como última ação o grafite no túnel da Paulista, em 25 de janeiro. Outros que estão sempre conosco são Zeila, Eymard (coordenador do projeto Aprendiz), Nem e Nick."

Questionados sobre os nomes citados pelo coordenador, os grafiteiros ouvidos pela reportagem afirmaram não conhecer nenhum deles.

grafiteiros x Nova York



O berço do grafite também está em pé de guerra. Em abril do ano passado, depois de o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ter sancionado uma lei antigrafite que proibia menores de 21 anos de portar latas de spray, um grupo de sete grafiteiros apoiados pelo estilista Marc Ecko, dono da grife Ecko Unlimited, decidiu mover uma ação na Justiça contra a cidade americana. Apoiados na Primeira Emenda, os grafiteiros alegaram que a lei feria sua liberdade de expressão.

Embates verbais entre as partes preencheram sites de notícia e páginas de jornais. "Na melhor das hipóteses, o grafite é uma maneira de vândalos imaturos buscarem notoriedade. Na pior delas, é uma forma de mandar mensagens para gangues rivais e traficantes de drogas", disse o vereador Peter Vallone, autor da lei, ao site da BBC. Para ele, o grafite é "um portão para a criminalidade".

Quem acreditava que a cidade marco zero do hip hop -foi nas ruas do bairro nova-iorquino do Bronx que a cultura de rua surgiu- teria uma abordagem mais tolerante em relação ao grafite na gestão pós-Giuliani, se enganou. "A liberdade de expressão dos grafiteiros termina onde começa a minha propriedade", declarou Vallone. Em Nova York, o grafite é crime cuja pena pode variar entre prisão, multa ou serviços comunitários.

Do lado de lá do ringue, a reportagem da rede britânica BBC ouviu Felix, codinome do organizador do site Reclaimyourcity.net, portal baseado em Berlim que cataloga imagens de grafite do mundo inteiro.

"Hoje, o espaço urbano é reservado para aqueles que têm dinheiro. Ruas e imóveis são moldados por interesses comerciais, e não pelos moradores da cidade. A arte de rua é o único modo de as pessoas interagirem com o espaço público ativamente."

Para o alemão, o grafite "torna as ruas coloridas e traz vida à rotina acinzentada".

As últimas notícias do embate entre grafiteiros e o governo de Nova York datam de maio de 2006, quando um juiz conseguiu derrubar a lei que proibia menores de 21 anos de comprar e carregar latas de spray.

O prefeito prometeu recorrer, pois temia que o vandalismo voltasse a reinar na cidade.

e você, pensa o quê?

Arte ou vandalismo? Existe diferença entre grafite e pichação? O grafite precisa de uma lei que o regulamente? Grafite só é grafite se for ilegal? Depois de virarem artistas de galeria, grafiteiros precisam repensar seu papel social, já que saíram do anonimato? Grafite suja ou enfeita?

Estes são apenas os primeiros gomos de um enorme leque de dúvidas que se estende sobre o assunto. A Revista quer saber o que você, paulistano que convive com muros e paredes pintadas, pensa sobre o tema. Para isso criamos um novo canal, o e-mail grafite@folhasp.com.br, para iniciar a discussão entre os leitores. Se o debate for quente, a próxima edição trará um painel das mensagens enviadas.