Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 22 de Maio de 2025 | Horário: 19:35
Compartilhe:

LUME ocupa SP Escola de Teatro durante a Virada Cultural 2025 em celebração aos seus 40 anos

São Paulo recebe a "Casa LUME 40 anos Ocupa a SP", com programação nos dias 24 e 25 de maio

São Paulo, 22 de maio de 2025 - O LUME Teatro celebra quatro décadas de trajetória contínua com uma participação especial na Virada Cultural 2025, nos dias 24 e 25 de maio, ocupando as instalações da SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, na Praça Roosevelt, centro de São Paulo. A ação marca os 40 anos do grupo com a ocupação "Casa LUME 40 anos Ocupa a SP": serão 24 horas transformadas em um espaço vivo de convívio, trocas e apresentações artísticas.

Ao todo serão apresentados 9 espetáculos, em 13 sessões espalhadas pela escola. Diversas salas e andares do prédio serão ocupados por espetáculos, performances, intervenções do repertório do grupo, em um convite aberto ao público para celebrar a arte, o tempo e a presença. O projeto conta com a com a realização da Prefeitura Municipal de São Paulo, Lume Teatro e SP Escola de Teatro. Confira a programação completa.

 

Sobre o LUME Teatro – 40 anos de arte, pesquisa e criação

Fundado em 1985, o LUME Teatro é reconhecido como um dos principais núcleos de pesquisa da arte do ator no Brasil. Formado por sete atores-criadores, o grupo desenvolveu ao longo de quatro décadas uma vigorosa metodologia de treinamento e criação cênica, que resultou em um repertório diversificado: do teatro físico a intervenções comunitárias de grande escala, passando por solos e espetáculos de grupo.

Premiado nacional e internacionalmente — com destaque para os Prêmios Shell de Teatro (2013 e 2018) — o LUME impactou milhares de artistas e espectadores em todo o mundo com seus espetáculos, oficinas, direções e ações colaborativas. Sua sede em Campinas-SP consolidou-se como um centro de irradiação artística, intercâmbio e formação contínua.

Para a Virada Cultural 2025, o LUME propõe um formato expandido, que acolhe múltiplas gerações de artistas e público, ecoando a potência do coletivo e a riqueza das linguagens cênicas desenvolvidas ao longo de sua história.

Serviço

LUME Teatro na Virada Cultural 2025
 📍 SP Escola de Teatro – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo
 📅 Dias 24 e 25 de maio
💡 Entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO: CASA LUME 40 ANOS – 20ª VIRADA CULTURAL

Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt

Sábado – 24 de maio

16h00 – Vozes do Lume - Memória em Canção - Sala - Memórias | L 4
18h00 – Café com Queijo - Sala - Café com queijo | L 8
18h30 – Prisão para a Liberdade - Sala - Memórias | L  4 
18h30 – Cabaré Efêmero - Sala - Risos | L 6
20h30 – SerEstando Mulheres - Sala - Memórias | L  4 
22h00 – Cabaré Risos de Outono - Sala - Risos | L 6

Domingo – 25 de maio
10h30 – Kintsugi – 100 Memórias - Sala - Memórias | L 4 
10h45 – O não lugar de Agada Tchainik - Sala - Risos | L 6
12h00 – Trueque - HALL de ENTRADA
14h00 – Vozes do Lume - Memória em Canção - Sala - Memórias | L 4 
16h00 – Café com Queijo - Sala - Café com queijo | L 8
16h30 - Prisão para a Liberdade - Sala - Memórias | L 4 
18h30 – Cabaré Risos de Outono - Sala - Risos | L 6

 

  1. ESPETÁCULOS:

 

VOZES DO LUME - MEMÓRIA EM CANÇÃO

Fotos em alta: https://drive.google.com/drive/folders/1gaDFzGBE5veUFeIMHfS0zm-nFg-L9OfY?usp=sharing
Sessão: 2 (duas)

 

SINOPSE: As canções sempre fizeram parte dos ritos do Lume. Ritos de chegada, ritos de encontro, ritos de despedida. Cantamos para abrir e fechar os trabalhos do dia, para receber amigos, para agradecer uma acolhida, para dizer adeus, para saudar aqueles que já partiram. Nossa voz se fez soar em plataformas de petróleo, praças e ruas, escolas, teatros, presídios, comunidades indígenas, barcos e tanto, tanto chão por esse mundão afora. E quer motivo maior para cantar do que festejar 40 anos de vida? Assim nasce “Vozes do Lume – Memória em Canção”, como mais um pretexto para estarmos juntos, soltando a voz para celebrar uma vida de teatreiros, reforçando nossa crença de que é no encontro que reside a força vital da nossa arte. As canções escolhidas fazem parte do repertório afetivo do grupo e serão entremeadas por narrativas de memórias e imagens do acervo artístico do Lume.

 

A programação está sujeita a alteração. Mais detalhes podem ser encontrados no no site viradasp.com.brVeja tudo o que foi anunciado na Virada Cultural 2025. Acompanhe as redes sociais @smculturasp e fique por dentro das novidades.

 

Informações à imprensa

Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens