Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 5 de Abril de 2012 | Horário: 18:07
Compartilhe:

Mostra destaca produções latino-americanas

Os filmes selecionados são exibidos em programação da BP Roberto Santos entre os dias 13 e 29 deste mês
Share/BookmarkCompartilhe

O cinema latino-americano se expandiu consideravelmente nos últimos anos, recebendo muitas indicações em diversas premiações especializadas ao redor do mundo, sendo um dos exemplos mais recentes a vitória do filme “O Segredo dos Seus Olhos”, do diretor Juan Jose Campanella na categoria Melhor Filme Estrangeiro da 82ª edição do Oscar.


O longa-metragem argentino foi escolhido para abrir a mostra “Cinema Latino-Americano”, que acontece na Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos.

A maior parte da produção cinematográfica latino-americana concentra-se em três países: Argentina, Brasil e México. Nesta programação estão apenas longas realizados em território estrangeiro. Com exceção de “Tony Manero”, de Pablo Lorrai, o único da lista que possui algumas cenas rodadas no Brasil.

Embora as produções sejam financiadas pelos países mais ricos da América Latina, alguns filmes têm cenas em outros países como Colômbia, Bolívia etc. Há, por exemplo, a produção “As Viagens do Vento”, de Ciro Guerra, filmado na Colômbia e na Alemanha. Outros exemplos são os longas-metragens “Quão Longe?”, de Tânia Hermida, representando o Equador; e “Aqui há muitos Evos: os cocaleiros de Chapare”, de Manuel Ruiz Montealegre e Hector Ulloque Franco, feito entre a Bolívia e a Argentina.

Outro integrante da mostra concorreu com o filme de abertura na categoria “Melhor Filme Estrangeiro” do Oscar de 2010. “A Teta Assustada”, de Claudia Llosa, foi filmado no Peru (com algumas cenas rodadas na Espanha) e retrata um folclore do Peru.

 
Serviço: Biblioteca Pública Roberto Santos. Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul | tel. 2273-2390.  De 13 a 29/04. Grátis.

Veja a programação completa:

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
(El Secreto de Sus Ojos, Argentina, 2009, 127 min). Dir.: Juan Jose Campanella. Com Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago e outros. +16 anos.
Homem que trabalha no tribunal penal alimenta o sonho de escrever um romance sobre um assassinato que teve de investigar no passado. Ao se aposentar, decide concretizar o livro e, para tanto, deve voltar ao caso, descobrindo novas e surpreendentes pistas.
| Dia 13, 15h

TONY MANERO
(Brasil/Chile, 2008, 97 min). Dir.: Pablo Larrain. Com Alfredo Castro, Paola Lattus, Héctor Morales e outros. +18 anos.
Em 1978, no Chile, homem é fascinado pelo personagem Tony Manero, interpretado por John Travolta no filme “Os Embalos de Sábado à Noite”. Decidido a vencer um concurso televisivo de imitadores, ele passa o dia treinando, mas sua obsessão revela um lado psicopata de sua personalidade.
| Dia 15, 16h

AS VIAGENS DO VENTO
(Los Viajes del Viento, Colômbia/Alemanha, 2009, 117 min). Dir.: Ciro Guerra. Com Marciano Martínez, Yull Núñez, Agustin Nieves e outros. +14 anos.
Decidido a devolver o acordeão que lhe foi dado pelo mentor, velho musicista viaja ao norte da Colômbia e encontra no caminho um menino que sonha rodar o país tocando o instrumento.
| Dia 15, 18h

GIGANTE
(Argentina/Alemanha/Espanha/Uruguai, 2009, 84 min). Dir.: Adrián Biniez. Com Horacio Camandule, Leonor Svarcas e outros. +12 anos.
Segurança de supermercado tímido se apaixona por uma faxineira que observa através das câmeras de vigilância. Decidido a conquistá-la, começa a acompanhar seus passos.
| Dia 20, 15h

QUÃO LONGE?
(Equador, 2006, 92 min). Dir.: Tania Hermida. Com Tania Martinez, Cecilia Vallejo, Pancho Aguirre e outros. +14 anos.
Enquanto uma greve paralisa as estradas do Equador, diversas histórias se cruzam, como a da mulher que precisa impedir que o ex-namorado se case e a do homem que leva as cinzas da avó para serem jogadas num rio.
| Dia 22, 16h

AQUI HÁ MUITOS EVOS: OS COCALEIROS DE CHAPARE
(Hartos Evos aqui Hay, Bolívia/Argentina, 2006, 50 min, documentário). Dir.: Manuel Ruiz Montealegre e Hector Ulloque Franco. +12 anos.
A partir da defesa da folha de coca, planta sagrada e de grande importância em termos culturais e econômicos, os “cocaleros” do Chapare consolidaram uma sólida organização sindical, na qual Evo Morales se formou como dirigente político.
| Dia 22, 18h

ABUTRES
(Carancho, Argentina/Chile/França, 2010, 107 min). Dir.: Pablo Trapero. Com Ricardo Darín, Martina Gusman, Carlos Weber e outros. +16 anos.
Advogado especializado em acidentes rodoviários vai aos locais onde ocorreram tragédias, como hospitais e delegacias, em busca de novos clientes. O que estes não sabem é que a agência para a qual o homem trabalha está envolvida em esquemas de corrupção e desvio de dinheiro.
| Dia 27, 15h

A TETA ASSUSTADA
(La Teta Asustada, Peru/Espanha, 2009, 95 min). Dir.: Claudia Llosa. Com Magaly Solier, Susi Sánchez, Efraín Solís e outros. +12 anos.
Para evitar ser estuprada, moça simples recorre a um método rudimentar de proteção. O medo, porém, afeta sua vida.
| Dia 29, 16h

A VIDA ÚTIL
(La Vida Útil, Uruguai/Espanha, 2010, 70 min). Dir.: Federico Veiroj. Com Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril e outros. +14 anos.
Aos 45 anos, e ainda vivendo com os pais, homem que trabalhou com cinema durante muitos anos perde o emprego e precisa buscar um novo tipo de colocação.
| Dia 29, 18h
collections
Galeria de imagens