Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Artista plástico Hudinilson Jr. ganha homenagem no CCSP
Evento marcado para dia 6 apresenta acervo com trabalhos do artista, seguido de debate sobre sua vida e obra e lançamento de publicação

Morto em agosto passado, artista era referência na arte urbana de rua
Por Amanda Monteiro
O Centro Cultural São Paulo (CCSP) presta homenagem ao artista plástico brasileiro Hudinilson Jr., morto no dia 28 de agosto passado. O evento ocorre dia 6 de novembro a partir das 19h e mostra obras do homenageado presentes no acervo do CCSP, seguida de um debate sobre os trabalhos e temas prediletos dele.
A Hemeroteca de Arte na Rua, localizada no acervo de Arquivo Multimeios do CCSP, foi constituída por Hudinilson Jr. e é uma das obras que possui grande importância. O conjunto reúne uma documentação com cerca de 5 mil itens, produzidos pelo artista ao longo de 30 anos, com registros de manifestações efêmeras de arte na rua na cidade de São Paulo desde a década de 1970 até a atualidade.
Tal conjunto arquivístico tem aproximação também com seu vasto histórico, já que Hudinilson foi um dos integrantes do grupo de intervenção urbana 3Nós3 (1979/1982), junto com Mário Ramiro e Rafael França, parceria criada para criticar o regime militar e a censura por meio da arte. Ao longo de sua carreira, o artista participou da 1ª Bienal de Havana, em 1984; da 18ª Bienal de São Paulo, em 1985; e da 3ª Bienal do Mercosul, em 2002. Além de ter sido considerado um dos grandes nomes do grafite no Brasil, Hudinilson Jr. também foi um artista multimídia. Trafegou entre diversas áreas, porém encontrou na xerografia sua maior expressão, sendo um dos pioneiros em seu uso como meio expressivo.
O evento apresenta também um debate que reúne Mário Ramiro, integrante do grupo 3Nós3; o curador e crítico João Spinelli; e o diretor do CCSP, Ricardo Resende. No encontro, eles discorrem sobre o trabalho do artista e promovem uma atividade de grafitagem sobre painel no Espaço Oficinas. A homenagem conta, ainda, com o lançamento da revista internacional “OEI 60/61 Extra-disciplinary Spaces and De-disciplinizing Moments. In and Out of the 30th Bienal de São Paulo”, editada por Jonas Magnusson e Cecilia Grönberg em colaboração com Tobi Maier. Publicada em 2013, traz um artigo sobre o 3Nós3, de Maria Adelaide Pontes, traduzido para o inglês por Tobi Maier.
Serviço: Centro Cultural São Paulo – Espaço Oficinas. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-4001 e 3397-4002. Dia 6, 19h. Grátis
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk