Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Trupe transforma os corredores da Galeria Olido em picadeiro
Intervenção e bate-papo no Centro de Memória do Circo relembram a trajetória dos baianos da Cia. de Circo Picolino no dia 22 de maio

Nana porto e Luana Serrat integram o grupo que se apresenta no dia 22
Por Amanda Monteiro
Referência em arte circense na cidade de Salvador, a Escola Picolino de Artes do Circo é responsável pela formação de grandes artistas do circo baiano. A Cia. de Circo Picolino, que representa este legado, apresenta, no Centro de Memória do Circo e nos corredores da Galeria Olido, trechos de seu premiado espetáculo “A Rádio do Seu Coração”, gratuitamente, às 15h do dia 22.
O espetáculo, ganhador do Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo de 2008, combina ritmos bem marcados, um trabalho de expressão corporal forte, e acrobacias perigosas, o que converte os trejeitos do cidadão nordestino na essência do circo baiano.
Relembrando a trajetória da Escola Picolino, a apresentação se torna um marco para os artistas. “É um ciclo que se completa, essa é uma geração que mantém um trabalho que vem desde a década de 1970”, conta Verônica Tamaoki, idealizadora da Escola Picolino. A apresentação traz elementos inovadores para o picadeiro, como a influência da musicalidade nordestina. “A cultura baiana é algo muito forte, se vê na ginga, na originalidade dos movimentos de cada artista, é realmente um diferencial”, ressalta Verônica Tamaoki.
Fundada em 1985 pelos artistas Anselmo Serrat e Verônica Tamaoki, a Escola Picolino de Artes do Circo surgiu com o intuito de ensinar a arte circense para crianças e jovens. Batizada em homenagem ao mestre dos picadeiros, Palhaço Picolino, a Cia. mantém viva a concepção do circo itinerante, constituído e mantido em um ambiente acolhedor e familiar que, por costume e tradição, passa seus conhecimentos artísticos de geração a geração.
Verônica Tamaoki foi aluna da primeira escola de circo de Salvador, idealizada por Roger Avanzi, o Palhaço Picolino, que, por sua vez, iniciou seu trabalho no Circo Nerino, fundado por seus pais em 1913, na cidade de Curitiba. Picolino e sua trupe conquistaram a admiração de um vasto público por todo o Brasil.
Atendendo prontamente ao respeitável público, após o espetáculo, o grupo fala sobre o processo de criação e o cotidiano da companhia circense em um debate que conta com a presença das artistas Luana Serrat e Nana Porto.
Serviço: Centro de Memória do Circo – Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 22, 15h. Grátis
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk