Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Exposição “Archivo Cordero” relembra a Bolívia do século 20 no Solar da Marquesa
Fotografias de Júlio Cordero trazem um recorte dos contrastes sociais de La Paz

"Reina del más allá (Rainha do além)" é uma das fotografias
que integra a mostra, que fica em cartaz até 19 de julho
Por Amanda Monteiro
Comparado a grandes nomes da fotografia histórica latino-americana, como os irmãos Valdéz, no Peru, e Militão Augusto de Azevedo, em São Paulo, o acervo do fotógrafo Júlio Cordero chega ao Solar da Marquesa de Santos, que pertence ao Museu da Cidade de São Paulo. A exposição “Archivo Cordero” evidencia os contrastes sociais da Bolívia entre o período de 1900 a 1961, e possui entrada franca.
Identificar aspectos sociais, políticos e culturais é o intuito da mostra do fotógrafo boliviano Júlio Cordero. Falecido em 1961, foi imortalizado por seu trabalho, pois transformou suas fotografias em um importante acervo que, posteriormente, seria o registro histórico de fatos comuns e atípicos, intrínsecos ao cotidiano de seu país.
Em um período no qual a fotografia era algo raro, o fotógrafo capturou imagens de grande valor histórico com naturalidade, utilizando sua sensibilidade ótica para capturar recortes de diferentes realidades vividas pelo povo boliviano. “A produção do estúdio Júlio Cordero na primeira metade do século passado tornou-se um inventário visual da sociedade de La Paz, Bolívia. A mostra também abre comunicação com os bolivianos residentes em São Paulo, um dos mais significativos grupos de imigrantes da cidade“, afirma o supervisor de curadoria, Henrique Siqueira.
A exposição reúne 70 fotografias que expõem a vida e os costumes da população de La Paz. Segundo Henrique Siqueira, Júlio Cordero encantava seus fotografados com uma boa conversa, deixando-os à vontade para serem retratados - habilidade que talvez tenha contribuído para o inventário visual de seus contemporâneos, o maior legado que deixou às novas gerações.
Fotografias de presídios, prostitutas e funerais são imagens fortes que possuem em sua essência a dificuldade vivenciada pelos cidadãos de baixa renda do país. Ao lado de fotos do comércio local e festividades populares, o curador espanhol Miguel Lópes Pelegrín complementa a seleção de fotografias de Júlio Cordero com alguns retratos realizados em estúdio. A mostra fica em cartaz até 19 de julho e tem entrada gratuita.
Serviço:| Solar da Marquesa de Santos. R. Roberto Simonsen, 136. Próximo da estação Sé do metrô. Ao lado do Pátio do Colégio. Centro | tel. 3105-6118. Até dia 19/7. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk