Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 26 de Junho de 2014 | Horário: 12:57
Compartilhe:

Biblioteca Roberto Santos exibe filmes com temática japonesa

A mostra tem entrada gratuita e fica em cartaz até dia 27 de julho

Por Natália Tayota

A Biblioteca Pública Roberto Santos selecionou 16 longas-metragens que falam sobre a cultura japonesa para a mostra “Passagem para: Japão”, exibida gratuitamente entre os dias 4 e 27 de julho.

A mostra abriu com “Cartas de Iwo Jima”, de Clint Eastwood, que narra, sob ponto de vista japonês, as táticas adotadas pelo general Tadamichi Kuribayashi na batalha de Iwo Jima entre Japão e Estados Unidos, em 1945.

A programação encerra no dia 27 com “A Balada de Narayama”, dirigido por Shohei Imamura, filme que se passa em uma aldeia remota na região das montanhas do Japão, no final do século 19, na qual os moradores, em virtude da pobreza, têm o costume de levar idosos ao topo da montanha para esperarem a morte chegar.

Serviço: Biblioteca Pública Roberto Santos (Temática em Cinema). R. Cisplatina, 505, Ipiranga. Zona Sul. | tel. 2273-2390 e 2063-0901. De 4 a 27. Grátis

Confira a programação completa:

| Os filmes são exibidos em DVD.

CARTAS DE IWO JIMA
(Letters from Iwo Jima, EUA, 2006, 140 min). Dir.: Clint Eastwood. Com Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi Ihara e outros. +14 anos.
O filme narra as táticas sem precedentes adotadas pelo general Tadamichi Kuribayashi e por seus homens durante a batalha de Iwo Jima, que transformaram o que aparentava ser uma rápida derrota dos Estados Unidos contra o Japão em um conflito de 40 dias.  O longa mostra o acontecimento do ponto de vista japonês.
| Dia 4, 16h (sessão sujeita a cancelamento em caso de jogo do Brasil na Copa)

PAI E FILHA
(Banshun, Japão, 1949, 108 min). Dir.: Yasujiro Ozu. Com Chishu Ryu, Yoshiko Tsubouchi, Masao Mishima e outros. Livre.
Velho professor viúvo precisa convencer sua jovem filha a se casar de acordo com as tradições locais.
| Dia 4, 19h (sessão sujeita a cancelamento em caso de jogo do Brasil na Copa)

OPERAÇÃO YAKUZA
(The Yakuza, EUA/Japão, 1974, 112 min). Dir.: Sydney Pollack. Com Robert Mitchum, Takakura Ken, Brian Keith e outros. Livre.
Homem volta ao Japão para tentar resgatar a filha de um amigo que foi sequestrada pela máfia local.
| Dia 6, 16h

LOBO SOLITÁRIO - A ESPADA DA VINGANÇA
(Ko wo kashi ude kashi tsukamatsuru, Japão, 1972, 83 min). Dir.: Kenji Misumi. Com Tomisaburo Wakayama, Fumio Watanabe, Tomoko Mayama e outros. +18 anos.
O primeiro filme da série, adaptada do mangá de Kazuo Koike, conta o início da história do samurai que sai em busca de vingança depois de ser vítima de uma conspiração que mata sua esposa e o acusa de traição.
| Dia 6, 18h

RAPSÓDIA EM AGOSTO
(Hachi-gatsu no kyôshikyoku, Japão, 1991, 150 min). Dir.: Akira Kurosawa. Com Sachiro Murase, Richard Gere, Hisashi Igawa e outros. +12 anos.
Quatro adolescentes japoneses ficam na casa da avó em Nagasaki, que sofre com a perda do marido quando a bomba atômica explode.
| Dia 11, 16h

HIROSHIMA, MEU AMOR
(Hiroshima, mon amour, França/Japão, 1959, 90 min). Dir.: Alain Resnais. Com Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Stela Dassas e outros. +12 anos.
Durante as filmagens de uma produção sobre a paz, uma jovem atriz francesa vive uma aventura amorosa com um arquiteto japonês que lhe traz lembranças trágicas da guerra.
| Dia 11, 19h

ENCONTROS E DESENCONTROS
(Lost in Translation, EUA/Japão, 2003, 102 min). Dir.: Sofia Coppola. Com Bill Murray, Scarlett Johansson, Akiko Takeshita e outros. +14 anos.
Em Tóquio (Japão), ator norte-americano decadente é convidado para estrelar um comercial e conhece, no hotel em que está hospedado, uma jovem também americana que acompanha o marido fotógrafo, mas este trabalha o tempo todo. Ambos se aproximam e, da solidão de cada um, nasce um grande relacionamento.
| Dia 13, 16h (sessão sujeita a cancelamento em caso de jogo do Brasil na Copa)

DODES’KA-DEN - O CAMINHO DA VIDA
(Japão, 1970, 121 min). Dir.: Akira Kurosawa. Com Yoshitaka Zushi, Keiji Furuyama, Michio Hino e outros. Livre.
Fábula sobre o cotidiano de uma periferia em Tóquio (Japão). Tudo acontece à margem da metrópole, que, mesmo invisível, sufoca os excluídos.
| Dia 13, 18h (sessão sujeita a cancelamento em caso de jogo do Brasil na Copa)

KWAIDAN, AS QUATRO FACES DO MEDO
(Kaidan, Japão, 1965, 161 min). Dir.: Masaki Kobayashi. Com Rentaro Mikuni, Michiyo Aratama, Misako Watanabe e outros. +10 anos.
Quatro contos adaptados de histórias de terror criadas pelo irlandês Lafcadio Hearn. Expatriado na virada do século 20, o autor amava o Japão, país em que se tornou um célebre contador de histórias folclóricas.
| Dia 18, 16h

NINGUÉM PODE SABER
(Dare mo shiranai, Japão, 2004, 141 min). Dir.: Hirokazu Kore-eda. Com Yûya Yagira, Ayu Kitaura, Hiei Kimura e outros. Livre.
Mãe solteira muda-se com seus quatro filhos para um pequeno apartamento em Tóquio (Japão), onde é proibido morar mais de três pessoas. Para não serem expulsas, as crianças não frequentam a escola e vivem escondidas até que um dia a mãe as abandona.
| Dia 18, 19h

TÓQUIO VIOLENTA
(Tokyo nagaremono, Japão, 1966, 83 min). Dir.: Seijun Suzuki. Com Tetsuya Watari, Chieko Matsubara, Hideaki Nitani e outros. +14 anos.
Ex-assassino aguarda sua própria execução quando é chamado de volta a Tóquio (Japão) para ajudar a combater uma gangue rival.
| Dia 20, 16h

AKIRA
(Japão, 1988, 124 min, animação). Dir.: Katsuhiro Otomo. +14 anos.
Em 2019, a cidade de Tóquio está à beira de um colapso social e muitos jovens organizam-se em gangues que atacam a polícia. Durante um confronto, um desses rapazes é vítima de experimentos do exército e recebe poderes sobre-humanos incontroláveis.
| Dia 20, 18h

RAN
(Japão, 1985, 160 min). Dir.: Akira Kurosawa. Com Akira Terão, Kazuo Kato, Masayuki Yui e outros. +16 anos.
Já velho, o chefe da família Ichimonjis decide dividir todos os seus bens entre seus três filhos, o que gera uma disputa sangrenta entre os irmãos. Adaptação da tragédia “Rei Lear”, de William Shakespeare.
| Dia 25, 16h

O INTENDENTE SANSHO
(Sanshô dayû, Japão, 1954, 120 min). Dir.: Kenji Mizoguchi. Com Kinuyo Tanaka, Yoshiaki Hanayagi, Kyôko Kagawa e outros. Livre.
Durante uma viagem, mãe é enganada e vê seus filhos serem vendidos como escravos. Dez anos depois, os irmãos farão de tudo para reencontrar a família.
| Dia 25, 19h

BOM DIA
(Ohayô, Japão, 1959, 94 min). Dir.: Yasujiro Ozu. Com Akio Satake, Akira Oizumi, Chishu Ryu e outros. +14 anos.
Numa vila nos subúrbios de Tóquio, casal compra um televisor, artigo de luxo para a época, e abala a vida da vizinhança.
| Dia 27, 16h

A BALADA DE NARAYAMA
(Narayama-bushi kô, Japão, 1983, 130 min). Dir.: Shohei Imamura. Com Ken Ogata, Sumiko Sakamoto, Tonpei Hidari e outros. +16 anos.
Em meio à pobreza que se alastra pelos vilarejos do Japão no final do século 19, idosos são obrigados a subir ao topo da montanha local para esperar pela morte.
| Dia 27, 18h

collections
Galeria de imagens