Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Cine Olido exibe produções infantojuvenis alemãs

Mostra “Era uma vez... fábulas, contos de fada e aventura no cinema alemão” acontece até o dia 15

"Branca de Neve", de Thomas Freundner, integra programação

Por Gabriel Fabri


Quando se pensa em contos de fadas, é impossível não associar essas histórias fantásticas à Alemanha, país onde os irmãos Grimm registraram em livros muitas das narrativas que foram transmitidas boca a boca. Contos como “Branca de Neve”, “Rapunzel” e suas mais diversas versões povoam nosso imaginário coletivo até hoje e são frequentemente revisitados pelo cinema.

Em uma nova parceria com o Goethe-Institut São Paulo, o Cine Olido exibe até dia 15 “Era uma vez... fábulas, contos de fada e aventura no cinema alemão”, mostra de filmes voltada ao público infantojuvenil com cópias legendadas.

Dentre as adaptações de contos conhecidos, estão “A Bela Adormecida”, dirigida por Oliver Dieckmann, e “Branca de Neve”, de Thomas Freundner. Protagonizados por animais famosos, o “Gato de Botas” e “Os músicos de Bremem” também marcam presença na programação. O primeiro, dirigido por Christian Theede, e o segundo, um desenho de Dirk Regel.

Um dos destaques da mostra é a exibição do primeiro longa-metragem de animação alemão, “A conferência dos animais”, de Curt Linda. O filme de 1969 é baseado em uma fábula de Erich Kästner, escrita 20 anos antes em um contexto posterior à Segunda Guerra Mundial. Na trama, os animais desaparecem com todas as crianças do mundo para pressionar os governantes a fazerem um tratado de paz. Outro desenho de Linda selecionado é “O pequeno fantasma”, baseado no livro de Otfried Preubler.

Também faz parte da programação o indicado ao Oscar em 1998, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, “A música e o silêncio”, de Caroline Link. O longa conta a história de uma menina filha de pais surdos-mudos. A família fica abalada quando a garota termina o colégio e decide deixar a cidade para estudar música em Berlim.

Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171.
Até dia 15. R$1.

Confira a programação completa:

LUISE E LOTTE
(Das doppelte Lottchen, Alemanha Ocidental, 1950, 103 min). Dir.: Josef von Baky. Com Antje Weisgerber, Peter Mosbacher, Jutta Günther e outros.
Próximo a um lago nos Alpes, duas garotinhas se encontram numa colônia de férias. Muito parecidas, começam a acreditar que são gêmeas, desenvolvendo uma carinhosa amizade, marcada por várias aventuras.
| Dia 1º, 17h. Dia 11, 15h

A CONFERÊNCIA DOS ANIMAIS
(Die konferenz der tiere, Alemanha, 1969, 95 min, animação). Dir.: Curt Linda.
Alvo de um circo, um grupo de animais resolve convocar uma conferência para conquistar a paz mundial. Já que seus apelos não são atendidos, eles resolvem sumir com todas as crianças do mundo por uma noite.
| Dia 2, 17h

A MÚSICA E O SILÊNCIO
(Jenseits der stille, Alemanha, 1996, 109 min). Dir.: Caroline Link. Com Sylvie Testud, Tatjana Trieb, Howie e outros.
Os pais de Lara são surdos-mudos. Em consequência, ela teve de assumir responsabilidades desde muito cedo. Depois de concluir o ensino médio, Lara quer deixar sua pequena cidade bávara para estudar música em Berlim (Alemanha).
| Dias 2 e 7, 19h

A BELA ADORMECIDA
(Dornröschen, Alemanha, 2009, 58 min). Dir.: Oliver Dieckmann.  Com Hannelore Elsner, Lotte Flack, François Goeske e outros.
Princesa é enfeitiçada por uma bruxa e cai em sono profundo. Diversos príncipes tentam salvá-la, sem sucesso, até que um simples e corajoso rapaz se dispõe a enfrentar a missão.
| Dia 3, 17h

BRANCA DE NEVE
(Schneewittchen, Alemanha, 2008, 59 min). Dir.: Thomas Freundner. Com Sonja Kirchberger, Laura Berlin, Nicolás Artajo-Kwasniewski e outros.
Disposta a ser a mulher mais bela do reino, rainha invejosa decide matar sua enteada, Branca de Neve.
| Dia 3, 19h

LIÇÕES DE UM SONHO
(Der ganz grobe traum, Alemanha, 2011, 113 min). Dir.: Sebastian Grobler. Com Daniel Brühl, Burghart Klaubner, Kathrin von Steinburg e outros.
Alunos de um colégio são contaminados pelo entusiasmo de um novo professor que quer lhes apresentar um estranho esporte chamado futebol.
| Dia 4, 15h

O MILAGRE DE BERNA
(Das wunder von Bern, Alemanha, 2003, 117 min). Dir.: Sönke Wortmann. Com Louis Klamroth, Peter Lohmeyer, Johanna Gastdorf e outros.
Após o fim da 2ª Guerra Mundial, frente a uma Alemanha destruída, um garoto e sua família vivem momentos de expectativa com a Copa do Mundo de 1954, momento histórico para a seleção alemã de futebol.
| Dia 4, 17h. Dia 12, 15h

A SALA DE AULA VOADORA

(Das fliegende klassenzimmer, Alemanha, 1954, 92 min). Dir.: Kurt Hoffmann. Com Paul Dahlke, Heliane Bei, Paul Klinger e outros.
Alunos de um internato deveriam se preparar para uma apresentação da peça de Natal de fim de ano. Porém todos estão em polvorosa: além de ter que reaver seus cadernos roubados, eles se preparam para uma batalha de bolas de neve com estudantes de outra escola.
| Dia 4, 19h. Dia 10, 17h

CRIANÇAS DO CLARÃO DA LUA

(Mondscheinkinder, Alemanha, 2006, 87 min). Dir.: Manuela Stacke. Com Leonie Krahl, Lucas Calmus, Lucas Hardt e outros.
A delicada história de um casal de irmãos: o pequeno Paul, que tem uma rara doença de pele e quer ser astronauta, e sua irmã Lisa, que inventa junto com ele narrativas cheias de fantasia.
| Dia 5, 15h

KRABAT
(Alemanha, 2006-2008, 120 min). Dir.: Marco Kreuzpaintner. Com David Kross, Daniel Brühl, Christian Redl e outros.
Durante um sonho, menino órfão é atraído para um moinho misterioso. Lá chegando, é recebido por um mestre sombrio que o transforma num aprendiz de magia.
| Dia 5, 17h. Dia 11, 19h

OS MÚSICOS DE BREMEN

(Die Bremer stadtmusikanten, Alemanha, 2009, 58 min, animação). Dir.: Dirk Regel.
Um burro, um cachorro, um gato e um galo são considerados velhos e fracos. Sem valor para seus donos, eles resolvem fugir e montar uma banda na cidade de Bremen (Alemanha).
| Dias 7 e 11, 17h

PÜNKTCHEN E ANTON

(Pünktchen und Anton, Alemanha Ocidental/Áustria, 1953, 92 min). Dir.: Thomas Engel. Com Paulo Klinger, Hertha Feiler, Heidemarie Hatheyer e outros.
Menina rica e infeliz tem pais mais ocupados em gastar dinheiro do que em ficar com ela, enquanto um menino pobre e feliz tem uma mãe que trabalha fora de casa, mas dispõe de tempo e amor para lhe dar.
| Dia 8, 15h. Dia 12, 17h

O ALFAIATEZINHO VALENTE

(Das tapfere schneiderlein, Alemanha, 2008, 58 min). Dir.: Christian Theede. Com Kostja Ullmann, Karoline Schuch, Axel Milberg e outros.
Depois de matar sete moscas com um só golpe, pequeno alfaiate se sente predestinado a realizar feitos ainda maiores e parte mundo afora.
| Dia 9, 17h

O REI SAPO
(Der froschkönig, Alemanha, 2008, 58 min). Dir.: Franziska Buch. Com Sidonie von Krosigk, Friedrich von Thun, Richy Mülluer e outros.
Princesa tenta recuperar uma bola de ouro, presente de sua falecida mãe, que caiu dentro de um lago, e um sapo se dispõe a ajudá-la.
| Dia 9, 19h

O PEQUENO FANTASMA
(Das kleine gespenst, Alemanha, 1992, 78 min, animação). Dir.: Curt Linda.
Toda meia-noite, ao tocar do relógio, o pequeno fantasma branco sai de sua torre e vagueia pelos arredores desertos. Solitário, ele deseja sair uma só vez para poder ver o mundo à luz do dia.
| Dia 10, 19h

O GATO DE BOTAS
(Der Gestiefelte Kater, Alemanha, 2009, 58 min). Dir.: Christian Theede. Com Jennifer Ulrich, Rmoan Knizka, Kai Wiesinger e outros.
Com a morte do pai, um velho moleiro, Hans herda um velho gato, enquanto seus irmãos herdam um moinho e um burro. O rapaz decide fazer um par de luvas com a pele do animal, porém o felino o convence a lhe comprar um par de botas, dando início a muitas aventuras.
| Dia 14, 17h

RAPUNZEL

(Alemanha, 2009, 58 min). Dir.: Bodo Fürneisen. Com Suzanne von Borsody, Luisa Wietzroek, Jaime Ferkic e outros.
Depois de roubá-la de seus pais biológicos, uma bruxa malévola mantém a bela Rapunzel encarcerada numa torre.  
| Dia 15, 17h







collections
Galeria de imagens