Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Spcine promove encontro com os cineastas Caru Alves e Beto Brant
Em parceria com a Revista de Cinema, são realizados bate-papos precedidos por sessões de “De Menor” e “O Invasor” nos dias 11 e 21 nas bibliotecas Cora Coralina e Viriato Corrêa, respectivamente

Cena de "De Menor", de Caru Alves, que é exibido dia 11 (Foto: Igor Lavrador)
Por Mariane Roccelo
Além de contribuir para uma melhor compreensão da obra, conhecer os processos de produção de um filme aproxima o público do universo cinematográfico. Com o intuito de promover discussões sobre cinema brasileiro, a Spcine, em conjunto com a Revista de Cinema, realiza o evento “Encontro com o Realizador”, que traz exibições de filmes seguidas de bate-papo com os diretores. Na biblioteca Cora Coralina, a diretora de “De Menor”, Caru Alves de Souza, debate o seu longa-metragem no dia 11, e no dia 21, na biblioteca Viriato Correa, Beto Brant fala sobre “O Invasor”.
Lançado em 2013, “De Menor” é o primeiro longa de ficção da produtora, diretora e roteirista Caru Alves de Souza. A trama conta a história da jovem advogada Helena (Rita Batata), que trabalha na defensoria do juizado de menores de Santos, e vive com o irmão caçula Caio (Giovanni Gallo). Órfãos de pai e mãe, os dois convivem harmoniosamente até Caio cometer uma infração e passar pela Vara da Infância e Juventude de Santos.
A partir da história de Helena, o filme expõe o tratamento privilegiado dado a jovens infratores brancos e de classe média, em relação ao tratamento dado aos menores pobres e negros que cometem delitos. Para reforçar este contraponto, o longa-metragem é gravado em bairros de classe média e comunidades carentes de Santos, mostrando os diferentes espaços habitados pelos jovens. “De menor” é vencedor do prêmio de Melhor Filme de Ficção no Festival do Rio de 2013.
O longa-metragem “O Invasor” (2001), dirigido por Beto Brant é baseado no livro de mesmo nome de Marçal Aquino. A trama enfoca três amigos dos tempos de faculdade: Estevão (George Freire), Ivan (Marco Ricca) e Gilberto (Alexandre Borges), que há mais de 15 anos são sócios em uma renomada construtora. A amizade deles entra em crise quando Estevão resolve sair da sociedade. Com a ameaça, Ivan e Gilberto decidem contratar o matador Anísio (Paulo Miklos) para eliminar o ex-sócio.
A produção é vencedora do prêmio de Melhor Filme Latino-americano no Sundance Film Festival de 2002. Além de “O Invasor”, Beto Brant também dirigiu os longas-metragens “Os Malandros” (1997) e “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” (2012).
Serviço: Diversos Espaços. Grátis.
DE MENOR
| BP Cora Coralina. R. Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianases. Zona Leste. | tel. 2557-8004. Dia 11, 14h30.
O INVASOR
| BP Viriato Corrêa. R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul. | tel. 5573-4017 e 5574-0389. Dia 21, 15h.
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk